Para o Ministério Público do Trabalho (MPT), o município de Petrolina ainda apresenta muitos problemas relacionados ao trabalho infantil. Visando a mudar essa realidade, o MPT realizou, no final ano passado, capacitação e treinamento para educadores das escolas do município. A ação foi feita através do projeto ‘MPT na Escola’, que tem por objetivo abordar o tema do trabalho infantil no ambiente escolar,
O resultado das atividades realizadas na cidade foi encaminhado, por meio de relatório, ao MPT. De acordo com o relatório, as escolas incentivaram a criação de cordéis, peças teatrais, paródias e músicas, que foram apresentadas pelas crianças na culminância do projeto em cada unidade escolar. Também foram produzidos pelos alunos vários painéis, expostos nas escolas. Já os pais participaram de reuniões e palestras.
Na avaliação do procurador Ulisses Dias de Carvalho, que capacitou os gestores e educadores da cidade, as ações pedagógicas voltadas ao público infanto-juvenil são importantes frentes de combate ao trabalho infantil. “É uma atuação que, ao lado da repressão que fazemos nas fiscalizações e na atuação judicial, tenta fechar o cerco contra a prática, levando informação e consciência às pessoas, sobretudo porque é um assunto bastante naturalizado na sociedade“, disse Ulisses.
Em Petrolina, o trabalho infantil ainda pode ser visto sendo explorado na coleta e venda de materiais recicláveis, no frete em feiras, em lava-jatos, entre outros.
Para uma das escolas envolvidas no projeto,a Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a iniciativa se destaca por “despertar nos alunos o senso crítico, o desejo de serem multiplicadores desta luta contra o trabalho infantil e mostrar que a educação é a responsável por dar às crianças um futuro melhor.“


