Modelo de distribuição de medicamentos do Ceonco é “importado” por outras cidades pernambucanas

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2012 às 21:04

Um modelo de gestão de medicamentos para pacientes em tratamento contra o câncer, adotado pelo Centro de Oncologia (Ceonco) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), ganhou o reconhecimento e serve de referência para outras unidades de saúde em cidades pernambucanas como Caruaru e Garanhuns (no Agreste) e Recife (na Região Metropolitana). Trata-se da utilização de remédios que são dispensados através de medidas judiciais pela Farmácia de Pernambuco/Unidade Sertão do São Francisco (FPUSSF).

A dinâmica adotada pelo Ceonco ocasiona uma distribuição para o paciente, com acompanhamento de uma equipe especializada, possibilitando desta forma um tratamento mais humanizado.

“Na verdade, conseguimos trabalhar o cuidado integral ao paciente e também compartilhar doses, devoluções de medicamentos do Centro de Oncologia para a Farmácia de Pernambuco, quando não utilizados. Também temos dados atualizados de intercorrências ocorridas mensalmente, e isso traz uma significativa economia aos cofres públicos, além de permitir um melhor monitoramento”, explica a farmacêutica Rosalva Perazzo.

O modelo adotado pelo Centro de Oncologia da Apami é acompanhado de perto pela superintendência de Assistência Farmacêutica do Estado. Em outubro próximo, a experiência de Petrolina será compartilhada durante o 7º Encontro Pernambucano de Assistência Farmacêutica. As informações são da assessoria de comunicação da Apami.

Modelo de distribuição de medicamentos do Ceonco é “importado” por outras cidades pernambucanas

  1. Roberval Remigio disse:

    A APAMI tem sido ao logo dos anos motivo de orgulho para os petrolinenses. Não é a primeira vez que dá exemplo para os de casa e de fora com suas inovações e modelo de gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários