Médicos e estudantes de Medicina vão às ruas de Petrolina para cobrar valorização profissional

por Carlos Britto // 04 de julho de 2013 às 07:00

[slider id=”protesto-medicos”]

Médicos e estudantes de Medicina saíram às ruas de Petrolina na tarde de ontem (3) na tentativa de chamar a atenção do governo e da sociedade para várias questões que prejudicam o trabalho da categoria. Os profissionais se concentraram no Hospital de Urgências e Traumas (HUT), de onde partiram – em caminhada – até a frente da prefeitura da cidade.

A mobilização aconteceu em todo o país. Os médicos, de uma forma geral, cobram a prova do Revalida para os profissionais do exterior que desejam atuar no Brasil. De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), José Alberto Vieira Rosa, muitos profissionais não se interessam pela rede pública, especialmente nas cidades do interior, porque não há condições e garantias de trabalho.

“Nós somos o país com a segunda maior concentração de universidades de Medicina do mundo. Temos médicos suficientes para a população, o que existe é uma má distribuição desses profissionais. Há uma concentração de médicos no setor privado em detrimento do setor público, justamente porque não tem financiamento, não há condições de trabalho e não existe a carreira de estado para o médico do SUS”, explica.

Para José Alberto, é necessário investir no concurso público. “É preciso contratar através de concursos, com planejamento de cargos, carreiras e vencimentos. A cada ano e à medida  em que o médico vai se especializando, ele vai melhorando também a sua escala de salário, firmando sua estabilidade, no modelo do Poder Judiciário. Assim você consegue fixar o médico em qualquer local do país porque ele sabe que está garantido o resto da vida”, afirma.

Sobre a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, José Alberto ressalta que é preciso exigir mais desses profissionais na hora do Revalida. “A qualidade desses médicos que estão chegando em nosso país é inferior aos profissionais que estamos formando. Para se ter uma ideia, ano passado houve 92% de reprovação na prova do Revalida. Apenas 8% desses médicos conseguiram ser aprovados”, destaca.

Reivindicações regionais

Além das demandas nacionais, os médicos de Petrolina ainda apresentaram uma pauta de reivindicações direcionadas, principalmente, ao Executivo. Entre elas, está a indefinição acerca da administração do HUT e a falta de atendimento nas comunidades mais afastadas do município.

“Um problema recente é a falta de carros para fazer atendimento nas zonas rurais, já que a prefeitura retirou todos os veículos. O HUT também passa por uma situação delicada de transição, em que não sabemos quem é o nosso próprio patrão, a quem recorrer. O Samu ainda continua deficitário e os médicos do município estão com algumas irregularidades no contracheque que precisam ser sanadas”, informa José Alberto.

Por Monyk Arcanjo

Médicos e estudantes de Medicina vão às ruas de Petrolina para cobrar valorização profissional

  1. Gabriel Oliveira disse:

    POR QUE ESTÁ DEMORANDO TANTO PARA ESSES PROFISSIONAIS CHEGAREM? TRAGAM LOGO ESSES MÉDICOS, URGENTE!!! PEÇO A DEUS PARA NÃO PRECISAR DE HOSPITAL OU MÉDICO, MAS SE PRECISAR, PREFIRO MIL VEZES SER ATENDIDO POR UM MÉDICO FORMADO NA EUROPA DO QUE POR UM FORMADO NO BRASIL. OS PROFISSIONAIS DAQUI É QUE DEVERIAM PASSAR POR UMA PROVA, DE ANO EM ANO. E OUTRA, OS MÉDICOS DE LÁ ESTÃO PRECISANDO DE DINHEIRO. QUE VENHAM!!! PARA DIVIDIR UM POUQUINHO A FORTUNA DOS AQUI ESTÃO. URGENTE!!!

    DE PREFERÊNCIA, QUE VENHAM UNS MÉDICOS NEGROS TAMBÉM, POIS NESSAS MANIFESTAÇÕES DE MÉDICOS, EU NUNCA VEJO UM NEGRO NAS FOTOS. ESTRANHO!

    1. HUGO disse:

      BEM COLOCADO, GABRIEL!

  2. HUGO disse:

    NO BRASIL INFELIZMENTE A CLASSE MÉDICA É CENTRALIZADORA E MANIPULADORA. ELES QUEREM DEFENDER A CLASSE COM UNHAS E DENTES, DE MANEIRA A TENTAR COIBIR A VINDA DE MÉDICOS ESTRANGEIROS, ISSO SÓ PRA EVITAR A CONCORRÊNCIA E POR CONSEQUENCIA REDUZIR SEUS LUCROS. OS MÉDICOS SÃO A ÚNICA CLASSE NO BRASIL EM QUE RECEBE REMUNERAÇÃO SUPERIOR A QUALQUER OUTRA E TEM MENOR CARGA HORÁRIA. ISSO TEM QUE MUDAR! ELES QUEREM LEVAR A SOCIEDADE NA CONVERSINHA DE QUE A QUALIDADE DE ATENDIMENTO IRÁ CAIR, ENTÃO EU PERGUNTO: PODERÁ PIORAR?
    NESSE PAÍS TEMOS ESTRANGEIROS TRABALHANDO EM DIVERSAS PROFISSÕES E NINGUÉM RECLAMA, GERANDO CONCORRÊNCIA E MELHORANDO O ACESSO DA POPULAÇÃO AOS PROFISSIONAIS. AGORA OS MÉDICOS ESTÃO COM ESSE RECEIO. NÃO CAIAM NESSE PAPINHO. O GOVERNO TAMBÉM DEVE INVESTIR EM INFRAESTRUTURA COM CERTEZA, MAS DIZER QUE O BRASIL POSSUI QUANTIDADE DE MÉDICOS SUFICIENTES, ISSO É PIADA!

  3. carlo disse:

    A maioria dos médicos do Brasil só pensa em ganhar dinheiro. Tem que vir médicos do exterior e tem que abrir mais faculdades de medicina.

  4. Fala Serio disse:

    Antes deles pedirem VALORIZAÇÃO, eles deveriam primeiramente era valorizar quem paga o salário deles, que é a população através dos impostos. E esses são maltratados e humilhados nos atendimentos, isto quando conseguem um atender, quando não morre nas filas ou em casa, sem o atendimento que é direito de todos, 99% dos médicos ganham no mole, pois muitos deles tem contrato com o SUS ou são servidores, com carga horária de 8 horas por dia, e muito tem é tempo que andou nos seus postos de trabalho e outros nem sabe onde fica, mais recebe o salário bonitinho e caladinho.

  5. Tico disse:

    POBRES MÉDICOS… GANHAM SALÁRIO MÍNIMO, ANDAM DE GOL BOLA E MORAM NO CACHEADO… TADINHOS!!!

  6. NADJA LIMA disse:

    ESTA É A PROVA QUE NÃO FALTA MÉDICOS FALTA É CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA QUÊ NOVOS MÉDICOS SE NÃO HÁ REMÉDIOS NEM LEITOS NEM HOSPITAIS E ETC.

  7. O BOAVISTANO disse:

    SE O MÉDICO DE FORA PRECISA PASSAR PELO EXAME VALIDA PARA QUE O POVO DO BRASIL NÃO TENHA MÉDICOS INCOMPETENTES, SERIA JUSTO QUE OS M´DICOS DO BRASIL TAMBÉM FISESSE A PROVA DO VALIDA PARA QUE NÃO TENHAMOS MÉDICOS BRASILEIROS INCOMPETENTE / FRACOS COM TANTA FREQUêNCIA.

  8. O BOAVISTANO disse:

    EM TODAS AS ÁREAS EXISTEM PROFISSIONAIS SEM CONSEGUIR EMPREGO POR UMA COISA OU OUTRA, NÃO EXISTE MEDICO DESEMPREGADO, SERÁ QUE EXATAMENTE TODOS SÃO COMPETENTE! CLARO QUE NÃO, OU SEJA FALTA MÉDICO NO MERCADO.

    OBS. TODOS OS MÉDICOS GANHAM MUITO BEM SEJA ELE COMPETENTE OU NÃO, PELO MOTIVO DA FALTA DE MÉDICOS NO BRASIL.

  9. Gabriel Oliveira disse:

    ESTÁ MAIS DO QUE CLARO QUE A GRANDE PREOCUPAÇÃO DOS NOSSOS MÉDICOS “ANJINHOS, BONZINHOS” NÃO É COM A SAÚDE PÚBLICA E SIM COM OS BOLSOS DELES.

    PENSE NUM MEDO QUE ESTÃO DO SALÁRIO CAIR!!!

    TEMOS QUE TER MAIS MÉDICOS MESMO, URGENTE, MAIS UNIVERSIDADES, MÉDICOS ESTRANGEIROS E ETC. SÓ ASSIM NINGUÉM TEM QUE FICAR PEDINDO PELO AMOR DE DEUS PARA IR PRA UMA CONSULTINHA BESTA. É ECONOMIA BÁSICA, OFERTA E DEMANDA, QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE MÉDICOS, MENOR VAI SER O PREÇO, MAIOR SERÁ O ACESSO DA POPULAÇÃO. E SE FOR PRA APLICAR PROVA, QUE SE APLIQUE, AGORA, QUE SE APLIQUE A TODOS OS MÉDICOS… OS DAQUI, OS QUE VEM DE FORA, OS QUE SE FORMAM NAS PÚBLICAS E OS QUE SE FORMAM NAS QUE “PAGOU PASSOU”. PROVA PRA TODOS OU PROVA PRA NENHUM. AFINAL, A MAIORIA SÓ VAI ENCAMINHAR E RECEITAR DIPIRONA MESMO.

    SENTIMOS MUITO POR CAIR O SALÁRIO, CASO ISSO ACONTEÇA, MAS PORQUE SÓ OS MÉDICOS TEM QUE TER SALÁRIOS ALTOS? E OS ENFERMEIROS NÃO E OS TÉCNICOS NÃO? E OS PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS NÃO? PROFESSOR NÃO PODE TER LAZER E CARRÃO PORQUE?

    ENTÃO, MAIS MÉDICOS SIM, O MERCADO TEM QUE TER MUITOS, SÓ ASSIM ALÉM DA CONCORRÊNCIA NOS CONCURSOS AUMENTAR E SÓ SELECIONAR OS MELHORES, NÓS QUE PAGAMOS UMA CONSULTA, PODEREMOS PAGAR ESCOLHENDO O QUE MELHOR NOS AGRADA. TEM QUE TER CONCORRÊNCIA, PORQUE, QUEM NÃO DÁ ASSISTÊNCIA, ABRE PRA CONCORRÊNCIA. NÃO PODEMOS FICAR A MERCE DE RARÍSSIMOS PROFISSIONAIS DESSE TIPO. TEM QUE TER MUITO MESMO, PRINCIPALMENTE MÉDICO, TEM QUE TER MUITO MESMO. PARA PETROLINA E JUAZEIRO TEMOS UMA PNEUMOLOGISTA, PARA UMA POPULAÇÃO DE 600.000 SEISCENTOS MIL HABITANTES E FORA AS CIDADES AO REDOR, BONFIM, LAGOA GRANDE, SANTA MARIA… EXITEI ISSO? ESSA MULHER ATENDE QUEM ELA QUISER, NA HORA QUE ELA QUISER, IMAGINE A FILA PARA UM POBRE COITADO. ISSO É O CUMULO DO ABSURDO.

    CHEGA DE BENEFICIAR UMA CLASSE EM DETRIMENTO DE TODA A POPULAÇÃO. CHEGAAA!!!!

  10. eduardo disse:

    Tenho medo de ficar doente em Petrolina….aqui eles só pensam em dinheiro e status! quem tem dinheiro vai para as capitais e quem não tem fica nas mãos desses que se acham… são poucos os médicos de qualidade em petrolina, os resto são só açougueiros!

  11. Alexandre Martins disse:

    ‘Quando você precisa de um médico, é tratado como uma mercadoria, e mesmo pagando a indiferença para com o ser humano é tamanha, os médicos de Cuba, ajudaram a humaniza-los, pois são poucos médicos que realmente respeitam o ser humano.

  12. disse:

    Profissão belíssima, e parabenizo aqueles que são médicos, por dom, por amor, e tratam pacientes com amor, mas infelizmente são poucos. Hoje a única classe profissional que define o sucesso e consequentemente o crescimento financeiro são os médicos, pois muitos bons ou muito ruins não conheço nenhum que não ganhei um salário muito bom. Deveriam lutar também contra profissionais do nosso país que enfeiam a profissão, que transforma em moeda, profissionais que trata o paciente meramente como mais um, que se perder não faz falta e por isso não fazem a mínima questão de tratar com decência, ou as inúmeras críticas da população é tudo uma mentira? porque o conselho nunca vê isto. Um consulta é um dia perdido em um consultório para ser atendido em 5 mim. Médicos, cuidem da profissão de vocês, pois tem muita profissionais enfeando um profissão tão nobre. As vezes penso que há na faculdade uma matéria de como ser Deus, como ser melhor que os outros, pois muitos não pisam no chão, dão se quer um bom dia aos colegas de trabalho, por serem de atividades “inferiores”. Outro dia em Petrolina, levei meu filho na emergência e tive vontade de pedir desculpas ao médico pelo incômodo, tal foi a forma grosseira que ele examinou ele. Mais uma vez digo, aqueles que amam a profissão: ela é linda, mas cuidem, pois tá mal vista. Tem profissional que não tem condições de atender ninguém e é coordenador de curso da Univasf. É muito preocupante. O melhor hospital de Petrolina e Juazeiro é o aeroporto, Infelizmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…