MPPE orienta Prefeitura de Terra Nova a seguir leis contáveis aplicáveis ao setor público

por Carlos Britto // 20 de janeiro de 2025 às 17:00

Foto: Ascom MPPE/reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Parnamirim (Sertão Central), recomendou à Prefeitura de Terra Nova cumprir rigorosamente o dever de realizar registros contábeis adequados e emita os Demonstrativos Contábeis de forma pontual e precisa. A gestão deve observar os preceitos do ordenamento jurídico, inclusive as normas e padrões contábeis que regulamentam as disposições legais sobre a contabilidade pública (NBCASP, PCASP, DCASP, MCASP e as Resoluções TCE-PE nº 20/2015 e 27/2017). A medida visa a garantir a melhoria dos índices de convergência e consistência contábil do município.

A contabilidade na administração pública é fundamental no registro dos atos e fatos contábeis de repercussão orçamentária, financeira e patrimonial, a fim de permitir o exame da gestão, bem assim para demonstrar à sociedade a real situação do Poder Executivo local, conforme exige os postulados da legalidade, publicidade e transparência” destacou a Promotora de Justiça Isabel Emanoela Bezerra Costa.

Além disso, a representante do MPPE ressaltou que os demonstrativos contábeis elaborados pela administração pública devem ser elaborados em conformidade com os modelos estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e com as demais normas de contabilidade vigentes, aplicáveis ao setor público. A íntegra da recomendação pode ser consultada na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última sexta (17).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…