Obras da 1ª fase do Programa Água Doce são iniciadas em Atalho

por Carlos Britto // 08 de setembro de 2010 às 18:51

logo_novoprogramaguadoce_edA Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina já iniciou as obras da primeira fase para implantação do Programa Água Doce. Na comunidade de Atalho estão sendo realizadas escavações para construção dos tanques de criação de peixes. Segundo o secretário da pasta, Raimundo Nonato, o projeto que tem o objetivo de garantir o uso sustentável de recursos hídricos, deverá atender inicialmente cerca de 20 famílias.

O Programa Água Doce é composto por quatro subsistemas independentes. O primeiro sistema é o de dessalinização, onde a água salobra é transformada em água potável. O segundo é um sistema de criação de peixes, da espécie tilápia, em dois tanques. Já o terceiro é o aproveitamento da água salobra para irrigação de plantas específicas para água salina, conhecida como erva-sal, com produção de 12 toneladas de fenação por hectare. Por fim, o quarto sistema é a utilização da fenação para alimentação de caprinos e ovinos.

Desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Programa Água Doce conta com a parceria da Embrapa e da Prefeitura Municipal de Petrolina, através das Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários