Mostra 14 de Dança começa nesta quarta em Petrolina e abordará política através da arte

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2016 às 21:37

bailarina-mostra-14-de-danca

Em sua quinta edição, a Mostra 14 de Dança trará para Petrolina debates sobre essa arte como política, entendendo essa última em toda sua dimensão. O projeto começa na quarta (14) e segue até o domingo (18), no Sesc local, contando com apresentações de artistas ‘pratas da casa’ e convidados de outras cidades.

Realizada pela ‘Qualquer Um dos 2 Cia’. de Dança, a Mostra 14 é um espaço de experimentação em dança contemporânea que homenageia o bailarino Ailton Marcos, falecido em 2009. Sobre essa edição, o produtor André Vitor Brandão diz que foi pensada uma programação a partir do contexto político, social e econômico atual. “Propomos com a mostra pensar corpo e política, investigando de que maneira essas questões atravessam nosso corpo e como podem servir de matéria para a criação em dança”, explica. Esse ano, o grupo não conseguiu financiamento, mas resiste e realiza o projeto contando com grupos parceiros e apoios locais. Brandão conta que a falta desse incentivo fez o grupo pensar na arte que sobrevive, como esse ato político em coletividade.

Abrindo a programação, na quarta (14), a Mostra “2 Minutos Para Dança” apresentará coreografias curtas, às 19h, na sala de dança do Sesc. Quinta (15) e sexta (16), vários artistas mostrarão as suas “propostas para mudar o mundo”, selecionadas através de uma convocatória, sempre às 19h, no Teatro Dona Amélia. No sábado (17), a artista Flávia Pinheiro, do Recife (PE), exibirá seu talento na performance Corpo da Criação, como resultado da oficina que ministra na mostra, às 15h, na sala de dança. No mesmo dia, Cleybson Lima, de Petrolina, fará um ensaio aberto do solo Sentimentos Gis, às 19h.

No domingo (18), encerramento da programação, acontecerá o “Chá Performático” com Renata Pimentel, também do Recife, às 15h, na sala de dança. Complementando o projeto, às 19h, Flávia Pinheiro apresentará  o espetáculo “Como Manter-se Vivo?” no Teatro. Todos os dias, das 14h às 19h, haverá a Exposição La Danse Contemporaine em Questions, no hall do Teatro. O ingresso segue a ideia de ‘pague quanto puder’, permitindo que o público contribua voluntariamente, e pode ser retirado uma hora antes. Mais informações e a programação detalhada podem ser encontrados no site www.mostra14dedanca.livreh.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.