Motos estacionadas em calçada na Avenida Souza Filho gera controvérsias: pode ou não?

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2014 às 08:57

motos em calçada_640x480O estacionamento de motos em calçadas no Centro de Petrolina já virou uma cena rotineira há muito tempo, ao mesmo tempo em que gera controvérsias.

Um desses locais é a Avenida Souza Filho, nas imediações da Praça do Bambuzinho. Muitos pedestres reclamam, mas a prática continua.

Pelo WhatsApp, um leitor do Blog questiona a EPTTC sobre até onde isso é permitido. Até porque um dos motes de todas as administrações públicas é a mobilidade urbana.

Motos estacionadas em calçada na Avenida Souza Filho gera controvérsias: pode ou não?

  1. Petrolinense disse:

    Não há o que questionar. A calçada tem suas medidas. Essa parte onde estão as motos podem até ser construído, então é permitido colocar moto, carro, caminhão,trem, avião, pois é uma área particular. Só é proibido, no meu entendimento, se a loja proibir!

    1. O Biriteiro disse:

      Ate que enfim um petrolinense justo.

  2. Ando de bike disse:

    Pelo que mostra a foto as motos estão estacionadas embaixo da marquise, a calçada está livre para os pedestres, no meu ponto de vista não há infração, mas para estas motos subirem e descerem a calçada que dá acesso ao estacionamento o condutor deve descer da moto e empurrar.

  3. Pedro Paulo disse:

    Não adianta. Petrolina é uma mini-metrópole habitada por uma grande maioria de que ainda vive resquícios da época do coronelismo. Acham que são donos de tudo. Que as calçadas não são públicas mas, sim, extensões de suas casas, terrenos, bares, restaurantes, lojas etc.
    Por onde quer que andemos em Petrolina, vemos o descaso com a área comum.
    Prefeitura??? O que é isso mesmo? Ainda existe? Ainda mais nessa época do ano; se não toma nenhuma providência durante o ano, que dirá agora? Seus funcionários – que não ganham pouco – querem mais é que “se danem” os pedestres.
    Não adianta.
    Petrolina ainda ficará mais uns 20 ou 30 anos nessa pasmaceira de não ver evoluir o nível de seus cidadãos, no que tange à CIDADANIA!

  4. Roberto disse:

    Caros leitores, sou crítico a essa atitude de estacionar em calçadas, mas não devemos ser ignorantes – no sentido da falta de conhecimento – ao ponto de generalizar todos os usuários. No caso desta imagem podemos observar que as motos estão ocupando uma área particular, pois houve um recuo da edificação, deixando a faixa útil da calçada livre. Entretanto, no entorno podemos observar além de motos, existe mesas, propagandas, etc. A pergunta é: onde estão as autoridades competentes?

  5. Cidadania disse:

    Questão interessante foram levantadas, e cabe a prefeitura verificar. Vejam que a calçada foi feita pelo poder público, acredito na revitalização do Centro. Apesar dos comentários, penso que não é correto esse tipo de estacionamento. Face as características peculiar do Centro da cidade, somente a prefeitura pode regulamentar como se deve ocorrer os estacionamento.

  6. Marcio disse:

    Nesse caso só quem pode proibir é o dono da edificação ou locatário, pois está dentro da área de recuo do prédio.

  7. fabio jr disse:

    se sua moto for de um clube de motociclistas pode estacionar em calçadas sim! um exemplo maravilhoso esta na entrada do bododromo (clube cavaleiros de aço) eles estacionam suas motos em cima da calçada na frente de todos (inclusive dos agentes de transito) e o que acontece?…nada, agora pega tua motinha e estaciona no mesmo lugar pra ver o que acontece…

  8. Ramon disse:

    Nessa foto vemos que as motos não estão causando nenhum problema de circulação para os pedestres… por que em vez de questionar isso, não dão uma volta na esquina da Visolux, onde ficam mesas, pessoas pedindo esmola, panfleteiros?? Isso sim atrapalha o trânsito de pedestres…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários