Ministro da Integração criará Secretaria para Fundos e Incentivos Fiscais

por Carlos Britto // 04 de março de 2011 às 18:31

Depois da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e da Secretaria Nacional de Irrigação, o Ministério da Integração vai ganhar uma secretaria para gerir fundos de financiamento, desenvolvimento e incentivos fiscais. A informação foi dada hoje (4) pelo ministro Fernando Bezerra Coelho durante visita técnica à Embrapa Semi-árido em Petrolina. O ministro só não informou quando a nova unidade ministerial será instituída.

De acordo com FBC, o Ministério arrecada dinheiro com fundos constitucionais, mas a soma é repassada a bancos regionais como o Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa) além do Banco do Brasil “A política de aplicação desses recursos teve, ao longo desses anos, pouca presença do Ministério da Integração”, relata o ministro pernambucano. Com a nova secretaria o MI teria presença mais relevante nas instituições financeiras.

A pasta da Integração é responsável pelos fundos de financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (FNO, FNE, FCO, respectivamente), os fundos de desenvolvimento do Nordeste (FNDE) e da Amazônia (FDA), os fundos fiscais de Investimento (Finam, para o Norte; Finor, para o Nordeste), o Fundo de Recuperação Econômica do Estado do Espírito Santo (FUNRES) e os incentivos fiscais de reinvestimento e de redução do Imposto de Renda.

Na palestra para pesquisadores da Embrapa e técnicos da Codevasf, Fernando Bezerra Coelho ainda adiantou que o decreto para reestruturação do Ministério deverá ser publicado na próxima semana. Segundo o ministro, as mudanças estão atreladas ao reposicionamento do MI, que passará a ter presença mais efetiva no território nacional, deixando de lado, “a cara de ministério do Nordeste.”

Ministro da Integração criará Secretaria para Fundos e Incentivos Fiscais

  1. Mario C Martins disse:

    Olá Carlos Brito! quero parabenizar o Ministro Fernando Bezerra, pela desnvoltura na entrevista dada por ele no programa Bom Dia Ministro do canal (NBR), mostrando assim para aqueles que se fazem de desenformados, que nosso Sertão esta sendo representado por um cabra Macho!
    parabéns!

    Mário Martins

  2. JOSÉ ALBERTO BARBOSA disse:

    Essas medidas do Ministro Fernando Bezerra dá duas vertentes ao ministério. Uma descentraliza as ações, e a outra que já vinha há muito sendo cobrada, dá ao ministério o papel de atender ao País como um todo e não apenas a uma região, posição do Ministro logo ao assumir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários