‘Nordeste Integrado’ tem 320 prisões efetuadas em ação inédita nas divisas de 8 estados

por Carlos Britto // 11 de agosto de 2025 às 18:32

Foto: SDS-PE/divulgação

Ao longo dos dois dias, a Operação ‘Nordeste Integrado’ efetuou 320 prisões e cumpriu 443 mandados judiciais, sendo 186 de prisão, 10 de busca e apreensão de menores e 247 de busca e apreensão, além da apreensão de 87 armas (16 brancas e 71 de fogo), 40 veículos, 180 celulares e uma expressiva quantidade de entorpecentes. No total, 7.688 veículos foram abordados durante as ações.

A mobilização envolveu 5.903 agentes de segurança pública, entre policiais civis, militares, bombeiros e demais profissionais dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. As equipes atuaram de forma integrada, com suporte aéreo para alcançar áreas de difícil acesso, e foco na repressão a crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, a operação foi um marco histórico na segurança pública do Nordeste. “Uma ação pioneira entre os Estados nordestinos no enfrentamento à criminalidade, que demonstrou que a união de forças fez a diferença por meio da presença qualificada, troca de expertises e ações de inteligência. E o mais importante: cumprimos nosso principal objetivo, de prestar um melhor serviço e garantir mais segurança à população das áreas de divisa“, ressaltou. O gestor também informou que Pernambuco mobilizou 1.500 agentes na operação.

Entorpecentes

A repressão ao tráfico de drogas também gerou resultados significativos. Foram apreendidos 1,35 kg de crack, além de 79 pedras da mesma substância; 6,1 kg e 13 papelotes de cocaína; 271,2 kg de maconha e 973 papelotes da mesma droga. Na cidade de Curaçá (Norte da Bahia) a Polícia Militar do Estado erradicou 200 mil pés de maconha. Para o subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira, a integração entre os estados foi o principal ganho da Operação. “De forma inédita, os Estados nordestinos mostraram a importância da união de esforços. Seguiremos integrados combatendo o crime organizado“, afirmou.

Já o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, ressaltou a importância da articulação regional: “Este foi um esforço conjunto, que envolveu inteligência, tecnologia e integração. Importante para a sociedade, para dar mais segurança à população de toda a região“.

Os resultados reforçam a relevância da ação coordenada entre os Estados do Nordeste como resposta direta, incisiva e articulada aos crimes interestaduais que afetam negativamente as regiões de fronteira entre os entes federativos. “Nós entendemos que essa é uma operação extremamente relevante justamente em razão da mobilidade do crime, que não respeita fronteiras. Desta forma, é muito importante que nós façamos essa união de esforços“, destacou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Roberto Sá.

Combate ao Narcotráfico

Ainda por ocasião da Nordeste Integrado, a SDS-PE e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba prestaram importante apoio à erradicação de roças de maconha durante a Operação Carcará – Fase V, da Polícia Federal. Na região do Sertão pernambucano foram erradicados 335 mil pés da droga, conforme divulgado hoje (11) pelo Blog. Na ação participaram agentes das polícias Militar, Civil e Científica, bombeiros militares e policiais penais pernambucanos, além de policiais civis paraibanos. Caso esses pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir 112 toneladas da droga.

Pernambuco

Os resultados da operação em Pernambuco são os seguintes:

Apreensões realizadas – 26 armas de fogo; 7 armas brancas; 77 celulares; 16 veículos apreendidos e 148 pessoas conduzidas.

Mandados cumpridos – 75 de busca e apreensão; 66 de prisão e 5 de busca e apreensão de adolescente infrator. No total foram 146 mandados, nos seguintes municípios: Goiana, Petrolina, Caruaru, Recife, Afogados da Ingazeira, Surubim, Jaboatão dos Guararapes, Vertente do Lério, Arcoverde, Santa Cruz do Capibaribe, Bodocó, Ipubi, Jatobá, Ouricuri, Santa Terezinha e Sertânia.

Natureza dos mandados (incluindo mandados de prisão e de busca e apreensão de adolescente infrator): Morte Violenta Intencional, tráfico de entorpecentes, Crime Violento contra o Patrimônio, associação criminosa, estupro de vulnerável, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Abordagens – 2.321 pessoas e 996 veículos fiscalizados.

Procedimentos – 26 Autos de Prisão em Flagrante Delito (APFD) e 04 Inquéritos Policiais (IPs) foram instaurados.

Materiais apreendidos – R$ 86.451,00 em dinheiro; 200 munições; 7 kg e 72 papelotes de maconha; 4 kg e 13 papelotes de cocaína; e 7 pedras de crack.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…