No Dia do Consumidor, Prodecon de Petrolina alerta sobre direitos garantidos pela lei

por Carlos Britto // 15 de março de 2022 às 11:47

Foto: Ascom PMP/divulgação

O ‘Dia do consumidor’ é comemorado nesta terça-feira (15) e, por isso, o Prodecon de Petrolina elaborou uma série de dicas para que os petrolinenses fiquem atentos na hora das compras.

Um das principais é sobre propaganda enganosa. O diretor do Prodecon, Helder Gomes, alerta que, durante as compras, a população deve ficar atenta à publicidade. “O consumidor deve exigir que o produto que for comprar seja exatamente igual ao anunciado. Importante lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe toda publicidade enganosa ou abusiva”, destaca.

Em Petrolina, os consumidores que encontrarem alguma situação abusiva podem entrar em contato com o Prodecon através do número 3861-3066 (WhatsApp). O atendimento presencial na sede do Prodecon no Centro de Convenções permanece das 8h às 12h.

O Prodecon deixa outras dicas aos consumidores petrolinenses:

Limite mínimo no cartão

Segundo o CDC, o comerciante não pode impor limites quantitativos. Portanto, fica proibida a cobrança dos valores mínimos para compras no cartão de crédito ou débito.

Compras fora da loja física

No caso de compras virtuais ou por catálogo, o consumidor não pode experimentar nem verificar qual é o material usado na fabricação nem tem como avaliar o produto em mãos. Mas o artigo 49 do CDC garante ao cliente o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade, contando a partir do recebimento do produto.

Contrato de fidelização

De acordo com o CDC, o fornecedor é proibido de impor como condição para prestação do serviço ou fornecimento do produto a assinatura de contrato de fidelização, colocando um prazo mínimo de permanência.

Crédito e vendas a prazo

Com base no CDC, o fornecedor que oferece parcelamento ou financiamento de seus produtos ou serviços é obrigado a informar o valor do preço à vista; o total a prazo; a quantidade de parcelas; valor das parcelas; a taxa de juros mensais; e a taxa de juros anuais.

Promoções e liquidações

O fornecedor deve divulgar, no caso de promoções e liquidações, o valor original do produto e o valor promocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários