Democratizar o acesso às manifestações culturais pernambucanas é um dos objetivos do projeto “Efervesça-se, é o Frevo”. A ação faz parte da programação do Carnaval e está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Cultura de Petrolina e realizada pelo grupo Balé Brasílica.
O projeto prevê a realização de oficinas de frevo que acontecerão entre os dias 13 e 17 de fevereiro nos bairros João de Deus, Fernando Idalino, Areia Branca, Orla e Cohab III, contemplando cerca de 210 pessoas. “As oficinas são voltadas para jovens de programas sociais e comunidade em geral”, informou o coordenador do projeto, Antonio Mattos. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas nos CRAS e nas Associações de Moradores dos bairros.
Para participar das aulas realizadas na Orla e na quadra da Cohab III, não é preciso realizar inscrição. Abertas à população de Petrolina e a turistas, estas oficinas acontecerão sempre à noite. “Qualquer pessoa que esteja passando pode parar e aprender um pouco de Frevo”, declarou Antonio Mattos. Para a secretária de Cultura, Roberta Duarte, as oficinas são uma forma de afirmação da identidade pernambucana. “Possibilitar à população o acesso e a apreciação de bens culturais reafirma nosso sentimento de pernambucanidade, o que, certamente, será um dos objetivos da Secretaria de Cultura”, afirmou.
Programação completa das Oficinas de Frevo:
Bairro João de Deus – 13 a 17 de Fevereiro; Onde: CRAS; Horário: 8h às 11h; Fernando Idalino – 13 a 17 de Fevereiro; Onde: Associação de Moradores; Horário: 8h às 11h; Areia Branca – 13 a 17 de Fevereiro; Onde: Escola Adelina Almeida; Horário: 14h às 17h; Centro – 13 e 14 de Fevereiro; Onde: Palco da Orla de Petrolina; Horário: 19h às 20h30; Cohab III – 15 e 16 de fevereiro; Onde: Quadra de esportes; Horário: 18h às 19h30.(Com informações Ascom PMP)



Coisa boa, até que enfim uma coisa boa que abrange a comunidade toda não só quem está escrito em programas sociais como tem acontecido ultimamente.Finalmente lembraram que “nosoutros” também somos gente e pagamos impostos.
Coisa boa para que? Vai aprender frevo para que? vai ganhar dinheiro por que aprendeu o frevo? Um rítimo que só vinga em Recife e ninguem sabe até quando.
Eu acho que a secretur deve dar aulas de como olhar CLINICAMENTE, assim toda essa juventude vai ganhar muito dinheiro com um OLHAR CLÍNICO, comentando as notícias deste SITE vinte e quatro horas por dia. Estou com severas desconfianças que nosso amigo do OLHO CLÍNICO é um argente desfaçado a mando e disposição do FREVO de Recife e Olinda.
Eu adoro seus comentários: um humor negro mal humorado. Acho que o frevo morre antes de nós dois. Vamos juntos as comemorações fúnebres, cantando: “pode acabar o petróleo pode acabar a vergonha, pode acabar tudo em fim…”
A BENÇÃO mestre Capiba, Nelson Ferreira – primeiro autor a ter uma marcha de bloco, Edgard Moraes,Eu acho que a secretur deve dar aulas de como olhar CLINICAMENTE, assim toda essa juventude vai ganhar muito dinheiro com o OLHO CLÍNICO, comentando as notícias deste SITE vinte e quatro horas. Estou com severas desconfianças que nosso amigo do OLHO CLÍNICO é um argente desfaçado a mando do FREVO de Recife.
Eu adoro seus comentários: um humor negro mal humorado. Acho que o frevo morre antes de nós dois. Vamos as comemorações fúnebres…
A benção Capiba, Nelson Ferreira – O maestro Nelson Ferreira foi o primeiro autor a ter uma marcha de bloco, Edgard Moraes, Levino Ferreira, Getúlio Cavalcanti, J. Michiles, João Santiago, Alex Caldas, Ivete Sangalo, Levino Ferreira, Getúlio Cavalcanti, J. Michiles, João Santiago e Alex Caldas.
Frevo precisa mesmo de uma oficina, de funilaria e pintura!
Ta mais desgastado que qualquer carro velho.