Em sua edição de ontem (25), o Jornal Hoje (Rede Globo) divulgou números animadores sobre vagas de emprego no país, com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas o mesmo IBGE acabou gerando um “conflito” em relação a Juazeiro da Bahia.
Em propaganda oficial, a prefeitura alardeia que “Juazeiro é a cidade que mais cresce na região”, baseada nos dados do órgão de pesquisa.
Mas o IBGE aponta também que Juazeiro tem 6 mil residências fechadas e a população estimada em 250 mil caiu para 197 mil (em 2010). Agora, os dados acenam para algo em torno de 210 mil habitantes. Qual o número definitivo, afinal? (foto reprodução)



O número oficial e certo, correto, verdeiro de habitantes é 197 mil.
O número correto e oficial em 2011 é de199.761 entre e verifique no canal IBGE Cidades@. Ele deve estar se referindo aos números de 2012 (ainda não divulgado), os quais podem ficar em torno disso (menos até) com a taxa de natalidade de 3,100 habitantes e as migrações. População não quer dizer crescimento (Existem países que são os mais populosos do mundo e no entanto são bem pobres). O Importante é o Crescimento econômico com atração de empresas, instalação de serviços e aumento do poder aquisitivo da população. [Não estou comparando ou “ferindo” cidade alguma, apenas justificando].
Simples, o crescimento é no PIB. Juazeiro teve um aumento de 18,7% em sua economia (as outras cidades tiveram crescimento negativo). Isso não se refere a empregos, que na nossa região são sazonais. Este senhor está nos envergonhando com seus textos espalhados pelos blogs regionais, não sabe do que fala e acaba dando vexame. Passar bem.