Uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Petrolina, no próximo sábado (28), vai marcar a entrega do título de Cidadão Petrolinense a João Gondim, um militante histórico do PCdoB. A honraria será concedida pela vereadora Cristina Costa (PT).
João Alves Gondim é natural de Salgueiro e ingressou no antigo PCBR (Partido Comunista Revolucionário Brasileiro). Preso aos 24 anos, foi torturado durante meses e depois encaminhado para o Instituto Penal Paulo Sarazate, em Fortaleza (CE), onde permaneceu preso durante sete anos.
No período pré-anistia, em 1979, Gondim foi libertado. Após começar a refazer sua vida, filia-se ao PCdoB. Já em 1987 muda-se para Petrolina, onde se estabelece, retoma as atividades políticas e passa a morar com sua família. Aproveitando a ocasião, o gabinete de Cristina Costa promoverá no Espaço Cultural da Casa Plínio Amorim uma exposição intitulada “Direito à Memória e à Verdade”, cedido pelo grupo Tortura Nunca Mais, da Bahia. Filmes sobre o tema, além de uma apresentação do coral da Assembleia de Pernambuco, estão incluídos na programação.



João é um exemplo de dignidade e luta por justiça e igualdade. Ele, sim, merece esse título.
Demorou, mas finalmente um parlamentar esquerda deu o merecido título a este militante histórico. A vereadora Cristina Costa parecia uma vereadora como outra qualquer, zanzando e patinando na sua atuação desfocada, mas agora finalmente entendeu que está ali para representar a esquerda. Parabéns ao companheiro João Gondim.
E de homens o Brasil precisa ser feito, de lutadores e pessoas que nunca se calam, acho q nós brasileiros não aprendemos com o passado desse nobre brasileiro. Atitude mais que louvável.
Fui vizinho em Salgueiro do homenageado e sei da sua trajetória política para enfrentar a ditadura. Merecido título a esse bravo militante histórico. Parabéns João Alves Gondim.
É muito repetitivo : todos que foram presos no Golpe de 64 se queixam de torturas porquer não entram com algum processo conta o “Governo”?
Araripiano, você já ouviu falar na Lei da Anistia? Uma lei que isentou o Estado brasileiro de reparar as violências cometidas neste período? Desta forma acho mais que pertinente este título que a veradora Cristina Costa está promovendo e ainda com outras programações para que nossa ignorância sobre este deixe de existir. Parabéns Cristina, parabéns Jpão Gondim!
Parabenizo pela homenagem a João, um homem de uma história de luta e muito nobre. Parabéns a vereadora Cristina Costa pela programação que engrandece mais ainda a história de João Gondim!