O Ministério Público Federal (MPF) deve promover no próximo dia 9 de janeiro de 2013, na sede do órgão em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú, uma segunda reunião com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Na pauta, o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco.
Na última quarta (12), o encontro realizado pelo MPF tratou das medidas que estão sendo adotada pela prefeitura do município, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Departamento Nacional de Combate à Seca (Dnocs) para diminuir os efeitos da seca.
A Compesa reconheceu que vem realizando racionamento d’água para conservar os recursos hídricos na região. Já o Dnocs informou que uma parte da obra de construção da Adutora do Pajeú deverá ser concluída em janeiro, o que vai refletir na melhoria do abastecimento no Pajeú.
A Prefeitura de Serra Talhada prestou informações sobre a distribuição de grãos subsidiados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o fomento da pecuária nos municípios atingidos pela estiagem. Durante o encontro, o MPF ressaltou que vai continuar fiscalizando as ações dos órgãos e que adotará as medidas cabíveis, caso não seja cumprido o que foi acordado na reunião. As informações foram repassadas pela assessoria do MPF.


