Em 2025, o escritor Ariano Suassuna (1927-2014) e o seu importante legado têm sido reverenciados nas telas dos cinemas em todo o Brasil, em uma exposição imersiva em um centro de compras e lazer no Recife e nas salas de aula de uma das maiores instituições de ensino de Pernambuco. Seu neto, João Suassuna, está à frente de um projeto que será desenvolvido junto com o Grupo Gênese de Ensino (GGE), que unirá educação e cultura.
Para marcar o início dessa abordagem da cultura local nas unidades do GGE em Petrolina, João Pessoa, Recife, Aldeia e Caruaru, que abrangem mais de 7 mil alunos, um presente-espetáculo foi produzido com elementos visuais, gastronômicos e culturais, como o queijo da fazenda Carnaúba de Taperoá-PB, terra natal de Ariano. A lembrança leva em sua capa a frase do escritor. “O sonho é o que leva a gente para frente. Essa frase é emblemática do meu avô querido, o mestre Ariano, pois sem sonhar a gente fica acomodado. E foi justamente um sonho que levou os quatro engenheiros que hoje são sócios-diretores do colégio a criarem o GGE”, destaca.
“Esse é o marco inicial de valorização da nossa cultura dentro da escola, trazendo para dentro da sala de aula os símbolos, elementos e personagens culturais para que os nossos alunos possam vivenciar e quiçá reproduzir essa riqueza”, afirma José Folhadela Neto, sócio-diretor do Colégio GGE. O empresário acrescenta ainda que o presente simboliza a gratidão pelo legado do escritor e o compromisso com a educação, unindo tradição e modernidade. “Ariano acreditava que a verdadeira riqueza está naquilo que podemos aprender, compartilhar e preservar, e é exatamente essa essência que buscamos com esse projeto, com a valorosa contribuição de João Suassuna, para que seja um símbolo de nossas raízes culturais e de uma educação que valoriza o sonho, a criatividade e o futuro”, finaliza.


