Há três meses da cirurgia que retirou um tumor e, junto com ele, seu seio esquerdo, a dona de casa Geralda Vitor da Silva (foto), 59 anos, ainda tenta se adaptar à nova realidade e se recuperar do câncer com um tratamento que ainda não terminou.
Sem conseguir segurar as lágrimas, Geralda – que mora sozinha em um casebre no bairro João de Deus, zona oeste de Petrolina – responsabilizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo estágio avançado da doença. Segundo ela, a mamografia (exame de prevenção ao câncer de mama) foi realizado por dois anos consecutivos antes da descoberta da doença. No entanto, o posto de saúde nunca entregou os resultados, nem agendou o retorno ao médico.
“Por dois anos fiz a mamografia, através do encaminhamento do posto de saúde do bairro, mas nunca marcavam meu retorno, nem nunca recebi resultados do exames. Fui várias vezes ao posto e sempre me diziam que não estavam lá os papéis. Às vezes diziam que estava aguardando a secretaria de saúde enviar, mas nunca chegou a mim”, lamentou, emocionada.
Em janeiro do ano passado, quando o tumor já estava incomodando muito a paciente, que sentia dores no braço, Geralda resolveu procurar, sem a intervenção do posto de saúde, uma unidade de Atendimento Multissetorial Especializado (AME), quando um médico a encaminhou para cirurgia e não foi mais possível salvar um dos seios.
Agora Geralda teme que além do seio, perca também o útero, pois em março do ano passado um médico descobriu um mioma e recomendou uma cirurgia de retirada. Hoje, há quase um ano da pescrição, ela continua aguardando o encaminhamento da Secretaria de Saúde.
A assessoria de comunicação da secretaria de saúde do município se comprometeu em se pronunciar. O esclarecimento será postado, tão logo seja recebido.
Comentário meu:
Essa denúncia aconteceu ao vivo, em meu programa na Emissora Rural. Poucas vezes fui testemunha de um depoimento tão sentido e tão doloroso. Esta senhora está morrendo à míngua pela falta de cuidado e de responsabilidade com a vida humana.
E a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, o que faz? Baixa a cabeça e balança concordando com tudo e se esquivando do problema.
O prefeito Julio Lossio foi eleito prometendo despachar dentro dos hospitais e afirmou que daria um jeito na saúde. E a saúde está um caos.
O prefeito deveria, ele mesmo, ir a casa dela e pedir perdão pelo abandono que impuseram a esta senhora, já que o seio, nunca mais ela terá. Poderia aproveitar também para acolhê-la antes que ela vire um número estatístico nos óbitos, como vão se avolumando na Nova Petrolina.



Esse e o nosso país, enquanto isso o governo federal retira mais de 06 bilhoes da saude. Eita país sem jeito.
Não estou defendendo o P.S mas, até onde sei os Postos de Saúde não são responsáveis pela entrega de resultados de exames, exceto:citologia, teste do pezinho e laboratoriais.O resultado das mamografias são entregues nos locais onde são realizados.
Agora D. Geralda a srª vai receber os devidos cuidados devia ter falado antes! Principalmente o que as pessoas do Posto de saúde lhe diziam!Na verdade a responsabilidade não só da Secretaria de saúde,mas inicia na atenção Básica PSF.
Mas se não é responsabilidade do PSF, ele deveria orientar a paciente.
Gostaria de parabenizar o Jorgilson Cabal pelo comentário, nós como seres humano ficamos triste com a realidade da saúde pública no Brasil e que situações com essa não seja usada por garotos propagando de candidato A ou B. É lamentável se utilizar de uma situação triste dessa para direcionara a culpa no Prefeito, esse meu caro é um problema de extrema gravidade em nível nacional e lhe digo mais, me mostre qualquer município Brasileiro com condições de saúde pública melhor? Hoje quem pode e paga uma fábula de dinheiro todo mês a um plano de saúde passa de 2 a 3 meses aguardando uma consulta com uma especialista de qualquer área ( cardiologista, neurologista,etc) ISSO AMIGO É COISA DE BRASIL!!!!! ou será que vc vive em outro país?
Como se no tempo de FBC e Odacy nunca tivesse ocorrido um caso ‘parecido’!
Nesse momento o que importa é o poder público auxiliar essa senhora para que tenha a saúde restabelecida.
Gostei desse comentário, é isso mesmo que deve ser feito no momento e que seja rápido, também deveria ter uma indenização ( beeem GOOORRRDDAA )para essa Senhora.