OAB em Pernambuco quer saber quantidade de cargos comissionados e efetivos na Câmara de Vereadores de Petrolina

por Carlos Britto // 08 de abril de 2013 às 18:29

CamaraAs Câmaras de Vereadores de Petrolina, Olinda, Jaboatão, Paulista, Goiana, Ipojuca, Caruaru, Garanhuns e do Recife deverão receber ainda esta semana um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) para que prestem informações sobre a quantidade de cargos comissionados e efetivos. Uma ação sobre o assunto já está sendo ajuizada contra a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, está em Brasília para tratar no Conselho Federal da OAB do ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra diversas leis estaduais que compõem o quadro de cargos comissionados da Alepe.

A medida busca declarar inconstitucional a desproporção entre o número de cargos comissionados e de cargos efetivos, para que sejam equiparados os quantitativos de tais cargos, em respeito aos princípios do concurso público e da razoabilidade.

Na Alepe, a quantidade de cargos comissionados, segundo estimativa da OAB-PE, é cerca de 10 vezes maior que a de cargos efetivos. O plenário do Conselho Federal da OAB já deliberou sobre a matéria no ano passado, com base em um precedente do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à Câmara de Vereadores de Blumenau (SC). E, por proposta do conselheiro federal por Pernambuco, Leonardo Accioly, ficou autorizado o ajuizamento de ADIs em situações semelhantes.

“O cargo comissionado, de livre nomeação, é uma exceção à regra constitucional do concurso público, e como exceção deve ser tratado, não podendo ser distorcido como ao longo dos anos os órgãos do Legislativo vêm fazendo, para que seus quantitativos excedam o do próprio quadro de servidores efetivos da casa”, declarou Pedro Henrique. (Fonte: Folha de Pernambuco)

OAB em Pernambuco quer saber quantidade de cargos comissionados e efetivos na Câmara de Vereadores de Petrolina

  1. Mauro Sérgio Pereira de Oliveira disse:

    QUE PENA QUE É A OAB, GOSTARIA QUE FOSSE A CORREGEDORIA DO ESTADO E OUTROS ÓRGÃOS FISCALIZADORES DE VERDADE.
    TANTO NA CÂMARA COMO OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICO A DESONESTIDADE É GRANDE!!

  2. Andrade disse:

    Agora eu quero ver essa caixa preta.

  3. jose antonio disse:

    GOSTARIA DE MANDAR UM RECADO PARA O EDENEVALDO ALVES, A RESPEITO DA FALA EM SEU PROGRAMA, EM QUE A VEREADORA CRISTINA COSTA PERGUNTA: “O QUE ESTÁ ACONTECENDO”.ORA, A MESMA DEVE SABER, JÁ QUE FAZ PARTE DO GRUPO DE APROVAÇÕES DOS PROJETOS ENVIADOS PELO PREFEITO JÚLIO LÓSSIO.

  4. cidadão disse:

    É para pagar o IPTU, viu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…