Obra de revitalização da Orla II é iniciada

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2010 às 10:46

As obras de revitalização da Orla II já estão sendo executadas pela Prefeitura de Juazeiro. O serviço, iniciado na segunda semana de dezembro, vai recuperar a área com objetivo de oferecer à população um ambiente de convivência social e lazer. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Assessoria de Obras e Projetos Estruturantes (AOPE) e contempla a revitalização das duas quadras de esporte, recuperação dos galpões da Franave, adequação de área para campo de futebol de areia, construção de banheiros públicos, de um parque infantil, reforma da pista de cooper, entre outras medidas.

O assessor de Obras e Projetos Estruturantes, Flávio Luiz Ribeiro, disse que a obra vai mudar a realidade da Orla II. “Vamos também cuidar da iluminação e recuperar os bancos. Com essas ações, a Prefeitura deseja transformar aquele local, que estava abandonado, em área de lazer para as famílias, além de ponto turístico para benefício da cidade como um todo. Os galpões estão sendo recuperados e o local vai se transformar em Centro Gastronômico com pizzaria, cybercafé, lojas de artesanato, churrascaria, lanchonetes, loja de vinhos entre outros”, informou o assessor acrescentando que a ocupação comercial dos galpões será feita mediante licitação.

Os empresários que desejam comercializar no local serão definidos por intermédio de licitação que ainda vai ser programada. As obras de revitalização custarão cerca de R$ 500 mil e os recursos foram garantidos junto ao Governo Federal, através da Caixa Econômica. Mas, continuamos empenhados na busca por mais verbas para continuidade do planejamento de revitalização da Orla II, que contemplará ainda a construção de um píer e ampliação da pista de cooper até a área das barquinhas, além da recuperação do Vapor Saldanha Marinho”, completou Flávio Luiz.

Juazeiro também foi beneficiada com projeto do Governo Federal de Parques Fluviais. A Prefeitura recebeu neste mês do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o projeto básico para obra que vai revitalizar áreas nas margens do Rio São Francisco, entre o Angari e o Country Clube, e também nas ilhas do Rodeador, do Fogo e de Nossa Senhora. Entre as medidas estão o replantio e conservação da mata ciliar, a recuperação do assoreamento e investimento em saneamento básico. Os locais vão receber ainda equipamentos urbanos básicos, ciclovias, quiosques, pavimentação natural, píers e decks flutuantes entre outros benefícios.

Obra de revitalização da Orla II é iniciada

  1. Jonh 13 disse:

    Um dos lugares que gosto de visitar a qualquer hora do dia e também a noite é a chamada ORLA II, um lugar para mim, de rara beleza e vista de cartão postal, que certamente inspirou os versos da poesia VELHO CHICO – A TI, que está ainda estampada em uma das paredes brancas do casario e que tem em seus versos iniciais mais ou menos o seguinte; “Quando fito os teus olhos, um mar de sonhos, paz leveza…”, de autor anônimo que assinou, provavelmente com um codinome; ATOOR, e pela qual torçerei para que seja preservada de alguma forma. De qualquer maneira, é uma excelente notícia, que esse trecho da orla de Juazeiro, denominado ORLA II, será revitalizado, aproveitando o ensejo, torçerei também para que o balneário popular vizinho ao muro da Marinha, também seja contemplado com obras e estrutura, pois é um dos melhores locais para se tomar banho no VELHO CHICO, pois acredito que aquele trecho é um dos locais que tem a água de boa qualidade e pureza, por que digo isso, porque a captação de água da SAAE, fica provavelmente a uma centena de metros do local e dificilmente essa captação seria ali se a água fosse dotada de impurezas. Que os versos do poeta anônimo ATOOR, contidos na sua poesia VELHO CHICO – A TI, ecoem de maneira benfazeja e prazeirosa no resultado final das obras de revitalização da ORLA II de Juazeiro!

  2. Jonh 13 disse:

    Como gosto muito da ORLA II de Juazeiro, volto novamente a esse espaço para postar na íntegra a poesia que foi escrita em um dos muros brancos do casario com spray preto, e se esse espaço me permitir, fazer uma dupla homenagem; ao poeta anônimo que assinou como ATOOR e à revitalização da ORLA II.

    VELHO CHICO – p/ “Ti”

    Quando fito os teus olhos
    vislumbro meu norte; um mar de sonhos
    a essência metafísica da minha alma
    paz, leveza diante das incertezas da vida…
    há tantas minudências nesse mundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários