Oficina gratuita de audiovisual “Outros Sertões e o Minuto” chega a Afogados da Ingazeira com formação e exibição de curtas

por Carlos Britto // 16 de julho de 2025 às 07:30

A cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, vai receber de 25 a 30 de julho a oficina de audiovisual “Outros Sertões e o Minuto”, iniciativa que já passou por outras cidades do interior pernambucano como Buíque, Carnaíba, São José do Egito e Triunfo. A ação, gratuita e voltada para pessoas a partir de 16 anos, ocorrerá no Centro Tecnológico do bairro São Francisco (antigo Cagep), das 14h às 18h.

A formação oferece certificado de 24h e propõe uma imersão em teoria e prática audiovisual, culminando na produção de vídeos de um minuto, que serão exibidos na programação do Festival Rua Nova de Cinema e Música, na Praça do bairro São Francisco, no dia 30 de julho, a partir das 19h. O evento também contará com a exibição do longa-metragem “O Bem Virá”, de Uilma Queiroz, gravado na região.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 21 de julho, por meio de formulário online ou presencialmente, no dia 18/7 (sexta-feira), na Biblioteca Pública, localizada atrás da Prefeitura.

A oficina é conduzida por três profissionais da área:

  • Uilma Queiroz (pajeuzeira, diretora de “O Bem Virá”, pesquisadora e educadora);

  • Camila Nascimento (produtora cultural, poeta e cineasta);

  • Alexandehn (produtor musical e audiovisual).

Segundo Camila Nascimento, a passagem por Afogados encerra o primeiro ciclo do projeto. “É muito simbólico para nós finalizar essa etapa aqui. Afogados tem uma forte relação com o cinema e a cultura, com espaços como o Cine São José e uma comunidade receptiva ao audiovisual”, afirma.

As aulas seguirão a seguinte programação:

  • 25/7 (sexta): Cinema e Sertão, com Uilma Queiroz

  • 26/7 (sábado): Fotografia e narratividade, com Mila Nascimento

  • 27/7 (domingo): Som no audiovisual, com Alexandre Nascimento

  • 28 e 29/7: Filmagem e montagem dos curtas

  • 30/7: Finalização e exibição pública dos vídeos

A oficina integra os projetos contemplados nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Cultura, Ministério da Cultura e apoio institucional da Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira. A produção é da Cabocla Produção, com Leonardo Lemos na produção local.

Mais informações e atualizações estão disponíveis no Instagram: @outrossertoeseominuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…