O Carnaval oficial, que começará neste sábado (14) e só terminará na próxima terça-feira (17), vai modificar parcialmente a rotina dos petrolinenses.
Em relação ao comércio do Centro e dos bairros, o Sindilojas informou que na segunda (16) as lojas não abrirão porque essa data foi permutada com o feriado de 15 de novembro do ano passado. Já a terça (17), se o lojista quiser abrir normalmente poderá fazê-lo, porque legalmente não é feriado, e sim tradição. Quem fechar neste dia pode compensar as horas não trabalhadas posteriormente. A Quarta de Cinzas tem funcionamento normal.
Quanto ao funcionamento do River Shopping, os clientes poderão acessar o site do centro de compras para saber os detalhes. Já as agências bancárias não terão atendimento presencial na próxima segunda e terça-feira. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo TED. Existem os meios alternativos que podem ser utilizados, a exemplo do Bank Phone e o Internet Banking.
Serviços públicos
Em relação à prefeitura, haverá ponto facultativo nos órgãos públicos municipais durante o período de Momo e na quarta-feira de Cinzas, conforme estabelecido pelo Decreto nº 013/2025. Durante esse período, as creches e escolas municipais também estarão sem aulas.
Mas serviços essenciais como Samu, Centro de Parto Normal, segurança, trânsito e limpeza seguirão operando normalmente. As atividades da administração municipal serão retomadas a partir do meio-dia da quarta de Cinzas (18). Para quem precisar de atendimento durante o recesso, a Prefeitura disponibiliza a plataforma eletrônica por meio do Protocolo Eletrônico ‘Petro-online’, acessível através do link http://petrolina.pe.gov.br/petro-online/protocolos/.
Na plataforma, é possível solicitar documentos como comprovante de rendimentos, contracheques, ITBI, IPTU (parcelamento e prescrição), além de licença de construção, certidões, baixa de inscrição municipal, alvarás e outros serviços.


