Ainda como parte da programação especial pelos 130 anos de Petrolina, a prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – realizou mais uma entrega de aparelhos auditivos para pacientes atendidos pelo Centro Auditivo. Entre os beneficiados desta etapa está o idoso José Pereira, que perdeu a audição em 1980, enquanto trabalhava nas turbinas de uma usina. Foram anos de silêncio e limitações, até que, ao ser atendido pela equipe do Centro Auditivo de Petrolina, teve a oportunidade de voltar a ouvir.
No momento em que a fonoaudióloga ajustou o aparelho em seu ouvido, seu José ficou emocionado. O brilho nos olhos e a expressão de surpresa e gratidão disseram mais do que palavras. Sua companheira de vida, dona Maria, também não escondeu a felicidade.
“Estamos tão felizes e agradecidos por essa oportunidade. Gratidão a essa gestão humanizada e a toda equipe do Centro Auditivo, que sempre nos atende com muito carinho. Daqui para a frente é vida nova!“, destacou, emocionada.
Ao longo do ano, centenas de aparelhos auditivos vêm sendo entregues pela prefeitura, mudando a rotina de muitas famílias que, antes, enfrentavam dificuldades para se comunicar e viver com dignidade. Referência no atendimento a pessoas com deficiência auditiva, o Centro Auditivo de Petrolina oferece serviços especializados para todas as idades, desde consulta médica com otorrino, exames audiológicos, adaptação de aparelhos auditivos, até apoio psicológico e social. A unidade também realiza o Teste da Orelhinha, essencial para a detecção precoce de alterações auditivas em recém-nascidos. O espaço fica localizado à Rua Tobias Barreto, s/nº, no Centro da cidade.


