Mulheres beneficiárias do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada em Lagoa Grande (PE), sertão do estado, participarão de uma capacitação neste sábado (14), coordenado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.
O curso vai tratar do programa de crédito fundiário e tem o objetivo de incentivar as mulheres assalariadas a adquirirem sua própria terra. O evento acontecerá às 14h, no Colégio Estadual Antônio de Amorim.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é executado em Pernambuco pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para participar do programa, as mulheres precisam se organizar em associação e identificar, com o apoio do Sindicato de Trabalhadores Rurais, a propriedade a ser adquirida.
Após esta etapa, elas devem encaminhar a documentação, das famílias e da propriedade, junto com a proposta de compra, para o Iterpe, que vai agilizar a liberação do financiamento através de um Banco público (Banco do Brasil, Caixa ou BNB).
No Sertão do São Francisco, dependendo do valor da propriedade, cada família tem direito a até R$ 30 mil. Em Pernambuco, a previsão de investimentos do crédito fundiário é de 63,5 milhões de Reais, com a aquisição de 98 propriedades rurais e o assentamento de 1.200 famílias.


