Moradores dos loteamentos Padre José de Castro e Vila Nova, em Petrolina, relatam viver, desde agosto, uma situação de risco devido à presença constante de escorpiões, cobras e outras pragas. De acordo com a comunidade, quase toda semana são encontrados de dois a três escorpiões nas residências, gerando medo – principalmente entre famílias com crianças e idosos.
Uma comunitária, que preferiu não se identificar, afirma que já procurou a secretaria responsável para solicitar a notificação dos proprietários de terrenos baldios da região. Parte dessas áreas está cercada, o que dificulta até mesmo o acesso das máquinas da prefeitura para realizar a limpeza.
Apesar de a comunidade ter acionado também o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Vigilância Ambiental, moradores afirmam que não houve retorno efetivo e que continuam convivendo diariamente com o risco.
“Estamos desde agosto enfrentando esse problema. A população está sofrendo, tem muita criança e idoso aqui, e a qualquer momento pode acontecer o pior. Já entrei em contato com várias secretarias há mais de um mês e não tivemos resposta”, desabafa. Os moradores cobram providências urgentes do poder público, como limpeza das áreas, intensificação das ações de controle de pragas e notificações aos proprietários de terrenos sem manutenção. O Blog deixa o espaço aberto para um posicionamento da pasta responsável.


