Os moradores do bairro Cidade Universitária, Zona Leste de Petrolina, estão assustados com a quantidade de assaltos que vêm acontecendo na comunidade. Segundo informações, em menos de um mês 11 casas foram arrombadas. Ironicamente, o bairro fica vizinho à sede do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) e é a menor comunidade de Petrolina, com apenas quatro ruas.
Segundo o morador Fábio Cunha, em um dos assaltos o bandido subiu pelo canil da Polícia Militar e invadiu a casa que faz divisa com o muro do batalhão. De acordo com ele, a PM já tem conhecimento do problema, mas apenas disponibilizou o telefone 190 para denúncias. “Nós fizemos um abaixo assinado e entregamos ao comando da Polícia Militar. Eles só nos ofereceram o 190 que ninguém atende, apenas chama até a ligação cair”, reclama.
A Polícia Civil já está investigando os casos de arrombamentos, mas, segundo os próprios moradores, é preciso intensificar as rondas na comunidade. “Nós vivemos trancados, as crianças não têm o direito de brincar na praça, que também está abandonada pela prefeitura. A tal Patrulha do Bairro nunca apareceu por aqui”, desabafa Fábio.
A comunidade realizará hoje (11) à noite, às 20h, uma reunião na tentativa de encontrar uma solução para a insegurança.
O outro lado
A reportagem do Blog entrou em contato e a PM garantiu que irá intensificar as rondas no local. De acordo com o capitão Costa, representantes do 5º BPM também participarão do encontro hoje à noite na comunidade.
A Polícia irá disponibilizar outros números para que a população entre em contato em caso de denúncias. O capitão reconheceu os problemas no 190, mas explicou que a quantidade de trotes e a grande demanda da cidade prejudicam o funcionamento do serviço.
“Os trotes inviabilizam nosso trabalho. Sobre as rondas, faremos o possível para reforçá-las. Petrolina tem mais de 80 bairros e não é apenas a Cidade Universitária que sofre com a quantidade de assaltos e furtos”, afirmou.



Moro no Park Jatobá, que também é próximo ao batalhão da PM, e lá está do mesmo jeito, nesses dois meses, já 20 casas foram assaltadas. Já fomos no batalhão, mas até o momento não temos retorno de melhoria. Lá já sabe quem são os delinquentes, e não se toma atitude.
Policia de Petrolina, queremos melhoria URGENTE!
Não podemos continuar nessa impunidade.
A sociedade quer uma resposta rápida.
Com maior sacrifício conseguimos alguns bens materiais, para um malandro vir nos tomar. Isso não é certo. Pagamos nossos impostos para que? Se não temos segurança nem na nossa própria residencia.
Isso é um verdadeiro absurdo!!!
Todos os dias acontece algo diferente nos bairros vizinhos ao Batalhão. No Novo Horizonte/ Jatobá todo dia é uma casa invadida, é um comércio, é um carro… Todo dia a gente tem uma novidade aqui! Esse 190 é uma mer… Não funciona, Carlos Britto! Pode ligar pra vc ver!
O que é que tá faltando? A sociedade precisa se reunir e dar um basta nisso. Mas aí vem uma questão: Os direitos HUMANOS, que é outra m…. só presta pra uma coisa: aumentar a criminalidade!
Quando os próprios cidadãos começarem a agir por conta própria, talvez resolva ou pelo menos diminua. Mas eis que surge a grande questão: A lei proíbe a chamada “justiça com as próprias mãos” (Exercício arbitrário das próprias razões, previsto no código penal, artigo 345). E se alguém resolver matar, então… Vixe!!!! Nenhum cidadão de bem, pai de família, vai querer se tornar bandido, né? Tem uma quadrilha muitíssimo suspeita que anda aterrorizando a população e o mais interessante: ninguém consegue prendê-los ou pelo menos identificá-los.
Tá ruim, viu? Não temos sossego nem dentro de casa. Mas se a polícia não resolver, temos que nos unir para resolvermos! Por conta própria!
ATÉ A POLICIA JÁ SABE QUEM SÃO, MAS NÃO TOMA PROVIDENCIA!
TEMOS QUE NOS REUNIR, TODOS OS BAIRROS, PARA VER SE TOMA ALGUMA ATITUDE!
TODOS OS FINAIS DE SEMANA FAZEM FESTA, COM SOM ALTO, QUANDO ACIONAMOS A POLÍCIA, SABE O QUE ELES FAZEM… CHEGAM LÁ E TOMAM É CERVEJA COM ELES. OU SEJA, AO INVÉS DE AJUDAR A SOCIEDADE ACOBERTAM OS BANDIDOS. NÃO SABEMOS A QUEM RECORRER!!!
JÁ PASSEI ESSE CASO PARA O MINISTÉRIO PUBLICO, E JÁ ME RETORNARAM! ESTOU TORCENDO QUE TOME ATITUDES AQUI COM ESSE BATALHÃO DE PETROLINA, QUE RETIREM AS ALMAS QUE ESTÃO LÁ TRAVESTIDOS DE POLICIAIS.
POLICIAIS HONREM A FARDA QUE VESTE.
Fui vítima também dos arrombadores, fiz todo o processo que os reclamantes fizeram e nenhuma providência foi tomada. Os arrombamentos continuam no caminho do sol e areia branca. Eviem email´s para o comando em Recife/PE, tanto da militar como da civil. Nossa cidade está entregue aos meliantes, é assalto, arrombamento e mortes quase todo dia. Se as autoridades não tomarem providência e combaterem os crimes com mais rigor, Petrolina vai torna-se uma cidade difícil de viver. Veja a estatística de arrobamentos e do número de ladrões presos, tem-se que criar uma meta de prisões, assim como tem o Pacto pela Vida. Os índices de arrombamentos são inaceitáveis para nossa cidade. Vereadores procurem trabalhar nessa área.
LÁ NO BAIRRO JÁ ESTAMOS DE TOCAIA PARA PEGAR ESSES BANDIDOS.
TEMOS QUE FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS!
QUANDO PEGAR, AVISO AQUI NO BLOG.
Por isso a explosão dos condomínios fechados por toda a cidade.
Concordo. Nos condomínios pode acontecer tb mas a possibilidade fica menor. No Novo horizonte passa todo tipo de gente na avenida (um monte de vagabundo olhando as casas) e ninguem pode impedir, afinal a rua é publica. mas em condomínio ninguem entra e fica desfilando nas ruas sem ser abordado. mas é como o colega está dizendo: o dia deles está chegando ao fim. É lamentável e vergonhoso pras autoridades de Petrolina que a população tenha que agir. Aqui parece que nao tem autoridade. Aqui vigora a lei do cão.
NO PARK JATOBÁ O FIM DOS BANDIDOS ESTÁ PERTO.
JÁ SABE QUEM É!
CONTEM COMIGO.
Caros amigos,
Este não é um problema exclusivo dos moradores da Cidade Universitária.
Os arrombamentos de casas estão acontecendo em todos os bairros de Petrolina.
Recentemente quatro pessoas com quem trabalho, tiveram suas casas arrombadas e foram furtados vários objetos.
Precisamos URGENTEMENTE de uma ação integrada das polícias CIVIL e MILITAR para desbaratar e prender esta quadrilha que vive aterrorizando nossa cidade.
ALÔ POLÍCIA
PESSOAL VAMOS INICIAR UMA CAMPANHA JÁ.
DISPONIBILIZO MEU E-MAIL PESSOAL PARA QUE POSSAMOS REALIZAR PROTESTOS.
ESSE FINAL DE SEMANA VAMOS NOS REUNIR, VAMOS JUNTAR NOSSAS FORÇAS E DAR UM BASTA NESSA IMPUNIDADE.
AMANHÃ NOVAMENTE TENTAREI NOVAMENTE CONTATO COM SR. SECRETARIO WILSON DAMÁZIO, PARA VER O QUE ELE PODE FAZER POR NÓS.
ESTAMOS AO DEUS DARÁ. NÃO TEMOS NINGUÉM AO NOSSO LADO!
CHEGA DESSA IMPUNIDADE.
CATARINABENTO2@YAHOO.COM.BR
VAMOS NOS REUNIR, TODOS OS BAIRROS, TODA A SOCIEDADE PETROLINENSE.
Petrolina terra de ninguém.
ESTA ASSIM MESMO TERRA DE NINGUEM, OU SEJA TERRA DE BANDIDO!!!!!!!
Quando morava na Cidade Universitária, tive minha casa arrombada duas vezes e ainda vi três vizinhos passarem pelo mesmo problema. Batalhão de um lado, Facape do outro e condomínio nos fundos. Não tem por onde o bandido correr.
Repressão à violência é importante, mas é uma abordagem pontual que não incide sobre os fatores geradores de insegurança. As instituições policiais não podem, sozinhas, dar conta da segurança pública é preciso parceria com a sociedade civil e outras instituíções públicas.
Afinal, segurança pública é dever do Estado direito e responsabilidade de todos.