Ministro do Turismo, Celso Sabino é expulso do União Brasil

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2025 às 08:59

Foto: Guilherme Costa/União Brasil

Por unanimidade, a Comissão Executiva Nacional do União Brasil (UB) decidiu pela expulsão com cancelamento de filiação partidária do deputado federal e atual ministro do Turismo, Celso Sabino. A expulsão decorre de uma representação apresentada ao partido contra Sabino, que descumpriu uma determinação, anunciada em setembro, para que todos os filiados com cargo de livre nomeação deixassem o governo Federal.

Para o deputado federal Fábio Schiochet (SC), relator do processo, ter contrariado essa decisão não foi “só discordância, mas uma afronta ao órgão máximo”.

A Comissão Executiva também votou, de forma unânime, pela intervenção no Diretório Estadual do Pará. A relatoria deste processo coube à senadora Professora Dorinha (TO). Como de praxe, antes da leitura de cada voto foi dada ao deputado Sabino a oportunidade para se pronunciar. O ministro, no entanto, só fez uso da palavra uma vez, ao alertar que “o diretório foi eleito de forma regimental” e que “não houve infração ou ilegalidade” por parte do órgão.

A reunião foi conduzida pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e realizada em formato híbrido, com a presença de sete integrantes da Executiva na nova sede do diretório nacional do partido, no Lago Sul. A votação foi secreta e ocorreu através de uma plataforma digital. As deliberações serão registradas no Tribunal Superior Eleitoral. As informações são da assessoria do UB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários