A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou sexta-feira (19) um mutirão de cirurgias odontológicas para atender 100 pacientes que aguardavam pelo procedimento na rede pública. A ação, que ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), faz parte da programação de 130 anos do município.
O objetivo é zerar a fila de espera para cirurgias de extração de terceiros molares (dentes do siso), que estavam incluídos ou semi-incluídos. Todos os procedimentos foram ofertados de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que ontem fez 35 anos de existência trazendo universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social.
Os procedimentos cirúrgicos são importantes, especialmente quando o dente está causando dor, infecção ou pode prejudicar outros dentes. Caso o procedimento seja feito na rede privada, pode chegar a custar R$ 1.000 mil. Na rede pública de saúde, a população tem acesso de forma gratuita.
O agricultor José Carlos da Silva, de 42 anos, estava convivendo com dores constantes, dificuldade para mastigar e noites mal dormidas, tudo isso por conta de dor de dente. Ele foi atendido no mutirão e relata o alívio. “Eu já tinha ido duas vezes ao postinho, mas como era caso cirúrgico, eles medicavam para alívio da dor. Como eu não tenho condições de pagar por fora, fui informado desse mutirão e fiquei no aguardo. Quando me ligaram dizendo que eu seria atendido, nem acreditei. Foi um alívio, graças a Deus“, contou, emocionado.
Papel
A iniciativa representa não só uma economia para as famílias, mas também um alívio emocional. Para muitos, o atendimento significa voltar a comer sem dor, dormir melhor e retomar as atividades do dia a dia com qualidade de vida. Além de resolver casos de dor e desconforto, a ação tem um forte papel educativo e de conscientização: cuidar da saúde bucal é uma parte essencial do bem-estar.


