Mineração Caraíba S/A esclarece sobre investimentos da empresa

por Carlos Britto // 27 de abril de 2010 às 20:05

caraíbaA assessoria de comunicação da Mineração Caraíba S/A enviou nota à imprensa esclarecendo os comentários feitos por um grupo de sócios minoritários da empresa, os quais alegam que vêm sofrendo prejuízos por conta de investimentos feitos pela empresa, sem o conhecimento deles.

 A nota afirma –entre outras coisas – que a diretoria não reconhece judicialmente a Associação dos Acionistas Minoritários da Mineração Caraíba S/A (Áciom). Diz também que apresentará, nesta quarta (28) o balanço patrimonial da empresa em assembleia geral com seus acionistas.

Ainda conforme a diretoria da Caraíba S/A, as demonstrações financeiras da empresa são compatíveis com os investimentos feitos e seu patrimônio líquido. Confiram a nota na íntegra:

A Mineração Caraíba S/A, empresa produtora de concentrado e catodo de cobre, localizada no distrito de Pilar, município de Jaguarari – Bahia, informa que estará realizando no próximo dia 28 de abril de 2010, Assembleia Geral Ordinária com seus acionistas no auditório da empresa, onde serão apresentados e votados assuntos relacionados ao Balanço Patrimonial da Companhia, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia do dia 27 de março de 2010. 

Informa ainda, que a empresa, por não ter recebido formalmente ato constitutivo de nenhuma ASSOCIAÇÃO DE ACIONISTAS MINORITÁRIOS, não reconhece juridicamente a constituição de qualquer Entidade representativa. Entretanto, em respeito aos seus acionistas, a empresa esclarece:

1 – As demonstrações financeiras da Companhia representam adequadamente em todos os aspectos relevantes, a sua posição patrimonial e financeira em 31 de dezembro de 2009, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e seus fluxos de caixa nas operações referentes ao exercício findo nesta data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, conforme parecer da KPMG Auditores Independentes, conceituada empresa de auditoria com reconhecimento mundial e devidamente registrada na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

2 – Toda empresa de mineração tem que buscar sempre novas reservas minerais para garantir perenidade e se faz necessário pesados investimentos em pesquisas e novos negócios, que são de risco, até que se constate a viabilidade econômica. No caso de alguns dos projetos da Mineração Caraíba S/A, tornaram-se inviáveis em razão de vários fatores: crise econômica mundial, com a redução do preço do cobre no mercado e reflexos no ano de 2009. Especificamente o projeto Boa Esperança, localizado no Estado do Pará, foi baixado o valor relativo a uma das áreas em que as pesquisas geológicas complementares não se mostraram favoráveis, entretanto, a área remanescente pesquisada indicou um acréscimo de 50% dos recursos estimados.

 A administração da Companhia entende que o prejuízo contábil em 2009 foi pontual e os projetos em andamento contribuirão para um futuro promissor, especialmente a mina atual de Jaguarari, onde estão sendo investidos R$ 314 milhões, o que levará a lavra até o ano de 2022.

A Mineração Caraíba mantém o seu compromisso com os aspectos sociais, ambientais e econômicos da região, sempre visando o bem estar social de toda à comunidade, funcionários e acionistas.

Assessoria de comunicação/Mineração

Mineração Caraíba S/A esclarece sobre investimentos da empresa

  1. NILSON SOUZA disse:

    ACREDITO QUE A EMPRESA NÃO SE JUSTIFICOU CLARAMENTE E, ESPERO QUE EM ASSEMBLÉIA, NO DIA 28, COM TODOS PRESENTE, SEJA ESCLARECIDO MELHOR TODOS OS PONTOS DESSES INVESTIMENTOS E PREJUIZOS QUE A EMPRESA TANTO FALA.

    NILSON SOUZA

  2. emiliapaulina.a13@gmail.com disse:

    Eu Emilia Paulina Arantes tambem gostaria de saber como estao minhas acões mais escrelecimento , obrigado;;;;;;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários