Mesmo vizinhos do 5º BPM, moradores da Cidade Universitária sofrem com insegurança

por Carlos Britto // 11 de abril de 2013 às 10:00

violenciaOs moradores do bairro Cidade Universitária, Zona Leste de Petrolina, estão assustados com a quantidade de assaltos que vêm acontecendo na comunidade. Segundo informações, em menos de um mês 11 casas foram arrombadas. Ironicamente, o bairro fica vizinho à sede do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) e é a menor comunidade de Petrolina, com apenas quatro ruas.

Segundo o morador Fábio Cunha, em um dos assaltos o bandido subiu pelo canil da Polícia Militar e invadiu a casa que faz divisa com o muro do batalhão. De acordo com ele, a PM já tem conhecimento do problema, mas apenas disponibilizou o telefone 190 para denúncias. “Nós fizemos um abaixo assinado e entregamos ao comando da Polícia Militar. Eles só nos ofereceram o 190 que ninguém atende, apenas chama até a ligação cair”, reclama.

A Polícia Civil já está investigando os casos de arrombamentos, mas, segundo os próprios moradores, é preciso intensificar as rondas na comunidade. “Nós vivemos trancados, as crianças não têm o direito de brincar na praça, que também está abandonada pela prefeitura. A tal Patrulha do Bairro nunca apareceu por aqui”, desabafa Fábio.

A comunidade realizará hoje (11) à noite, às 20h, uma reunião na tentativa de encontrar uma solução para a insegurança.

O outro lado

A reportagem do Blog entrou em contato e a PM garantiu que irá intensificar as rondas no local. De acordo com o capitão Costa, representantes do 5º BPM  também participarão do encontro hoje à noite na comunidade.

A Polícia irá disponibilizar outros números para que a população entre em contato em caso de denúncias. O capitão reconheceu os problemas no 190, mas explicou que a quantidade de trotes e a grande demanda da cidade prejudicam o funcionamento do serviço.

“Os trotes inviabilizam nosso trabalho. Sobre as rondas, faremos o possível para reforçá-las. Petrolina tem mais de 80 bairros e não é apenas a Cidade Universitária que sofre com a quantidade de assaltos e furtos”, afirmou.

Mesmo vizinhos do 5º BPM, moradores da Cidade Universitária sofrem com insegurança

  1. Alan Azevedo disse:

    Moro no Park Jatobá, que também é próximo ao batalhão da PM, e lá está do mesmo jeito, nesses dois meses, já 20 casas foram assaltadas. Já fomos no batalhão, mas até o momento não temos retorno de melhoria. Lá já sabe quem são os delinquentes, e não se toma atitude.
    Policia de Petrolina, queremos melhoria URGENTE!
    Não podemos continuar nessa impunidade.
    A sociedade quer uma resposta rápida.
    Com maior sacrifício conseguimos alguns bens materiais, para um malandro vir nos tomar. Isso não é certo. Pagamos nossos impostos para que? Se não temos segurança nem na nossa própria residencia.

    1. Morador do bairro vizinho disse:

      Isso é um verdadeiro absurdo!!!
      Todos os dias acontece algo diferente nos bairros vizinhos ao Batalhão. No Novo Horizonte/ Jatobá todo dia é uma casa invadida, é um comércio, é um carro… Todo dia a gente tem uma novidade aqui! Esse 190 é uma mer… Não funciona, Carlos Britto! Pode ligar pra vc ver!
      O que é que tá faltando? A sociedade precisa se reunir e dar um basta nisso. Mas aí vem uma questão: Os direitos HUMANOS, que é outra m…. só presta pra uma coisa: aumentar a criminalidade!
      Quando os próprios cidadãos começarem a agir por conta própria, talvez resolva ou pelo menos diminua. Mas eis que surge a grande questão: A lei proíbe a chamada “justiça com as próprias mãos” (Exercício arbitrário das próprias razões, previsto no código penal, artigo 345). E se alguém resolver matar, então… Vixe!!!! Nenhum cidadão de bem, pai de família, vai querer se tornar bandido, né? Tem uma quadrilha muitíssimo suspeita que anda aterrorizando a população e o mais interessante: ninguém consegue prendê-los ou pelo menos identificá-los.
      Tá ruim, viu? Não temos sossego nem dentro de casa. Mas se a polícia não resolver, temos que nos unir para resolvermos! Por conta própria!

      1. CANDIDO FRANDO disse:

        ATÉ A POLICIA JÁ SABE QUEM SÃO, MAS NÃO TOMA PROVIDENCIA!
        TEMOS QUE NOS REUNIR, TODOS OS BAIRROS, PARA VER SE TOMA ALGUMA ATITUDE!

  2. CARLOS MAIA disse:

    TODOS OS FINAIS DE SEMANA FAZEM FESTA, COM SOM ALTO, QUANDO ACIONAMOS A POLÍCIA, SABE O QUE ELES FAZEM… CHEGAM LÁ E TOMAM É CERVEJA COM ELES. OU SEJA, AO INVÉS DE AJUDAR A SOCIEDADE ACOBERTAM OS BANDIDOS. NÃO SABEMOS A QUEM RECORRER!!!
    JÁ PASSEI ESSE CASO PARA O MINISTÉRIO PUBLICO, E JÁ ME RETORNARAM! ESTOU TORCENDO QUE TOME ATITUDES AQUI COM ESSE BATALHÃO DE PETROLINA, QUE RETIREM AS ALMAS QUE ESTÃO LÁ TRAVESTIDOS DE POLICIAIS.
    POLICIAIS HONREM A FARDA QUE VESTE.

  3. P3 disse:

    Fui vítima também dos arrombadores, fiz todo o processo que os reclamantes fizeram e nenhuma providência foi tomada. Os arrombamentos continuam no caminho do sol e areia branca. Eviem email´s para o comando em Recife/PE, tanto da militar como da civil. Nossa cidade está entregue aos meliantes, é assalto, arrombamento e mortes quase todo dia. Se as autoridades não tomarem providência e combaterem os crimes com mais rigor, Petrolina vai torna-se uma cidade difícil de viver. Veja a estatística de arrobamentos e do número de ladrões presos, tem-se que criar uma meta de prisões, assim como tem o Pacto pela Vida. Os índices de arrombamentos são inaceitáveis para nossa cidade. Vereadores procurem trabalhar nessa área.

  4. ANDRE FREITAS disse:

    LÁ NO BAIRRO JÁ ESTAMOS DE TOCAIA PARA PEGAR ESSES BANDIDOS.
    TEMOS QUE FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS!
    QUANDO PEGAR, AVISO AQUI NO BLOG.

  5. Rodrigo disse:

    Por isso a explosão dos condomínios fechados por toda a cidade.

    1. Concordo disse:

      Concordo. Nos condomínios pode acontecer tb mas a possibilidade fica menor. No Novo horizonte passa todo tipo de gente na avenida (um monte de vagabundo olhando as casas) e ninguem pode impedir, afinal a rua é publica. mas em condomínio ninguem entra e fica desfilando nas ruas sem ser abordado. mas é como o colega está dizendo: o dia deles está chegando ao fim. É lamentável e vergonhoso pras autoridades de Petrolina que a população tenha que agir. Aqui parece que nao tem autoridade. Aqui vigora a lei do cão.

  6. CANDIDO FRANDO disse:

    NO PARK JATOBÁ O FIM DOS BANDIDOS ESTÁ PERTO.
    JÁ SABE QUEM É!

    1. Contem comigo disse:

      CONTEM COMIGO.

  7. Kleiton disse:

    Caros amigos,
    Este não é um problema exclusivo dos moradores da Cidade Universitária.
    Os arrombamentos de casas estão acontecendo em todos os bairros de Petrolina.
    Recentemente quatro pessoas com quem trabalho, tiveram suas casas arrombadas e foram furtados vários objetos.
    Precisamos URGENTEMENTE de uma ação integrada das polícias CIVIL e MILITAR para desbaratar e prender esta quadrilha que vive aterrorizando nossa cidade.
    ALÔ POLÍCIA

  8. CATARINA BENTO disse:

    PESSOAL VAMOS INICIAR UMA CAMPANHA JÁ.
    DISPONIBILIZO MEU E-MAIL PESSOAL PARA QUE POSSAMOS REALIZAR PROTESTOS.
    ESSE FINAL DE SEMANA VAMOS NOS REUNIR, VAMOS JUNTAR NOSSAS FORÇAS E DAR UM BASTA NESSA IMPUNIDADE.
    AMANHÃ NOVAMENTE TENTAREI NOVAMENTE CONTATO COM SR. SECRETARIO WILSON DAMÁZIO, PARA VER O QUE ELE PODE FAZER POR NÓS.
    ESTAMOS AO DEUS DARÁ. NÃO TEMOS NINGUÉM AO NOSSO LADO!
    CHEGA DESSA IMPUNIDADE.
    CATARINABENTO2@YAHOO.COM.BR
    VAMOS NOS REUNIR, TODOS OS BAIRROS, TODA A SOCIEDADE PETROLINENSE.

    1. jorgilson cabral disse:

      Petrolina terra de ninguém.

      1. CARLOS MAIA disse:

        ESTA ASSIM MESMO TERRA DE NINGUEM, OU SEJA TERRA DE BANDIDO!!!!!!!

  9. edinho disse:

    Quando morava na Cidade Universitária, tive minha casa arrombada duas vezes e ainda vi três vizinhos passarem pelo mesmo problema. Batalhão de um lado, Facape do outro e condomínio nos fundos. Não tem por onde o bandido correr.

  10. Genilson disse:

    Repressão à violência é importante, mas é uma abordagem pontual que não incide sobre os fatores geradores de insegurança. As instituições policiais não podem, sozinhas, dar conta da segurança pública é preciso parceria com a sociedade civil e outras instituíções públicas.
    Afinal, segurança pública é dever do Estado direito e responsabilidade de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários