Nomes da 3ª via só têm chances se confessarem ter votado em Bolsonaro, diz cientista

por Carlos Britto // 12 de março de 2022 às 17:29

Foto: Marcos Corrêa/PR arquivo

Para terem chance de vencer os candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva na corrida eleitoral 2022, os pré-candidatos que tentam pela chamada terceira via, como Moro e Eduardo Leite, teriam que declarar que votaram no atual presidente da República, e buscar os votos dos 55% de eleitores que elegeram Bolsonaro no segundo turno, porque não queriam Lula. A afirmação é do cientista político pernambucano Antônio Lavareda, ao fechar os debates de três dias do Essent Jus Experience, cuja aposta é a de que essas eleições majoritárias “serão normais”, polarizadas entre Lula e Bolsonaro.

O eleitor já sabe que Moro ou Leite são anti-Lula. Eles só precisariam se posicionar, confessando que votaram em Bolsonaro. Há espaço, mas batem cabeça”, disse o cientista político, ao avaliar as possibilidades que estão na mesa, para a eleição de outubro. Com 40 anos dedicados a estudar campanhas políticas, 27 dos quais chegou a atuar diretamente em campanhas, Lavareda avaliou como equivocada a posição dos candidatos que tentam buscar um nicho do eleitorado que não quer nem Lula nem Bolsonaro. “Essa posição de nem Lula nem Bolsonaro é um desperdício, é um não exercício estratégico”, afirmou.

Segundo ele, pelos resultados atuais das pesquisas eleitorais, Bolsonaro teria poucas chances de reeleição, por causa da percepção de mais de 60% dos brasileiros de que os rumos da economia estão errados. Lembrou que somente um impacto na área econômica – como o lançamento do Plano Real por Fernando Henrique Cardoso em julho de 1994 – poderia catapultar o governo Bolsonaro ao primeiro lugar nas pesquisas. “Não há registro de nenhum candidato que tenha ganhado a eleição tendo menos de 45% de aprovação”, frisou.

Polarização

O cientista político ainda relembrou o histórico das disputas presidenciais e apontou que a eleição mais polarizada do país foi a de 2006, quando o então presidente Lula, do PT, disputou a reeleição contra o tucano Geraldo Alckmin. “Lula e Geraldo, que hoje indicam formar uma chapa, tiveram mais de 90% dos votos, ou seja, não tinha mais ninguém, só dois candidatos com mais de 10% dos votos”, pontuou.

Nomes da 3ª via só têm chances se confessarem ter votado em Bolsonaro, diz cientista

  1. fabricia granja disse:

    O cientista político petista só faltou gritar Lula Presidente.Totalmente petista a reportagem.Credibilidadr zero.

  2. Nelson disse:

    Que merda!! Kkk Se disser isso, tá eleito. Boa.

  3. Pé no Saco disse:

    Essa imprensa tá desesperada sempre inventando merda,pau nesse Nove Dedos.

  4. Bosco disse:

    Bolsonaro e treceira via. É como mandacaru nem dá sombra e tb não serve de encosto

  5. Arretado disse:

    A Velha República estar falida por conta da corrupção, a velha imprensa estar em descrédito por conta da má informação! BRASIL….

  6. ISSO A GLOBO NAO MOSTR disse:

    Esse “cientista” deve ter fumado uma erva de cabrobo

  7. FERNAANDO ALMEIDA disse:

    MATÉRIA ALTAMENTE TENDENCIOSA E, EQUIVOCADA PRINCIPAALMENTE QUANDO ELE AFIRMA QUE NENHUM CANDIDATO GANHOU A ELEIÇÃO TENDO MENOS DE 45% DE APROVAÇÃO, SE ESQUECEU INTENCIONALMENTE DA CAMPANHA DE 2018, ONDE O PRESIDENTE SEGUNDO AS “PESQUISAS MANIPULADAS”, PERDERIA PARA TODOS OS CONCORRENTES, INCLUSIVE MARINA SILVA. O CARA RESSALTAR 40 ANOS DE ESTUDO NA ÁREA ELEITORAL E FALAR UMA BABAQUICE DESSA, DEVE VOLTAR OS ESTUDOS E ANALISAR O CENÁRIO PÓR REDES SOCIAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários