O mutirão em defesa da saúde ocular da população de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, continua nesta sexta-feira (12), com atendimentos gratuitos de consultas e exames oftalmológicos na sede do município. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), e o Instituto Nacional da Visão, e tem como meta zerar a fila de espera por serviços oftalmológicos na ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’.
A programação começou na segunda-feira (8), com a triagem dos pacientes da sede. Na terça (9), a equipe atendeu moradores do distrito de Vermelhos, e nesta quarta (10) a ação seguiu em Jutaí. Nesta quinta (11) e sexta-feira os serviços retornam para a sede. Durante esta semana, já foram ofertados exames como mapeamento de retina, refração, retinografia e encaminhamentos para cirurgias de catarata, além de consultas médicas especializadas.
A presidente do Instituto Nacional da Visão, Jandira Souza, explicou que o trabalho vem sendo levado a várias cidades, sempre com foco em oferecer serviços gratuitos e de qualidade. “Estamos ofertando exames como mapeamento de retina, refração, retinografia e encaminhamentos para cirurgias de catarata, entre outros. Tudo em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Saúde, reforçando a promoção da saúde ocular da população”, destacou.
“Queremos caminhar para zerar esta e outras filas relacionadas à saúde. Ações como essa sempre serão foco do nosso trabalho”, ressaltou Ana Araújo, secretária de Saúde. Ela ainda reforçou que a prioridade da gestão é cuidar da saude da população. Já a prefeita Catharina Garziera destacou que a saúde tem lugar de destaque em sua gestão. “Temos pouco tempo à frente da Prefeitura de Lagoa Grande, mas realizamos um trabalho diário voltado à melhoria da vida de nossa gente. Esse mutirão reafirma nosso compromisso de levar atendimentos essenciais, entre eles os cuidados com a visão”, pontuou.


