A Unimed Vale do São Francisco (VSF) e o Sescoop/PE estão oferecendo a 17 médicos cooperados, desde o último dia 3 de junho, os cursos de Ultrassom Point of Care (POCUS) e POCUS PED. As capacitações, destinadas, tanto ao atendimento de pacientes adultos quanto pediátricos, à beira do leito, abordam, de forma detalhada, conceitos fundamentais de ultrassonografia, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva e nas emergências.
Dividido em módulos teóricos e práticos presenciais, e com uma carga de 16 horas por curso, as capacitações oportunizam conceitos fundamentais de ultrassonografia. Até o final dos treinamentos, no Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife, serão trabalhados conteúdos, a exemplo do exame físico estendido ultrassonográfico (tórax, abdominal), indicações gerais da ultrassonografia e protocolos de urgência/emergência (FAST, RUSH, trombose venosa profunda).
Para o cirurgião geral é médico cooperado, Joaquim Bedor, a expertise em POCUS traz benefícios diretos aos pacientes, como maior agilidade e precisão no diagnóstico, especialmente em situações críticas. “O exame à beira do leito permite decisões mais rápidas e seguras, reduzindo riscos, otimizando tratamentos e melhorando os desfechos clínicos. Isso se traduz em mais segurança, eficiência e qualidade no atendimento“, concluiu.


