Entre os dias 12 e 15 de setembro, o Museu Ana das Carrancas, localizado na Cohab Massangano, em Petrolina, realizará o projeto “Graffiti para Ana – Arte e Memória”, idealizado pelo artista visual e grafiteiro Fabinho. O objetivo é dar novas cores ao espaço que preserva a história da ceramista Ana das Carrancas, a eterna ‘Dama do Barro’.
O tema central da ação será o legado de Ana, permitindo que cada artista participante imprima sua visão individual dentro de uma narrativa coletiva transformando as paredes externas em um grande mural coletivo. Para garantir um diálogo profundo com a memória da homenageada, os artistas irão participar de uma vivência no museu e nos galpões onde o trabalho de Ana permanece vivo.
O mural contará com a participação de Cochi, Ariel, Dayane Diogo, Wila, Richardson, Euri, Tmt, Jocélio Bello, Bacuri, Loir e Netão, reunindo a diversidade e a potência da arte urbana produzida no Vale do São Francisco. O projeto também conta com o apoio de Ângela Lima, uma das filhas de Ana das Carrancas.
Realizada de forma voluntária, a ação une artistas, comunidade e instituições locais, mas segue aberta a novos apoios e parcerias que possam contribuir com materiais, alimentação, patrocínio ou divulgação. Setembro torna a iniciativa ainda mais simbólica, já que marca o aniversário de 130 anos de Petrolina e os 25 anos do Museu Ana das Carrancas. Assim, o projeto se estabelece como uma celebração da cidade e de uma das maiores referências culturais da região.


