O Carnaval de Petrolina e o esforço que prefeitura e governo do estado fazem para acabar a festa

por Carlos Britto // 18 de fevereiro de 2015 às 07:00

GEDC0055Nas matérias que o Blog escreveu sobre o Carnaval de Petrolina, várias opiniões e comentários se dividiram. Uns culpavam o governo municipal, outros culpavam o governo do estado. Outros ainda preferiram dizer que tudo vai bem, obrigado.

Só que não está bem, pelo contrário: está péssimo. Quem acusa um governo e defende outro na verdade está defendendo o chefe ou o seu próprio emprego.

O Carnaval de Petrolina é gostoso para alguns unicamente pelo clima família que se propicia no encontro. E aí não cabe aplausos, a não ser para o cidadão que vai, que se alegra, se fantasia, se confraterniza e faz do seu momento um evento especial. É essa a festa linda que vemos por lá.

 Crianças de todas as idades pintadas, fantasiadas e extravasando sua alegria e fazendo sua festa. Criança pequena e criança grande.

No quesito infraestrutura e atrações a nota é zero. Isso por que não cabe uma mais baixa. Destaque só para os locais, que merecem até mais espaço.

O Governo de Pernambuco faz o que sempre fez: abandona Petrolina, não a coloca como cidade-polo e lhe destina artistas do último time e uma estrutura tacanha, para não chamar de ridícula. Aliás, o governo do estado parece que não começou, apenas repete o mantra dos governos passados e trabalha igualzinho aos demais, tratando o interior como a ‘Geni’ do estado.

E Petrolina ainda recebe tratamento pior, já que os polos carnavalescos são sempre os mesmos: Belém do São Francisco, Salgueiro…Isso pra ficar só no sertão. Não que as cidades mencionadas não mereçam, mas não se tem inovação nem pra repensar uma outra fórmula?

Aliás, os tratamentos, procedimentos, e-mails, e forma de fazer são os mesmos. Parece até que o tempo parou ou não se sabe fazer o diferente.

Para o governo municipal é ainda pior. A administração só enxerga a festa de São João, que dá nome e voto. Não se tem um planejamento, um foco ou um cuidado especial.

O carnaval já provou que traz as pessoas pra rua. Famílias, gente fantasiada, alegria… E na Prefeitura de Petrolina não se vê um esforço para um evento digno do que já foi o carnaval na cidade.

Os blocos foram abandonados, as troças perderam o incentivo, as escolas de samba esquecidas e as atrações culturais agora fazem parte só da história que já escreveram um dia.

Petrolina virou a cidade do ‘já teve’: Agora se agarra nas casas do governo federal ou nas estatísticas de aumentos de empregos para atribuir isso a uma administração desastrosa, que não tem obra para mostrar em uma cidade suja, jogada e com cara de abandono.

A Petrolina de hoje parece aquele jogador que um dia foi craque e hoje joga só com o nome.

O petrolinense merecia um Carnaval melhor. Essa história de que não gostamos da festa é conversa de político que não tem coragem de peitar as “estruturas “e garantir um evento à altura de sua gente.

Governo de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina, mais uma vez, disputam pra ver quem é o pior. Sem tirar nem pôr.

O Carnaval de Petrolina e o esforço que prefeitura e governo do estado fazem para acabar a festa

  1. Leandro Henrique disse:

    Carnaval chinfrim.
    De bom mesmo, só a energia das pessoas. Pena que a gestão municipal não entenda nada em matéria de satisfazer o povo.
    Aliás, a ausência do prefeito (todo ano) é a maior garantia que ele não está, literalmente, nem aí.
    Se liga, povo!

  2. Leandro Henrique disse:

    Ah! Se o povo não acabar com esse governo (governo?), o carnaval vai acabar.

  3. Diego disse:

    falou tudo….otima matéria! parabéns

  4. Pacato Cidadão disse:

    Discordo em parte do colunista. Não podemos atribuir zero a uma estrututa que atraiu uma grande quantidade de pessoas, surpreendendo a todos. De fato, pensava que este ano o carnaval de Petrolina ia encontrar o fundo do poço, mas como um fênix, o efeito foi o contrário: nunca vi uma participação tão massissa como a deste ano, e isso tanto na 21 de Setembro como na av. São Francisco, pólos que eu visitei. O primeiro feito para as famílias e saudosistas; o segundo, para os jovens. As atrações não eram conhecidas, mas não foi este blog que tanto criticou os gastos exorbitantes do São João!, de atrações com valores estratosférico!. No Carnaval, como em qualquer evento público, o que importa não são os artistas, e sim o povo. Se sobrou alegria, é porque foi aprovado. Concordo que o mérito não é da Prefeitura, e sim do folião, que fez uma grande festa, mesmo a prefeitura de Petrolina e o Estado de Pernambuco terem contribuido tão pouco: o 1o por amadorismo de seu secretário e equipe e contenção de investimento; o segundo, por politicagem barata e perseguição. Contra eles, o folião de Petrolina deu de goleada.

  5. thiago disse:

    Assino em baixo.

  6. Antonio disse:

    Prezado Blogueiro, eu detesto carnaval, mas tenho que tirar o chapéu para seu texto. Infelizmente Petrolina é a amostra fiel da nação brasileira, o que importa primeiro, é a minha opinião e posição política. Pouco importa se a cidade, ou o estado, ou a nação sucumbe. O que importa é a manutenção de ideias sorrateiras, é a manutenção do que antes era uma ideologia e, hoje já não é. O que vale é passar uma impressão de algo já inexistente. Quem vive em Petrolina sabe muito bem que esse mundinho encantado, representado nos comerciais da Prefeitura não é verdadeiro, que conhece Pernambuco, sabe da imensidão de problemas, com destaque para a violência e, quem é brasileiro, no fundo de seu coração sabe que foi, está sendo e será enganado pelo governo federal.

  7. GIODAI disse:

    O que acontece aqui na região é que Petrolina e Juazeiro se complementam: o carnaval é em Juazeiro e o São João é em Petrolina.
    Ou seja, falta de festa nosso povo não tem.
    Agora, se essa economia de recursos pudesse ser revertida para melhoria da cidade… aí sim, seria excelente.

  8. OLHO CLÍNICO disse:

    Chamar aquilo de carnaval já um absurdo, já a muitos anos empurram de guela abaixo este “carnaval” bizonho, restrito a apanas uma rua, onde uns pobres coitados enchem a cara de cachaça e acham que estão num carnaval, uns saudosistas melancólicos e as pobres crianças perdoadas pela sua ingenuidade. A fazer porcaria melhor não fazer.

  9. Diego R. disse:

    Ótimo texto. Concordo plenamente. O Carnaval de Petrolina chega a ser ridículo. Lembra aquelas quermesses de cidadezinha pequena. Para uma cidade do porte de Petrolina? FICA RIDÍCULO! As atrações de peso ficam só para o São João? Dileto Gestor, vamos dá mais atenção ao carnaval da cidade, tornando uma festa elogiada.

  10. Rita de Cássia disse:

    E a primeira dama ainda disse em entrevista, que Petrolina tem o maior carnaval do mundo! kkkkkkkkk…Cadê a noção?

  11. petrolinense nato disse:

    Carnaval? Isso foi uma tremenda falta de respeito com Petrolina que ja teve grandes carnavais. Pra refrescar a memoria e avisar aos desavisados, nos carnavais passados a avenida Souza filho ficava cheia de gente, trios elétricos circulando, vários ônibus na frente do colégio Auxiliadora durante a madrugada para transportar os foliões, praça Dom Malam repleta de barracas, ate o cantor internacional Jimy Cliff ja cantou no carnaval da cidade. Agora fazer essa festinha ridícula e dar o nome de carnaval é sinal de incompetência e descaso com a cidade. Foi ridículo!

  12. Lulacr disse:

    Um comentario Lucido, parabéns

  13. Sara disse:

    Dois amadores. Lossio e Camara

  14. Géssica disse:

    Carlos Brito, por isso você nos honra.

  15. Helio Silva disse:

    Boa é imprensa livre e quem sabe escrever. pau neles carlos Britto

  16. Vaninha disse:

    Show de materia. Show

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários