O município baiano de Chorrochó, no Vale do São Francisco, é apontado como um dos favoritos no estado para abrigar o projeto nuclear; o outro município escolhido no estado foi Rodelas. O programa brasileiro, que prevê a construção de pelo menos quatro novas usinas nucleares no País até 2030, depende apenas de uma definição da presidente Dilma Rousseff (PT). Os sítios escolhidos favorecem uma possível divisão da Central Nuclear no Nordeste entre a Bahia e Pernambuco.
Em Chorrochó, o local escolhido fica no distrito de Barra de Tarrachil, região às margens do Rio São Francisco. Na outra ponta do rio fica o município pernambucano de Belém do São Francisco. No caso de Rodelas, a área definida também fica nas proximidades do rio, numa região em que na outra margem está a cidade de Itacuruba, Pernambuco. Com investimento previsto de R$ 10 bilhões por cada usina, o Complexo Nuclear do Nordeste deverá ficar em um espaço capaz de abrigar até seis usinas. O objetivo é garantir um local com possibilidade de expansão futura do número de reatores. (informações do jornal A Tarde)



Não ! Não podemos deixar que isso aconteça pessoal vamos lutar contra isso! é o vale do são francisco todo correndo risco não é apenas essas cidades !! vejam o exmplo do japão ainda vem mais mortos ali. Pessoas de curaçá-ba, juazeiro, petrolina e outras regiões vamos nos manifestar !!! não vamos durmir no ponto igual a tranposição pois isso é mais sério!!!!!!!!!!!!
Caro amigo Will, vc tem razão em partes, tem fontes mais limpas e menos perigosas que a nuclear, mais se vc ver do outro ponto de vista, uma das unicas formas de desenvolver nossa região, digo, de Curaçá a baixo, e um investimento de grande porte, que fique bem claro, não sou a favor de nuclear, mais ao menos temos que apresentar uma solução, não e só descer a lenha, falo também a respeito da hidreletrica de Riacho Seco, onde a maioria da populacão e contra, então, iremos ficar a merçe de Deus, ou, a espera de um milagre.
Voltando a nuclear, vc fez uma comparação as usinas do Japão, certo, mais você esquece que estamos em um pais estavel, onde a probabilidade de catastrofes naturais e minima, tipo: terremotos, furacões e algo do tipo, por tanto, vamos ver o que vai dar.
caro colegas na verdade hoje não há nenhuma obra que não venha ter impacto ambiental..mas essa é uma ótima oportunidade que o sertão nordestinho vem ter quanto ao desenvolvimento embora teremos vários empregos e quanto a catrastofes ….nós moramos no centro da placa tectônica sul americana pois nós estamos longe das zonas de atrito então o q aconteceu no Japão foi um fenômeno natural pois tudo inicio com o choque das placas tectônicas….. vamos torcer pelo deseenvolvimento do sertão… pois vamos produzir engias para o mundo…..