O professor de história e teólogo Fábbio Xavier (foto) aproveita o momento de pré-campanha eleitoral para despertar os eleitores da região, neste artigo enviado ao Blog, o qual evoca um conhecido poema de Bertolt Brecht.
Confiram:
Estamos às vésperas de mais uma eleição, e fica mais uma preocupação com relação aos candidatos e maior preocupação fica mesmo por parte dos eleitores. Onde neste processo tão importante nos reservamos ao direito de sermos não participantes deste processo, com a alegação de que não poderemos mudar muita coisa no cenário político de nossa cidade e do nosso país.
Mediante a esta situação me veio à mente o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956) que já dizia a mesma coisa em um poema intitulado O Analfabeto Político, que diz:
O pior analfabeto é o Analfabeto político. Ele não ouve, Não fala, nem participa dos
Acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
O preço do feijão, do peixe,
Da farinha do aluguel,
Do sapato e do remédio,
Dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e
Estufa o peito dizendo,
Que odeia a política.
Não sabe o imbecil,
Que de sua ignorância política,
Nasce a prostituta,
O menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista, pilantra, o corrupto
E o lacaio dos exploradores do povo.
Portando não seja um ANALFABETO POLÍTICO, exerça os seus direitos e vamos juntos tentar mudar o cenário de nossa cidade, Estado e do Brasil.
Fábbio Xavier/Teólogo e Professor de História




Assim é fácil. O cara pega o texto da internet e diz que é dele… Pelo amor de Deus!!!
Assim é fácil. Quer criticar e fala q é plágio. Se não leu, ele deixou muito claro de quem é a autoria do poema. Ademais, se seccionar outros trechos do texto verá que não ouve copia-e-cola algum.
É cada menino que aparece!
*houve
Quero agradecer a todos pelo comentário do artigo, quero agradecer ao comentário do Sr. Petrolinense, pela resposta ao Sr. Roberto concernente ao que é plágio, devido a boa resposta do meu amigo petrolinense nem vou perder o meu tempo em responder pois o meu amigo o já fez e de forma brilhante. Abraços a todos e que deus abneçoe a todos
Parabens Professor! Pela atitude de lembrar, principalmente à alguns leitores deste blog, que por diversas veses participam com comentarios relacionados a politica, sem o verdadeiro conhecimento da realidade, e sim, com o intuito de expressar uma ideia propria, contra A ou B, sem a devida conciência, pois politica não é só a Partidaria, e sim, Politica é o modelo democratica encontrado pela humanidade, desde a Grecia antiga, de resolver os problemas de uma nação a nível “Federal, Estadual e Municipal”, desde que haja seriedade, honetade e respeito om a coisa Publica..
Uma coisa é ser tentado e outra é cair na tentação. O problema no Brasil é falta de punição ou melhor, a tal impunidade que nos dá a sensação de tudo vai ficar sem punição. O espetáculo da corrupção enoja e faz da política uma atividade desacreditada e pior ainda, desmoralizada e sobre suspeitas.
A questão cultural e da educação tem sido um empecilho para a boa prática de participação política. Não se pode vê o político como o Salvador da pátria com tem acontecido no Brasil, parece que se o fulano ganhar as eleições a vida das pessoas vão mudar feito um passe de mágica. Isso é inaceitável, assim como nas residências os pais passam para os filhos a suas derrotas diárias
O texto serve para 99% dos brasucas.
Quero agradecer a todos pelo comentário do artigo, quero agradecer ao comentário do Sr. Petrolinense, pela resposta ao Sr. Roberto concernente ao que é plágio, devido a boa resposta do emu amigo petrolinense nem vou perder o meu tempo em responder pois o meu amigo o já fez e de forma brilhante. Abraços a todos e que deus abneçoe a todos.
todos somos analfabetos políticos e palhaços ao mesmo tempo.analfabetos porque não sabemos votar e palhaços porque nos deixamos enganar por estes alí babás.