Muito além da tragédia

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2011 às 22:18

A tragédia que causou a morte de mais de 30 trabalhadores rurais no interior da Bahia, semana passada, mereceu a atenção e o desabafo do ex-deputado federal Osvaldo Coelho.

Neste artigo, ele faz uma avaliação muito além do triste fato. Confiram:

Tenho que lamentar com vocês todos o ocorrido com o ônibus que trazia cortadores de cana do Mato Grosso do Sul para o Agreste de Pernambuco. Fiz uma reflexão sobre o que aconteceu. Eu não culpei muito a carreta, não culpei muito o ônibus. Eu acho que a responsabilidade maior não é lá, é cá. A responsabilidade é nossa, da nossa comunidade do semiárido, que acha normal a pessoa nascer no Agreste e encontrar oportunidade de trabalho não no Agreste, não no Sertão de Pernambuco, mas lá em Mato Grosso do Sul, a milhares de quilômetros de distância da sua casa, do seu povo, da sua gente. Eu acho que a gente não pode tolerar mais isso. Isso é algo muito perverso contra a nação do Semiárido.

Então, vejamos o seguinte: por que aconteceu isso? Porque a oportunidade de sustentabilidade deles não estava aqui, estava lá no Mato Grosso. Aí, eles abandonaram a mulher, os filhos, os pais, as mães, a sua casa, a sua comunidade para ir ganhar o pão lá no Mato Grosso. E por que é que eles não ganham o pão aí no Agreste? Por que não ganham o pão às margens do São Francisco? A gente tem que fazer essas perguntas e tem que responsabilizar alguém. As coisas para o nosso lado não estão nem tão abandonadas. Os projetos existem, os projetos do São Francisco, para se transformarem numa barreira nessa passagem de gente para o Sul, estão concluídos. Concluídos estão o projeto Salitre, aqui na Bahia; concluído está o projeto Pontal; concluído está o Canal do Sertão; concluído está o projeto Baixio do Irecê; mas, esses projetos se fossem concluídos, porque já foram começados, essas pessoas não estavam mais no Mato Grosso.

O que é que houve? Omissão de governo. Os governos estão omissos diante da nossa realidade, da nossa necessidade. Como os governos passaram 9 anos abandonando os projetos de irrigação, os nossos patrícios foram lá para o Mato Grosso, lá longe, e correndo esses riscos, porque como diz o grande pensador brasileiro: “Viver é arriscado”, então, eles correram esse risco e sofreram esse desastre.

Outro fator que concorre para que haja essa emigração lá para o Sul são os juros errados que ocorrem aqui no Semiárido. Se os juros fossem adequados à nossa realidade, os empresários fariam investimentos e os pequenos proprietários tomariam dinheiro e iriam trabalhar. Como os juros são errados, são extremamente errados, o que é que acontece? Não tem investimento e o pequeno proprietário também não tem sobrevivência da sua terra. Aqui em Petrolina agora, o pequeno está todo na Justiça, todos que não tiveram condições de pagar, o Banco colocou na Justiça para tomar a terra deles. Essas coisas, nós não podemos tolerar mais não. Isso são coisas dos séculos passados. O século agora tem que ser um século de mais justiça, de mais equilíbrio, mais sensatez e mais equidade. Nesse momento, a gente tem que exigir maior dignidade de vida.

Então, tem alguém mais responsável pelo que aconteceu: a omissão dos governos. Se vocês perguntarem: “O senhor está falando e o que fez?” Eu fiz os projetos. Essa geração que terminou o poder fez os projetos. A geração que está aí tem o dever de dar continuidade, mas ela não dá continuidade às obras dos antecessores e isso é uma coisa muito reprovada.

Osvaldo Coelho/Ex-deputado federal

Muito além da tragédia

  1. AFRANIENSE SEGUIDOR DESTE GRANDE HOMEM disse:

    Taí uma realidade do nosso sertão que somente pessoas como o nosso querido “OSVALDO COELHO” é capaz de enxergar politicamente falando. Agora podemos ver realmente a falta que faz, a força que não temos mais, lá na capital do Brasil. Esse aí sim, faz acontecer!!!

    Parabéns OSVALDO COELHO

  2. PETROLINA disse:

    Olho só quando o então Ex-deputado Osvaldo Coelho esteve no poder as coisas ainda eram piores, pois o mesmo quando era eleito, sumia só aparecia quando queria ser eleito de novo.
    Os trabalhadores queriam pedir apoio e não conseguia fala com ele.
    Hoje com a situação em que o Ex-deputado se encontra e fácil fala.

    1. UmZé disse:

      Esse Petrolina deve ser de Goiás…

      1. givaldo disse:

        esse camarada deve realmente ser de goiais pois osvaldo coelho é mais conhecido do que farinha é o tratopr do sertão.

        1. Aline disse:

          Putz, Osvaldo Coelho melhorou a vida de milhares de pessoas, fazem POLÍTICA e não politicagem! Eu convivi com ele, e vi a luta desse grande homem para que seus conterrâneos tivessem condições de ter uma vida melhor! Como ele lutou pela educação e o desenvolvimento! Ele levou a UNIVASF para o sertão. Sem falar nos Cefets, irrigação. A luta dele sempre foi para gerar emprego e renda! E por educar e politizar as pessoas!

    2. Crítico disse:

      Mentiroso caluniador, o Deputado sempre esteve presente em petrolina recebendo as pessoas que procuravam por ele.
      Ou vc não conhece a história desse homem ou é só mais um pilantra que tem inveja e só sabe falar mal.
      Sorte do sertão se algum dia existir algum homem que faça pelo menos 10% do que o Dr. Osvaldo coelho fez por essa região e por Petrolina.

  3. Adriano disse:

    Sabias palavras de um verdadeiro Político.
    Dr. Oswaldo nos honra com suas palavras e mostra-se diferente de deputados que foram ao congresso elogiar Eduardo Campos por que mandou equipe de apoio ao local do acidente.
    Dr. Oswaldo tem firmeza nas palavras e visão de longo alcance.
    Petrolina sempre teve a sua política independente, o seu comando independente.
    Hoje temos um Ministro da Integração que finaliza um ano no cargo e nada trouxe para Petrolina.
    Temos dois Deputados Federais que obedecem ordens do coronel Campos.
    Que falta nos faz um Oswaldo Coelho para nos representar legitimamente.
    E quem são os culpados?
    Não são eles, Dr. Oswaldo, é nosso povo que ainda não aprendeu votar.
    Felicidades e muitos anos de vida e lucidez para esse homem que é Orgulho e um exemplo da boa política.

  4. Naja disse:

    Falou a pura verdade, em vez do Governador comparecer a velório, como fez no caso desse acidente na Bahia, deveria era incentivar a vinda de indústrias e empregos para o Sertão. Pura demagogia e fora de sério Eduardo Campos usar a morte de sertanejos para angariar votos.

  5. 14 de setembro disse:

    Porque quando ele foi poder, ele não mudou essa realidade? Mudou para melhor a realidade de quem já era rico, seus amigos. Isso sempre existiu, infelizmente! Os nossos políticos do passado e do presente não tem interesse nenhum em mudar a realidade, pois tem que manter essa gente no cabresto.
    É muito fácil falar Sr. Oswaldo Coelho!

    1. Aline disse:

      vc não é de Pernambuco, né?
      Se fosse, não nivelaria Osvaldo Coelho com os políticos picaretas que existem hj! Ele foi o único POLÍTICO que conheci que REALMENTE teve atitude e batalhou para fazer coisas boas para o povo.

  6. Eudes Pereira disse:

    COMO TEM GENTE QUERENDO FAZER MEDIA NAS TRAGEDIAS DOS OUTROS,QUERER TIRAR A CULPA DO IRRESPONSAVEL DO CARRETEIRO,EU MESMO JA FUI P O ACOSTAMENTO VARIAS VEZES POR CAUSA DE ALGUNS CARRETEIROS IRRESPONSAVEIS,FALAR Q OS TRABALHADORES SAIRAM DAQUI PQ NAO TEM OPORTUNIDADES É PURO SENSACIONALISMO,O BRASIL É ENORME PESSOAS SE DESLOCAM POR ESSE IMENSO BRASIL TODOS OS DIAS,QUANTOS TRABALHADORES DE OUTRAS REGIOES DO BRASIL NAO ESTAO AQUI EM PERNAMBUCO NAS OBRAS,TRANSPOSICAO,TRASNORDESTINA,SUAPE,REGIAO METROPOLITANA,AI MESMO EM PETROLINA NOS PROJETOS DE IRRIGAÇOES,AGORA O SR. TA É QUERENDO APARECER P MIDIA, TENHA SANTA PACIÊNCIA.

    1. Aline disse:

      Tah nervosinho, pq? PQ É A REALIDADE!!! Ele não tirou a culpa de ninguém, isso é apenas uma reflexão coerente!

  7. DO SEMI-ÁRIDO disse:

    É verdade! Mas o senhor OSVALDO COELHO sabe muito bem que se existe algum responsável são as pessoas que tomaram de conta desse país durante mais de 500 anos e entre essas pessoas está O DOUTOR OSVALDO COELHO que durante esse tempo todo usou esse povo para se eleger e agora quer se resolva o problema em 10 anos e ele sabe muito bem que se os pais dessas pessoas estivessem estudado seus filhos também estariam estudando hoje e não cortando cana e por que o SENHOR OSVALDO COELHO e sua turma não botou esse povo pobre pra estudar nos tempos que eles governaram o País?Quem és tu? Que nem a UNIVASF conseguiu trazer para região, foi preciso um operário se eleger Presidente pra se materializar a Univasf e outras e outras mais Universidade e escola técnicas! Então DOUTOR não venha pousando de intelectual(só com falatório) e achando que somente o senhor luta pelo semi-árido!

    1. Crítico disse:

      Desinformado, foi o Dr. Osvaldo Coelho que trouxe a Univasf p/ Petrolina, mas na gestão do comunista do Luladrão.

      1. Aline disse:

        hahaha que infâmia! Dr. Osvaldo levou a Univasf para o sertão!! Foi uma luta de anos!!! ODEIO INJUSTIÇAS!!! Pense por sua cabeça, vá a fundo na histório para só então abrir a boca!

  8. WALTER COSTA disse:

    agente precisa mesmo é q os políticos daqui incentivem a produção agrícola familiar. por que não abrir cooperativas para receber a produção das famílias.isso sim gera renda pra região por que o dinheiro ficava aqui mesmo

  9. R!CARDO RODR!GUES disse:

    NUNCA GOSTEI DELE COMO DEPUTADO FEDERAL, MAS USOU SABIAMENTE AS PALAVRAS. AO MENOR DESESPERO, OS SERTANEJOS E AGRESTINOS DESABAM PRA O SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE.

  10. givaldo disse:

    a tempos comento aqui sobre o abandono do projetos, desde de 2006 que ja tinha ouvido o deputado osvaldo falar sobre isso, mas os que estão no poder não ligam
    Todos querem aparecer na foto ao lado de lula como um papagaio de pirata mas niguem que trazer nada nem fazer nada o semi-arido esta abandonado a propria sorte.

  11. Carla disse:

    Com todo respeito, mas estou estranhando. Quantas vezes ouvi o então nobre deputado Osvaldo Coelho encher a boca pra dizer que o sertão do São Francisco dava emprego a gente de todos os cantos do país. Não discordo de que o êxodo é uma realidade muito triste e perversa, mas em outras oportunidades isso pra ele foi orgulho. A irrigação, caro senhor, também causa o êxodo em outras regiões. Quantas pessoas vem pra Petrolina para trabalhar nas grandes fazendas produtoras de frutas, que hoje pertecem, em sua maioria, aos sulistas e pessoas de outros países.
    Compartilho o mesmo sentimento do senhor WALTER COSTA, precisamos valorizar a agricultura familiar, essa sim coloca comida na mesa dos brasileiros, gera emprego e renda e mantém o sertanejo em sua terra, com sua gente. São essas áreas que precisam ser irrigadas e valorizadas.

  12. machado freire disse:

    O que o ex-deputado e sua turma fez durante dezenas de anos -como presente da ditadura de 64 – foi mandar e desmandar em todos os órgãos (BNB, Sudene, BB, Caixa, Codevasf, etc), onde conseguiam dinhiero quase a custo zero ( ou contas que ainda devem está para ser pagas).
    Fizeram os famosos projetos juntando milhars de pessoas em um só município. Tai um montão de problemas juntos.
    Os outros municípios foram esvasiados, ficaram sem nada. Eles concentraram tudo em Petrolina.

    Hoje ele está choromingando. E ainda fala em defender os pequenos . Ele e seu grupo nunca defenderam os pequenos.

    Aliás, por falar em projeto, por que ele e seu grupo permitiram que o primeiro projeto de transplosição (Sobradinho /Afrânio) fosse interrompido? As obras tiveram início em l985 -quando eles estavam no apogeu- e logo foram paralisadas. Ficou uma vala de sete quilômetros e o início de uma barragems próxima a Rajada .

    Por que essa obra não foi pra frente?

    Até hoje eles não explicaram porque a construtora Queiroz Galvão não continhou com a construção do canal.

    Vamos continuar clareando a mente de muita gente que só sabe puxar o saco e não gosta de ver a verdade pura e cristilina, sem paixão nem emoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…