Na primeira sessão ordinária do ano na Casa Plínio Amorim, encerrada no início da tarde desta terça-feira (07), as boas vindas da presidente da Mesa Diretora, vereadora Maria Elena (PSB), misturaram-se a uma dose de polêmica, gerada desde a semana passada com a decisão da prefeitura municipal em transferir o Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape) para outro ponto.
O embate envolveu o líder governista, Dr.Pérsio Antunes (PMDB) e a líder de oposição, Anatélia Porto (PSD), que ganhou o reforço da colega Márcia Cavalcante (PSD).
Segundo Dr.Pérsio, O Ceape não cumpre seu papel e perdeu o posto para o Mercado do Produtor “há décadas”, “encontrando-se abandonado” atualmente. Sem atribuir responsabilidades diretas aos governos anteriores, Dr.Pérsio disse que a situação pode ter sido ocasionada pelo fato de os antecessores de Julio Lossio não disporem de recursos para modernizar o Ceape, que deve ir para o C-3 do perímetro Senador Nilo Coelho. Segundo o vereador, a decisão foi tomada “para valorizar” a comunidade daquela área. Sobre os comerciantes do local, Dr.Pérsio alegou que os mesmos iriam para uma feira livre coberta e com toda a infraestrutura possível no Bairro Antonio Cassimiro.
Mas as duas vereadoras de oposição discordaram veementemente do governista. Primeiro a líder Anatélia Porto criticou a transferência do Ceape, justificando “existir potencialidade” no centro de abastecimento para que continue a funcionar no mesmo local onde foi criado há quase 30 anos, nas imediações da Avenida Sete de Setembro.
Passando por cima da cultura petrolinense
Márcia Cavalcante também não deixou por menos. Segundo a vereadora, essa discussão deveria, primeiro, passar pela Casa – o que não aconteceu. Ela disse ainda que a decisão da prefeitura “passa por cima da cultura petrolinense”, ao não levar em conta a história do Ceape, que surgiu para valorizar a agricultura local. Márcia criticou ainda o fato de os comerciantes serem transferidos para a feira do Antonio Cassimiro, o qual foi constatado, segundo ela – após uma visita feita no bairro – que não há estrutura para isso.



Acho que Petrolina não merecia essas ações de venda do patrimônio público. Já foram vários terrenos, há interesse na venda do estádio municipal, nesse andamento não sei onde iremos parar. Acredito que qualquer venda de terreno pertencente ao poder municipal deve passar pelo crivo do legislativo. não precisamos de absolutismo aqui em nossa terra.
QUE TAL UM NOVO CAMELODROMO?
Quem vive de historia é museu!
O Estadio e o CEAPE não serve mais onde estão.
O Ceap do jeito que está não atende a nenhuma necessidade. E se for para fazer um novo pólo comercial, será muito bom para aquela área abandonada. Quanto ao estádio, tem muito área nobre desperdiçada ali.
Acho que tornar o local um Centro Administrativo é uma boa ideia… entendo a preocupação dos usuários do Ceape, dos comerciantes, mas acho que o Poder Público pode construir uma alternativa que seja interessante para todos… O Ceape infelizmente tem servido de local para algumas pessoas se embreagarem e ponto de prostituição. Mudar o Ceape de lugar não quer dizer que a história de Petrolina será maculada! Os guardiões da história de Petrolina poderiam ponderar melhor as coisas!!
Ao invés de levar secretarias da prefeitura para o Ceape, o prefeito deveria conseder incentivos para transformar o Ceasa realmente em um centro de abastecimento a exemplo do Ceasa de outras regiões. Não precisamos ir longe para ver um Ceasa organizado, basta ir no Ceasa de Juazeiro da Bahia
Todas as vendas passaram pela câmara sim. Acontece que um determinado secretário quando encosta na câmara leva argumentos tão fortes que os vereadores não têm como não se renderem.
O Ceape, vem sofrendo a anos com o descaso dos orgãos responsáveis em administra-lo. a falta de insentivo e criatividade de nossos governantes em buscar melhorias para sua população se confunde aos refletores de campanhas eleitorais de comoção da sociedade (abandono,ponto de drogas,prostituição,e etc.) Hoje quando acordo e vou ao meu digno trabalho no Ceape. Não sei se sou um mais um trabalhador brasileiro que gera emprego e paga seus impostos, ou um “CRIMINOSO”.
Assim como o Sr. veio nos visita e prometer melhoras em sua campanha, Agradecemos a sua coragem de nos manda recado por meios de comunicação de forma distorcidas de pessoas despreparadas de seu governo.Se o Sr. não ver solução por ser uma pessoa preocupada com olofortes, veja a possibilidade de direcionar a admistração para a secretária de agricutura do estado ou privati-se.Não falta quem venha a mostra a viabilidade desde centro comercial.Pois Juazeiro não comporta mais, grande parte de nossos produtos de Petrolina são vendidos lá.Os produtores do vale não tem noção que o Ceape é feito pra eles. e que somos mais que capaz de torna esse centro em um forte distribuidor de hortifruti para o Brasil. Venha ouvir sua população, Tenha no minimo respeito.
Hômi deixem d tanta conversa sobre esse Ceape tirem logo aquilo d lugar……há 30 anos aquilo podia servir p alguma coisa agora é um lugar semi abandonado c uma meia dúzia d boxes além do mais a sujeira lá toma conta e a noite (ou sei lá se durante o dia tb) vira ponto d bêbados e prostitutas e tb hj é muito perigoso um cidadão passar por lá pq ainda corre o risco d ser assaltado por uns malandros ou ser importunado por bêbados…….deixem d ser hipócritas….pq naum reinvidicaram isso antes qd aquilo ainda podia servir p alguma coisa agora é só lixo
Parabéns Pernambucano pelo comentário. Digo mais, o dinheiro gasto para novo espaço seria melhor aproveitado na reestruturação do atual CEAPE. Ninguém está satisfeito com a infraestrutura, realmente anda abandonado PELO PODER PÚBLICO, e estão ainda menos satisfeitos com a possibilidade de mudança de lugar, afinal quem quer deixar seu comércio na cidade pra ir trabalhar no C3?! quem quer deixar de fazer suas compras num mercado centralizado na cidade? o que precisa ficar registrado é o interesse comum de MODERNIZAÇÃO do CEAPE. A população da cidade deve lutar por melhorias daquele espaço.
Esclarecimento a nobre Maria Clara, o que falta aqui é somente uma administração competente. Investidores tem de sobra. até pra fazer um Horper Hari (Parque de diversão de rico).Pra vc ficar feliz. isso aqui é uma galinha dos ovos de ouro. Vale mais de R$15 Milhões. se ligue! Nosso Prefeito é um grande corretor de imovéis.
Os puxa sacos do senhor prefeito que vivem de empreguismo gerados pela prefeitura teem razão em fazer essa defeza. Afinal de contas o que seria deles se não fosse o puxa saquismo?
É bom lembrar que ali tem trabalhadores e que a prostituição se instalou por conta do poder público que não cumpriu com seu papel. O CEAP passa sim por grandes problemas de infra estrutura, porém só quem pode garantir a viabilidade dos espaços publico é o próprio poder públicO. concorda?
Finalizando, quero lembrar a qualquer um que diz ” ali só tem ladrão e prostituta” NÓS SOMOS TRABALHADORES” qeu acordamos cedo, pagamos impostos.
Gostaria tb de dizer aos vereadores que estão se manifestando a favor dos “PERMISSIONÁRIO” que agradescemos e com certeza serão lembrados, quanto aqueles que se escondem esses sim com certeza serão ESQUECIDOS .