Militares tentam impedir manifestação do Coletivo Amigos da Ilha, afirmam integrantes

por Carlos Britto // 26 de novembro de 2012 às 12:36

Quem passou pela Ponte Presidente Dutra na tarde de domingo (25) notou uma movimentação diferente no local. Integrantes de vários movimentos sociais, que fazem parte do Coletivo Amigos da Ilha, literalmente tomaram banho na Ponte. O protesto, que já havia acontecido anteriormente, tem como alvo a restrição do acesso à Ilha do Fogo, determinada pelo Exército.

De acordo com alguns manifestantes, os militares tentaram impedir a manifestação exigindo a retirada das faixas. Mesmo com as intimidações, o grupo continuou com o protesto munido de baldes, toalhas e boias. Vestidos de trajes de banho e com apitos, eles chamaram a atenção de quem passou pela ponte.

Desde a ocupação do espaço pelo Exército Brasileiro, no final de setembro, a insatisfação tomou conta de boa parte dos sanfranciscanos. Integrantes de diversos movimentos sociais realizam protestos na tentativa de chamar a atenção para a liberação do local e contra a presença de tropas norte-americanas na região. Os manifestantes temem que os militares estrangeiros identifiquem terras raras na região, ricas em minérios como urânio, por exemplo.

O Coletivo promoverá ato público no próximo dia 6 de dezembro, na orla de Juazeiro, em defesa da revitalização, livre acesso à ilha e da soberania nacional. O ato será às 17h e contará com a participação de artistas, parlamentares, jornalistas e diversas entidades da sociedade civil. As informações são da assessoria do Movimento.

Militares tentam impedir manifestação do Coletivo Amigos da Ilha, afirmam integrantes

  1. CRISTIANO disse:

    É QUE NÃO TEM O QUE FAZER

  2. Terra dos Impossiveis disse:

    O exercito deveria começar a futucar essa ilha, tanto interesse em retornar não é somente para ter o local aprazível para a prática do fumo, dever ter algum pacote com mato ou ouro branco enterrado por lá, desde aquela vez que inventarão que os pescadores iriam para lá fiquei com a pulga atrás da orelha.
    Então está na hora de começar a revirar as pedras e moitas onde possa ter algum pacote escondido.

    Com certeza vão achar algo.

  3. Xavier Santos disse:

    Olha pra mim tá tudo certo com Ilha do Fogo, estas manifestações de populares e politicos não adianta nada, de um lado os politicos apenas para fazerem movimento na epoca da elição (hoje ninguém fala mais nada) do outro lado a ilha está livre de ponto de venda e consumo de drogas. Então….. exercito mete cacete pra cima destes desoculpados.

  4. RODRIGO BENEVENUTO disse:

    ACREDITO QUE A ILHA DO FOGO SEJA UM PONTO PARA POPULAÇÃO QUE NÃO TEM TRANSPORTE CURTI ESSA MARAVILHA DE RIO E EXISTEM VÁRIOS LOCAIS PARA TREINAMENTO MILITAR AGORA BASTA AS PREFEITURAS DAS DUAS CIDADES SE UNIREM E TOMAREM DE CONTA DA ILHA JUNTAMENTE COM OS GOVERNOS DOS ESTADOS E ORGANIZAR O LOCAL E AUMENTANDO O TURISMO NO LOCAL. VAMOS OLHAR PELO LADO BOM E NÃO OBSERVAR O USO DE DROGAS PORQUE SE FOR POR ESSE MOTIVO O EXERCITO VAI TER QUE TOMAR DE CONTA TAMBÉM DA ORLA DE PETROLINA. FICA A DICA A TODOS QUE SÃO CONTRA A LIBERAÇÃO DA ILHA
    UM GRANDE ABRAÇO

  5. Caveira do Sertão disse:

    Olha só, salientando, a restrição de acesso à Ilha do Fofo não foi determinada pelo Exército não, e sim, pala justiça Federal!!! Vamos divulgar a informação sem distorções Seu Carlos Britto. E outra, o que os militares fizeram nesse domingo foi impedir que os manifestantes afixassem as faixas nas telas de proteção da área militar. Seja coerente em suas publicações seu Britto!!!

  6. Caveira do Sertão disse:

    *Fogo…

  7. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    ESTÃO QUERENDO LIBERÁ A BOCA.

  8. José Carlos Santana disse:

    É a cultura, vocês se acostumaram a apanhar ou a ter medo de exercicito, por isso tudo que fazem dizem sim senhor e abaixão a cabeça. Não conhecem os seus direitos e os limites deles. Por isso temos o país que temos; favelas, favelas, pobres e mais pobres, todos quietos sem saber de sua força e de seus direitos.

    1. Caveira do Sertão disse:

      Vai lá fortão… (José Carlos Santana)… tu tem tanto direito que esqueceu deles quando à ação foi movida junto à justiça federal. Só agora vem se manifestar??? Quando a justiça determinou a posse ao Exército, foi dato um prazo de mais de 100 dias para que desocupassem a ilha, contudo, nesse mesmo período era que vocês deveriam ter se manifestado e não agora!!! Paciência!! Quanto ao sim senhor, não senhor, antes de Exército, aprendi em casa com os maus avós e meus pais:questão de respeito e consideração. Aprendo a respeitar as pessoas a partir de casa, assim, tenho um comportamento descente diante de uma sociedade cheia de vícios e de traumas que, de certa forma, são afogados, normalmente, nas drogas. A ali, antes da intervenção militar, só servia para isso: droga, sexo explícito e cometimento de tantos outros crimes de maior potencial como homicídio. Vai lá gostosão das tapiocas.. mostra tua força!!!

      1. José Carlos Santana disse:

        Vai lá fortão é vocês que andam armado, e tem permissão para isso, não trabalham, apenas treinam e aprendem dar tiros, batem continência um para os outros, e ocupam espaços públicos despejando as pessoas. As pessoas tem o direito de se manifestarem sim, quem manda no país é o poder CIVIL não é poder militar, o poder no Brasil é CIVIL. E essas pessoas devem ser respeitadas em todos os seus direitos, até o de protestar, se expressar e falar o que bem entenderem. O lugar de militar é no quartel. Agora vai lá fortão, e toque num fio de cabelo de uma dessas pessoas. Vivemos num país LIVRE, TEMOS LIBERDADE DE PROTESTAR E BUSCAR POR NOSSOS DIREITOS.

  9. Michel Simões disse:

    O Exército importante pra toda sociedade, ele não precisa de um exército de debilóides (caveira, xavier, cristiano, terra dos impossiveis etc). Por favor, parem de pulbicarem abobrinhas sobre a questão, vamos tratar de assunto sério, por exemplo, os nobre debeis sabe sobre o contrato com o exercito americano e a codevasf?

  10. Michel Simões disse:

    Viva o exército brasileiro, viva o povo brasileiro, viva a soberania nacional, abaixo a ditadura dos imbecies, que por estarem no exército acham q podem enganar o povo com publicações sobre drogas, ninguem acredita mais nesse argumento mentiroso que jogaram para o exercito ocupar a ilha. Vamos ocupar a ilha de assunçao em cabrobó

  11. MARGARIDA disse:

    ? LA ERA UMA OTIMA BOCA DE FUMO, ACABOU E ELES ESTÃO DESESPERADOS.
    ESSA JENTE TÁ BOA DE PROCURAR O QUE FAZER, UM TRABALHO, UMA LAVAÇÃO DE ROUPA ETC.. E AINDA DIZEM QUE A SOCIEDADE ESTÁ CONTRA O FCHAMENTO DA ILHA? DESDE QUANDO ESSE TIPO FAZ PARTE DA SOCIEDADE?

  12. manuel messias disse:

    Senhores porque os politicos nunca se inteessaram pela ilha e agora querem participar das manifestações. Engraçado né? Senhores vcs estao sendo usados e esse movimento amigos da ilha e uma minoria desinformada que nao sabem o que quer ou melhor sabe sim. Senhores antes de se manifestarem procurem saber o que esta acontecendo, vejam os antecedentes e mais uma vez entendam que nao foi o Exercito que tomou a ilha e sim ele esta cuidando por força de uma ordem judicial nao provocada pelo mesmo.
    Senhores amigos da ilha creçam e apareçam com responsabilidade
    Manuel Messias

  13. Pedro disse:

    Fico muito triste com essa lamentável situação.
    Os que dizem que são esclarecidos tentam confundir os mais jovens. Por sua vez, estes se deixam se levar pela ignorância daqueles que se acham esclarecidos.
    Acredito, que esses manifestantes deveriam utilizar sua pacata energia com coisas que realmente são para o bem comum de todos, sem asas para imaginações voláteis, supérfluas. Ajude o Exército para manter a paz e a tranquilidade de todos. Antes, não tinha coragem atravessar a ponte a pé, sozinho. Hoje, não tenho medo, pois a segurança está presente e os ratos não andam mais por lá.

    1. Fabiano disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      vá na onda… vá na onda!

  14. Vera Bacelar disse:

    Com tantas coisas mais graves para vcs se preocuparem, como a corrupção que todos os dias está presente nos noticiarios e que torram o dinheiro publico que deveria ser gasto com educação e saude, o alastramento dos traficantes e usuários de drogas, a criminalidade, etc, ficam debatendo com uma coisa tão pequena e insignificante quanto a ocupação de um pequeno pedaço de terra pelo exército…. Com tanta bandalheira nesse País acho que o exercito deveria tomar posse era do Brasil inteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários