Uma dona de casa de Feira de Santana (BA) está sofrendo com obesidade mórbida. Ela precisa de uma cirurgia e de acompanhamento médico para voltar a ter uma vida normal.
Aos 29 anos, Eliana Santos pesa 220 quilos, 1,80m de altura e está com 140 quilos acima do peso ideal, que deveria ser 80 quilos. “Sinto dor de cabeça, nas costas, nas pernas. Para dormir, coloco o colchão no chão“, conta Eliana.
Casada há 14 anos, Eliana lembra que começou a engordar bastante depois da primeira gravidez aos 15 anos de idade. Nunca mais conseguiu emagrecer. Ela tem compulsão alimentar e precisa de tratamento para controlar a ansiedade.
As assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), órgão do Governo Federal, mantido com recursos municipais, estão atendendo a Eliana. ‘Nós fizemos uma visita domiciliar e ela está recebendo acompanhamento psicossocial’, afirma a coordenadora Ana Cristina de Souza Silva.
Segundo o médico Lúcio Couto, para fazer a cirurgia, Eliana antes tem que emagrecer cerca de 80 quilos. Para auxiliar nesse processo, é preciso colocar um balão dentro do estômago dela. ‘A gente posiciona o balão no estômago vazio e lá dentro o balão é insuflado e ocupa parte do estômago. Com isso, ela deve perder de 40 a 50 quilos’, explica o especialista. (Com informações do G1)



