Alvorlande defende amplo debate “sem cores partidárias” para saúde de Petrolina e critica “assistencialistas”

por Carlos Britto // 27 de agosto de 2015 às 17:29

alvorlandeIntegrante da base governista na Casa Plínio Amorim, o vereador Alvorlande Cruz (PRTB) defendeu uma ampla discussão com todos os agentes da saúde pública de Petrolina, a fim de minimizar os graves problemas enfrentados diariamente pela população que precisa desses serviços. Mas Alvorlande deixou claro que “questões político-partidárias” precisam, antes de tudo, ficar fora disso.

A declaração do vereador foi motivada pela morte de um menino de apenas 11 anos, dentro de uma ambulância do Samu de Petrolina, a caminho do Recife (PE), no último final de semana. O caso comoveu a cidade pela forma como aconteceu – o oxigênio que mantinha o garoto vivo faltou quando o veículo ainda estava em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco.

Alvorlande disse ser necessário trazer para o debate no Legislativo representantes do Imip, da Univasf e das Secretarias de Saúde do estado e do município. “Não é para dizer de quem é a culpa, mas de fazer os ajustes. Precisamos saber o que está acontecendo”, avaliou.

O vereador foi um dos que votaram a favor da transferência de gestão do antigo Hospital de Traumas (atualmente Hospital Universitário) para a Univasf. E garantiu não ter se arrependido, mas ressaltou que a coisa não pode continuar como está. “Será possível que o município terá de tomar de volta o Traumas?”, indagou, em tom de indignação. Ele lembrou que hoje existe um médico para cada mil habitantes e os profissionais são devidamente qualificados através de vários cursos. Mas as pessoas continuam sendo vítimas do atendimento “precário” na rede pública. “Será que a culpa é do povo, que está morrendo?”, ironizou. “Os recursos (da saúde) são carimbados, não atrasam um dia sequer”, completou.

Assistencialismo

As críticas do vereador se estendem também ao Imip, trazido pelo então governador Eduardo Campos, em seu primeiro mandato (2007-10), para gerir o Hospital Dom Malan (HDM). “Eduardo disse que assumia o hospital e dava conta, mas hoje um dos que recebem as maiores críticas é o Imip”, lamentou.

Evitando citar nomes, Alvorlande condenou indiretamente “alguns políticos” que vivem de assistencialismo na região, comprando ambulâncias para trazer pacientes a Petrolina. Ele também cobrou dos gestores de cidades vizinhas, que apenas “despejam pacientes” nos hospitais públicos de Petrolina, a também fazer a parte deles, ajudando na pactuação dos recursos que subsidiam o tratamento dos mesmos.

Alvorlande defende amplo debate “sem cores partidárias” para saúde de Petrolina e critica “assistencialistas”

  1. ZÉ DOIDO disse:

    Meu amigo Alvorlande
    Você está mais perdido do que cego em meio de tiroteio.
    Se você não sabia fique sabendo que, em pacto com os municípios do vale do São francisco, os recursos que vem dos governos federal e estadual para a saúde curativa, ao invés de vir para esses municípios, são destinados a Hospitais Públicos de Petrolina e Juazeiro (Ex.Trauma,Sote,etc), sem falar que na maioria dos municípios do vale do S.Francisco pagam mensalmente (se não me falha a memória) em torno de 15.000,00 a UPA para tender seus pacientes. Queria te pedir uma coisa com todo respeito que tenho a sua pessoa. Não vejo nenhum município despejando pacientes em Petrolina. Primeiro porque não são dejetos e sim seres humanos, e seus atendimentos estão sendo pagos com os impostos que os mesmos pagam. Sem falar que todos os Municípios mesmo pequenos tem seus hospitais para fazer os primeiros socorros. AGORA CÁ PRA NÓS, ME FAÇA UMA VERGONHA. ONDE FICA O HOSPITAL DA PREFEITURA DE PETROLINA?

  2. GILVAN disse:

    VEREADOR NÓS PRECISAMOS NÃO É DE DEBATE, O POVO PRECISA É DE POLÍTICOS COM COMPROMISSO ,PORQUE DEBATES NÃO SALVAM VIDAS, VÁRIAS VEZES EDENEVALDO ALVES PEDIU NO SEU PROGRAMA AJUDAS PARA PESSOAS COMPRAREM OXIGENIO ENTÃO DEIXE DE SINISMO QUE O SENHOR CONHECE A REALIDADE OU DEVERIA CONHECER , COM RELAÇÃO A NÃO SE ARREPENDER DE TER VOTADO PARA PASSAR HUT PARA A UNIVASF EU ENTENDO O SENHOR PORQUE O SENHOR SIMPLISMENTE NÃO PRECISA DELE…

  3. GILVAN disse:

    INFELIZMENTE O POVO NÃO TEM MEMÓRIA MAS EU TENHO, QUANTAS VEZES OUVIMOS SENHOR DISCUTINDO COM DR,PÉRSIO ANTUNES CRITICANDO O PREFEITO NA CAMARA DE VEREADORES ONDE ALVORLANDE CRUZ ENTÃO VEREADOR VOTADO PELO POVO CRITICAVA O PREFEITO .O PREFEITO MUDOU? O MUDOU NHENNHEN A DINAMICA DA POLÍTICA. VAMOS ACLARAR O SENHOR GANHOU O MANDATO DO PREFEITO ,O SENHOR É VEREADOR DO PREFEITO E NÃO DO POVO NO PRÓXIMO ANO O SENHOR SÓ PRECISA DO VOTO DO PREFEITO.

  4. manuel disse:

    vamos espera. a proveite o otimo mandato sr: alvorlade o povo nao besta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.