A operação de patrolamento e tapa-buracos realizada pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), já atingiu cerca de 2 mil quilômetros de serviços desde o início deste ano. As ações, que já correspondem a cerca de 45% das estradas da zona rural, se iniciaram no final do mês de janeiro nas principais vias e corredores de ônibus das zonas ribeirinha, irrigada e sequeiro. Ao longo dos meses, as máquinas e equipamentos seguiram executando também os serviços nas estradas vicinais, que servem para escoamento da produção agrícola e para o transporte de pessoas.
Os serviços de melhoria das estradas vêm beneficiando milhares de moradores de diversas localidades. “As estradas aqui ficaram uma maravilha. Tem muitos anos que não víamos melhorias nela e hoje estamos vendo que está um belíssimo trabalho que estão fazendo“, enfatizou Cincinato João Neto, morador do Sítio Baixa do Poço da Pedra. Outro agricultor que falou sobre a qualidade dos serviços foi Zezito, morador da Malhadinha. “Nunca vi as estradas do jeito que estão hoje, estão ficando muito bem-feitas, com aterramento e todos estão gostando do serviço que foi feito“, destacou.
Na área de sequeiro, somente no mês de agosto as máquinas realizaram o patrolamento e tapa-buracos nas estradas que atendem em torno de 35 localidades, entre elas Sítio Formosa, Sítio Horizonte, Cacimba velha, Volta da Carolina, Icozeiro, Viração, Amargosa, Icó de Né Gomes, Baixa Alegre 2, Baixa do Tanquinho, Baixa do Tonico, Água Branca, Surubim, Boa Esperança, Malhadinha , Baixa do Tatu, Angical de Rajada, Volta do Pascácio, Ponta da Serra, Angical, Pau de leite, Curral queimado 1 e 2 e Inhumas.
Na área irrigada e ribeirinha os serviços já atenderam 46 comunidades, entre as quais Pedrinhas, Porto de Palha, Bebedouro, Tapera, Agrovila Massangano, Roçado, Muquém, Lagoa dos Cavalos, Nova Descoberta, Capim, Caiçara, Cacimba do Baltazar e Caldeirãozinho.


