O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, não apenas confirmou a presença na abertura do 21º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), no próximo dia 20 de novembro, como deve ratificar novidades importantes para a região, conforme já vem adiantando na imprensa local.
Ele vai dar detalhes sobre o Programa de Irrigação para o Semiárido, que será lançado em breve pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o ministro, o objetivo é implantar 200 mil hectares de perímetros irrigados em estados como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Desse total, 125 mil devem ser destinados à plantação de cana de açúcar e 75 mil hectares para ração animal e citros, como laranja e limão.
O investimento será feito por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Grandes empresas do agronegócio e de infraestrutura já demonstraram interesse. A iniciativa tem apoio do Banco Mundial.
FBC também deverá falar sobre a recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), que além de coordenar os trabalhos deste programa, tem, entre outras metas, “a eliminação da ociosidade dos perímetros públicos de irrigação, através de um choque de gestão, procurando ganhar eficiência na manutenção e operação dos perímetros e trazendo a presença do agronegócio para garantir a introdução de tecnologia, da inovação e das boas práticas de comercialização da produção agrícola”, conforme ressaltou. (Da CLAS Comunicação)



NÉM UM COMENTÁRIO POR QUE?
POR QUE, É O TODO PODEROSO.