Obama terá rodada de reuniões com Dilma durante visita no Brasil

por Carlos Britto // 19 de março de 2011 às 13:15

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou às 10h27 deste sábado (19) ao Palácio do Planalto, em Brasília, para encontrar a presidente Dilma Rousseff. A primeira-dama Michelle Obama também estava no local. Acompanhado dos representantes do cerimonial brasileiro, Obama subiu a rampa do Palácio do Planalto, honraria reservada a chefes de Estado. Michelle entrou por outro acesso. Ao lado de Dilma e do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, eles ouviram o hino dos Estados Unidos, seguido do hino brasileiro. Obama chegou à praça dos Três Poderes com 27 minutos de atraso.

Ele terá uma rodada de reuniões com a presidente Dilma. Ao longo do dia, participará de encontros com empresários brasileiros e americanos em duas ocasiões, no Fórum de CEOs, com dez executivos de cada país, e na Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos.

Obama desembarcou na base aérea de Brasília por volta das 7h30 para sua primeira visita de Estado ao País, acompanhado da mulher e das filhas Malia e Sasha.

Com uma comitiva de cerca de mil pessoas, Obama terá um forte esquema de segurança, com restrição no espaço aéreo de Brasília e ruas interditadas ou paralisadas provisoriamente para a passagem de sua delegação. A Esplanada dos Ministérios, que reúne os principais edifícios do governo federal, foi fechada para veículos, nos dois sentidos, desde as 8h. Responsável pela coordenação da segurança de Obama em Brasília, o Comando Militar do Planalto (CMP) vai envolver cerca de 3,5 mil militares, uma frota de 352 veículos, 72 motos e seis helicópteros, além de atiradores de elite.

Ainda que a visita do presidente dos Estados Unidos a Brasília dure menos de um dia, a equipe de segurança reservou as duas suítes presidenciais do hotel Golden Tulip, às margens do lago Paranoá, para Obama e sua família. O restante da delegação ficará acomodado em um hotel cinco estrelas no centro da cidade.

Em reuniões privadas e ampliadas com a presidente Dilma Rousseff, o mandatário americano deverá discutir, entre outros pontos, a importância de futuros investimentos dos Estados Unidos no petróleo encontrado na camada do pré-sal, a intensificação do comércio e de parcerias e a abertura de vagas nas universidades americanas.

De acordo com o Itamaraty, os Estados Unidos são o maior investidor estrangeiro no Brasil e o segundo maior parceiro comercial do País, com fluxo de mais de US$ 46 bilhões em 2010. O mercado brasileiro é o 8º destino das exportações americanas. (com informações doPortal Terra. foto/Agência Estado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários