Número de assassinatos entre janeiro e novembro sobe na comparação entre 2021 e 2022

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2022 às 15:00

Foto: Reprodução/TV Globo

Entre janeiro e novembro de 2022, 3.114 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O número é 1,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 3.070 homicídios. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) nesta quinta (15).

O número de assassinatos, classificados como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), pode ter variação, já que alguns inquéritos policiais que investigam a causa da morte podem ser concluídos como homicídio. Apesar do resultado negativo do acumulado dos 11 primeiros meses do ano, a SDS informou que, em novembro deste ano, houve redução de 9,2% do índice de CVLIs, na comparação com o mesmo mês de 2021.

“Em números absolutos, os CVLIs em Pernambuco caíram de 306, em novembro de 2021, para 278 no mesmo mês de 2022. Dos 185 municípios pernambucanos, 100 não tiveram nenhum CVLI em novembro“, informou, no boletim mensal.

Feito por meio de texto divulgado pela assessoria de imprensa da SDS-PE, o informativo mensal não traz dados completos e estatísticas detalhadas sobre CVLI por mês e região do estado. Os dados disponibilizados no site da SDS sobre novembro ainda não estão atualizados.

Até a última atualização desta reportagem, constavam no site dados dos primeiros dez meses do ano. Com base nestas informações, se o mês de novembro teve 278 assassinatos, o número de CVLIs no estado chegaria a 3.116 e não a 3.114, como divulgado pela SDS. É que aconteceram 2.838 crimes do tipo entre janeiro e outubro, segundo as informações disponibilizadas no site.

Recorte mensal

Desta vez, o material disponibilizado pela SDS trouxe um recorte mensal que aponta que Pernambuco terminou novembro de 2022 com redução tanto de homicídios quanto de roubos, estes últimos entrando no terceiro mês consecutivo de queda.

A SDS diz que, em novembro deste ano, houve queda em 4,5% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em comparação com o mesmo mês de 2021. Também informou que, dentro deste recorte, houve uma queda de 40% no índice de feminicídios, crimes praticados por questão de gênero. Houve, ainda, segundo a pasta, uma redução de 23,6% nos estupros e uma diminuição em 6,3% nos assassinatos de mulheres. (Fonte: g1/PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.