Moradores do Bairro Dona Alexandrina, na Zona Norte de Petrolina, afirmam estar enfrentando transtornos causados por esgotos estourados e obstruções na rede, que estariam provocando o retorno da água suja para dentro das residências. Segundo um comunitário, o problema já dura mais de 20 dias, mesmo após a abertura de protocolos considerados de urgência junto à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
“Está retornando para o meu muro, está tudo obstruído: banheiro, vaso, tudo. Tive que abrir um buraco no muro da frente para ver se conseguia desobstruir, mas o esgoto invadiu para dentro aqui”, relatou.
Os moradores afirmam ainda que têm encontrado dificuldades para registrar reclamações. Segundo eles, não conseguem atendimento pelo 0800, sendo necessário utilizar o aplicativo da Ccompanhia. “A gente tenta pelo aplicativo, mas é muita burocracia. Quando consegue abrir a reclamação, pedem fotos, dizem que é urgente, mas até agora ninguém apareceu”, afirmou.
Além do mau cheiro e do risco à saúde, a água suja acumulada nas calçadas e dentro das casas tem causado preocupação, especialmente em períodos de maior calor. A comunidade pede uma solução imediata para o problema e reforça que já buscou os canais oficiais da empresa, sem retorno até o momento. O espaço segue aberto para esclarecimentos por parte da Compesa.


