Depois do município de Flores (PE), no Sertão do Pajeú, foi a vez dos moradores de outro município sertanejo presenciar chuva de granizo. Em Sertânia, no Moxotó, o fenômeno natural ocorreu na tarde de ontem (25), depois de muita chuva.
De acordo com o meteorologista Roni Guedes, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os equipamentos de medição da companhia não conseguem registrar o momento do fenômeno natural, mas as imagens de satélite identificaram a passagem da nuvem cúmulos nimbos pela cidade – caracterizada por formar pedras de gelo.
“Quando a nuvem se desenvolve muito, ou seja, está muito carregada, ela atinge temperaturas mais baixas, formando condições de vapor de água e convertendo em pedras de gelo“, explicou o meteorologista. Segundo ele, as chuvas de granizo não costumam durar mais do que dez minutos.
A cidade, mesmo estando no Sertão, é propícia para o fenômeno, pois está localizada a 550 metros em relação ao nível do mar, explica o meteorologista. Uma forte ventania durante a chuva causou estragos na cidade, como quedas de árvores, o muro de um lava-jato desabou e parte da cobertura de uma quadra poliesportiva foi arrancada. (fonte: NE10/foto: reprodução)



