Matadouro de Petrolina: A verdade que não aparece na propaganda (Cenas Fortes)

por Carlos Britto // 03 de fevereiro de 2012 às 07:00

A Prefeitura de Petrolina enviou, no início da semana, uma matéria a todos os veículos de comunicação enaltecendo o trabalho desenvolvido no Matadouro Público da cidade.

As fotos eram impecáveis e a matéria atestava a qualidade da carne consumida pela comunidade. Mas a prefeitura não conta a verdade inteira.

No final do mês de dezembro o Blog recebeu um vídeo assustador: animais abatidos à base de porretes em cenas carregadas de forte agressividade. Retiramos o som dos urros de dor e desespero do animal abatido para amenizar a barbárie.

Nossa fonte nos entregou o vídeo gravado por um aparelho celular e nos informou que a pistola de abate sempre apresenta defeitos. Sem opção, os magarefes acabam usando um martelo na cabeça dos animais, para abatê-los. Uma cena rústica e terrível.

Consultado pelo Blog, após avaliar as cenas, um veterinário (que preferiu o anonimato) explicou que desta forma o animal morre estressado e pode liberar toxinas para a carne que será servida nas mesas dos consumidores.

A promotora do Meio Ambiente de Petrolina, Ana Rúbia Carvalho, disse ao Blog ter sido informada que os abates estariam acontecendo desta forma, pois o matadouro estaria investigando possíveis consequências aos caprinos pelo uso da pistola pneumática, informação que nos foi negada pelo veterinário do matadouro, Dr. João Ataíde, o qual confirmou que o abate segue com pistola e de forma manual apenas quando apresenta algum defeito:

Fora isso é normal e procuramos fazer dentro das melhores condições de cuidado e atenção”, afirmou.

O Blog mostrou as imagens ao diretor do Matadouro de Petrolina, Nelson Minussi, que negou que o abate acontecesse assim em sua gestão. “Não vou acusar ninguém e nem qualquer administração, mas isso é coisa do passado e não acontece mais em Petrolina. Apesar de acontecer em 90% dos matadouros públicos”, informou.

Questionando a informação, Minussi atribuiu a um “grupo do mal” o fato de “tentar destruir a imagem do matadouro”.

No entanto, a fonte do Blog reafirma as denúncias e diz que a pistola pneumática (existe apenas uma) vive quebrando e essas cenas primitivas fazem parte, sim, do dia-a-dia do matadouro.

Vejam abaixo as cenas gravadas. São imagens fortes.

Matadouro de Petrolina: A verdade que não aparece na propaganda (Cenas Fortes)

  1. Eildo Coelho disse:

    Nas gestões passadas esse abate era feito como? cadeira elétrica? ou injeção letal? Eu trabalhava na secretaria regional oeste, e o secretário, meu amigo Ronaldo Rosendo, por que tenho um enorme carinho e respeito, foi escolhido também para ser interventor do matadouro na época gerenciado por Tony, e essa prática era a bola da vez naquele local.

    1. Watergate disse:

      pra variar o velho babão de plantao pra defender os desmandos do seu patrao, tentado justificar o presente com o passado.
      Tenha mais vergonha.

      1. Aloisio Crv disse:

        Na gestão do Tony, o abate era feito por pistola, vi isso muitas vezes quando estive lá com alguém que vendia bode. Aliás, perguntem aos Marchants.

      2. Carlos Henrique Medeiro disse:

        E vc o babão da oposição… pelo menos tenha mais respeito, com palavras menos agressivas..
        Tenha mais educação!

  2. kelly disse:

    è lamentável isso, a prefeitura na hora de cobrar zona azul, taxa de licenciamento ambiental, imposto de todo tipo, taxa pra uso do solo, é bemm rapidinho. O cidadão nao pode aceitar esse tipo de abate, vms cobrar igual eles cobram da gente.

  3. joao dias de souza ferreira disse:

    Bom dia Carlos Brito,

    Sou cliente do matadouro municipal de petrolina a 1 anos , minha empresa utiliza um sub-produto farinha de carne na fabricação de ração de aves de postura, a cada dia que se passa vejo a melhora no matadouro o fins dos urubuns o mal cheiro e a limpeza, fico ate indiguinado como ainda não saiu o S.I.E.

    antes desta gestão o ministerio publico interditou o matadouro varias vezes era a maior sugeira urubu para todo lado a graxaria que hoje e processada gerando renda com os sub-produtos (farinha de carne, farinha de sangue, sebo) era tudo jogado ao relento o maquinario nao funcionava da graxaria.
    em relação a forma de abate os animais e com pistola pneumatica agora no momento em que se quebra tem que abater com marreta mesmo que a legislação não tem nada contra ou iremos deixar a população sem carne ispscionada ??? por uma semana ate chegar a peça para consertar, e o bododromo ficaria sem carne ( carneiro)???
    abraço joão dias.

    1. Dreda disse:

      Tudo bem, você até pode ter razão. Mas são necessárias pelo menos 2 pistolas pneumáticas, para evitar esses transtornos.

  4. José Natalicio disse:

    Esta situação não é de hoje, desde 2004 a situação lá sempre foi esta. Na verdade a midia e os politicos nunca deram atenção ao matadouro, mas as coisas já foram piores, só quem conhece sabe. E ninguém venha dizer que a culpa é da atual gestão, o descaso vem desde os tempos mais remotos.

  5. PETROLINA disse:

    Era só que faltava uma barbaridades desta com os animais.
    A Prefeitura deveria ter responsabilidades.
    Esperamos que a Promotoria tome as devidas previdências urgente.

  6. Pamela Silva disse:

    A palavra mais próxima do que se aproxima isso é: ABSURDO! Não acredito que esteja acontecendo em Petrolina o mesmo o que
    os bárbaros faziam para se alimentar em pleno século XXI numa cidade que se vangloria pelo desenvolvimento em vários setores, não ter uma pistola funcionando decentemente pra fazer um abate digno!
    Pobres animais que dão a vida para nos alimentar serem mortos dessa forma tão covarde!
    ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES???

    1. wp disse:

      absurdo, e ver afila de bovinos p/ ser sagrificado e caindo lágrimas dos olhos para não morrer.de marretada ou não,voçês estão saboreando.

      1. Carlos Henrique Medeiro disse:

        e tu faz parte dos que saboreiam!

  7. Tony Cesar de Castro galvao disse:

    Meu caro Eildo vc esta enganado, pois nunca trabalhei com o Ronaldo Rosendo. Quando passei pelo Matadouro ele ja tinha saído, quando retornai ao matadouro em 2006, encontrei muita sujeira e total falta de higiene, mas quando sai em março de 2008, deixei em condições total de abate, inclusive com elogios da promotoria, no qual tenho matéria da época, só para ter uma idéia deixamos; A câmara fria funcionando que estava a mais de 10 anos quebrada, o4 câmara de filmagem para registrar tudo o que ocorria dentro da sala de abate e triparia, compramos um compressor para ser utilizada juntamente com a pistola pneumatica para que o abate de animais não fosse feito na marreta, limpeza e desobestrução de toda rede hidráulica,fardamento completo para os funcionários, refeição feita na própria cantina do matadouro( Almoço e janta), campanha de melhoramento na tiragem da pele com ajuda de Lindomar dos Couros, doando uma cesta básica por mês, colocação de cerâmica na sala de miúdos, e mais uma das principais obras que foi trazer água do Rio São francisco passando pelo clube da Sindsemp, visto que era feito através de carro-pipa o que não suportava a quantidade de água que necessitava par uma total higiene, e muitas outras obras que deixamos. Tudo isso feito em parceria com o Ministério Público e Adagro e pessoas ligadas ao matadouro.
    Obs:.01 tenho tudo isso fotografado e documentado.

  8. Tony Cesar disse:

    Agora Carlos Britto, pergunte a atual administração do matadouro quanto é que eles estão pagando ao caminhão alugado para o transporte de animais?

  9. absurdo... disse:

    o jornalista vai e mostra oque esta acontecendo.ai aparece uma pessoa como este eildo coelho,que todos sabem a forma que ele trabalha…..o joao e a pessoa que nao quer enxergar nada,pois é o pupilo do famoso linquarudo ,sé preocupem com oque esta acontecendo e envez de dizerem que gestao foi esta ou aquela!!! isso é um absurdo!!

  10. Francisco Lopes disse:

    Petrolina foi a campeã na geração de empregos em 2011 no interior do nordeste. Seguem os dados abaixo dos maiores municípios da região (acima de 150.000 habitantes/Censo 2010).

    1º Petrolina/PE: 5.449
    2º Juazeiro do Norte/CE: 3.947
    3º Imperatriz/MA: 3.912
    4º Feira de Santana/BA: 3.542
    5º Mossoró/RN: 3.468
    6º Caruaru/PE: 3.292
    7º Campina Grande/PB: 3.251
    8º Arapiraca/AL: 2.356
    9º Vitória da Conquista/BA: 1.293
    10º Jequié/BA: 1.112
    11º Itabuna/BA: 755
    12º Ilhéus/BA: 685
    13º Caxias/MA: 411
    14º Timon/MA: 103
    15º Juazeiro/BA: 95
    16º Parnaíba/PI: (-) 657
    17º Sobral/CE: (-)1.026

  11. Lourisvaldo disse:

    Tenho que dizer que isso não é verdade, eu sou cliente do matadouro e vi as constantes mudanças e melhorias feitas. Isso é uma imagem do que acontecia na gestão passada. Nada havia sido feito antes, e agora que a prefeitura deu um jeito no local, as pessoas vem criticar.
    Isso não é justo. Então vamos todos virar vegetarianos.

  12. Petrolinense da Orla disse:

    E porque ninguém vai ver a lagoa de sangue que tem ali no cortume de Dr. Augusto Coelho, cheio de urubu.Matam os animais e espalham as viceras. Isso ninguém ve talvez é o poder dos coelhos!!!!!!!

    1. Ulisses Santos disse:

      um dia estes malditos vai pagar justiça Divina

  13. Pr. Francisco disse:

    Muito bom dia Carlos Britto, sou leitor diário do blog e tenho que fazer algumas ressalvas porque sei o trabalho sério que vem sendo feito no matadouro pelo estimado professor Nelson Minussi e sei a seriedade com que ele faz aquele trabalho, por isso não é justo que joguem na vala comum um trabalho sério desses e que envolve diversos trabalhadores daquele local que se dedicam diariamente. O matadouro melhorou muito e vai melhorar ainda mais. Então porque ao invés de ficarmos criticando não vamos unir forças para ajudar?

    .

  14. Ernesto, meu rapaz disse:

    Quem acha que essas cenas são absurdas, vive numa redoma de vidro e acha que a carne que consome em sua casa já se materializa prontinha em badeijinhas de isopor envolta em filme plástico, nas gôndolas do Bompreço. É tão lindo se sentar no sofázinho da sala assistindo o BBB e ficar criticando o trabalho de quem sua e rala para levar o conforto a domicílio.
    Ora, não quer o sofrimento dos animais que você come, pare de comê-los.
    As cenas mostradas são só a ponta do iceberg: a maioria da carne que consumimos são provenientes de animais nascidos de inseminações artificiais, criados em cativeiro ou confinamento, entupidos de rações geneticamente modificadas, muitas vezes compostas de hormônios específicos, proteínas e antibióticos, tudo somado para acelerar seu processo de crescimento e ganho de carne, que proporciona o abate precoce. A morte do animal é apenas o último detalhe de uma vida comercial, existente apenas para possibilitar o abastecimento e a manutenção do preço final.
    Chega a ser hipocrisia dramatizar a situação.

    1. WALTER COSTA disse:

      O HOMEM MATA O BOI PRA COMER A CARNE, DEPOIS A CARNE MATA O HOMEM. COLESTEROL,GORDURA, E ETC.

  15. Chicó disse:

    Gostaria de sugerir a alguns que procure inteirar-se sobre inseminações artificiais, manejo nutricional e como criar animais pois algumas pessoas estão falando barbaridades sobre estes assuntos. E dizer que existe o RIISPOA Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de produtos de Origem Animal nele encontram-se as normas para o abate humanitário( morte sem sofrimento) realmente o abate com machado de acordo com o regulamento é aceitável porém o método recomendado é o do uso da pistola pneumática de dardo cativo onde insensibiliza o animal para em seguida haver o corte dos grandes vasos.

  16. Alex Sidney disse:

    Prezado Magno, Bom dia.

    Sou vizinho do matadouro e posso afirmar, esses absurdos aconteceram, acontecem e todos são omissos, inclusive o MP. Em 2006 entrei com ação individual denunciando os maus tratos aos animais e demais denúncias da matéria. O MP foi contrário a nossa alegação sob argumento que apenas a Promotoria tyeria o direito reclamar contra esse absurdo, mas até hoje não ingressou com qualquer medida. Nem fez nem deixou fazer e, enquanto isso, o Município quer pousar de bonzinho.

    1. Carlos Henrique Medeiro disse:

      Em 2006?!

  17. Alex Sidney disse:

    Digo mais, o Município é o autor dos maiores absurdos contra a natureza e saúde pública do município e o matadouro ocupar o primeiro lugar do ranking. Aviso os bajuladores do Poder, a pequena melhoria na situação caótica não diminui o crime que estão cometendo. Aproveitarei a matéria para também enviar alguns vídeos novos.

  18. Aloisio Crv disse:

    O Matadouro Publico de Petrolina, é um desses absurdos que nenhum ser humano consegue explicar. Primeiro, ele é todo irregular no seu funcionamento. Os funcionários que lá estão, sequer pertencem ao órgão. São “demitidos” “dispensados” “extintos” “abandonados” da EMPA, que, extinta “virtualmente”, não foram pagos os encargos e demais direitos. Assim “encostados” já que ninguém quer tomar nenhuma atitude para resolver a situação desses coitados, eles seguem por lá. Os demais são “terceirizados”. Da forma que funciona o matadouro, qualquer promotor fecha aquilo em 10 minutos. E por que não fazem? Porque a foça do “bode assado” não permite. Essa culinária em Petrolina gera divisas, turismo e fama para a cidade. Fechar o Matadouro é fechar o Bodódromo e outros bode assados. Mas, é duro que não se tenha uma pistola de reserva para substituir a outra quando quebra. Lamentável.

  19. Funcionario indgnado disse:

    Meu caro Pr.Francisco, vc deve ser um daqueles babão da prefeitura, pois o matadouro esta nas mãos de um…..o, nós sofremos todos os dias com essa pessoa que esta la dentro, já mandou varios amigos nossos embora por achar que ele é dono do matadouro, mas ele esta perto de sair. E só um lembrete para o prefeito: Estamos lhe esperando vim pedir voto aqui que o senhor vai ter a resposta por ter colocado essa pessoa la dentro.

    1. WALTER COSTA disse:

      MANDA ESSE SULISTA DE VOLTA PRA TERRA DELE EU NÃO SEI O Q FOI Q ELE VEIO FAZER AQUI MESMO JÁ Q O SUL SE ACHA TÃO SUPERIOR AO NORDESTE.FORA,. PÉSSIMO ADMINISTRADOR SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS. VC NÃO CONSEGUIA ADMINISTRAR NEM SUA FAZENDA DE UVA. VOLTE PRA O SUL DE PREFERENCIÁ DE PAU-DE ARARÁ.

  20. Carla disse:

    Q melhorou,realmente melhorou.Mas uma simples pistola,e ainda assim é a única e vive quebrada????????????Nooossa muito triste ver os animais sendo maltratados dessa forma.A carne é necessária para a nossa sobrevivência,mas não dessa forma.Os q esperam pelo abate ao ouvir os outros desesperados já vai gerando um estresse para o animal e sendo assim a carne estará com seu valor nutritivo prejudicado.
    Eu particularmente não aboli,mashá 3 anos tenho consumido cada vez menos carne vermelha, até frango tenho evitado,peixe é uma substituição mais saudável e saborosa.

  21. Manoel Malaquias disse:

    Esses comentaristas acima a maioria não dispensa um bom filé, ou picanha.

    Ai fica com peninha do boi? Ah! Isso é história para boi dormir.

    O Blog até tentou causar sensacionalismo, mais é a prática menos desumana de se matar um animal deste porte.

    O mais ridículo é o que acontece na Indonésia, veja o link
    http://www.youtube.com/watch?v=wQuj3X5iRyw&feature=related

    Tanto é que a Austrália, maior fornecedor de carne bovina da Ásia e Oceania, bloqueou a exportação de boi vivo para o país.

    Se você quer ver crueldade em matar um animal em abatedouro público, assistam esse video.

    http://www.youtube.com/watch?v=siWZtJB510s&feature=related
    Quer mais crueldade? Assistam isso
    http://www.youtube.com/watch?v=VUITqtr_viA&feature=related

    Isso sim é que é real crueldade e stress de um animal desse porte.

    Agora querem ver a tal pistola funcionando?

    Assistam isso http://www.youtube.com/watch?v=QqZvWGm6FNw&feature=related

    É o mesmo sofrimento.

    Agora o senhor Veterinário que me desculpe, ser veterinário de cachorro é uma coisa, agora de animal de porte grande é totalmente outra.

    Manoel Malaquias
    PhD em Youtube
    PhD em Exportação de Carne

  22. Carlos Henrique Medeiro disse:

    Não acredito na veracidade deste vídeo, pois deve ter sido gravado na gestão passada (FBC ou Odacy). De toda forma o animal morre é submetido ao estresse… Não é possível ver no vídeo a data que foi gravada, ou seja, não podemos colocar a culpa em Julio Lossio ou Minussi.. Esse vídeo está mais para as gestões passadas pelo uso do martelo..

    Watergate, pelo menos respeite a opinião do colega Eildo… O que você não quer para você, não faça ou deseje aos outros!

  23. Alfredo Barros disse:

    Gente, sem contar essa barbárie de abater com marreta, coisas de 80 anos atrás, o que a legislação atual não permite em hipótese alguma, repito em hipótese alguma!

    Acontece situações muito mais agravante por lá, que pode estar prejudicando a saúde da população que tem coragem de consumir a carne produzida no matadouro de Petrolina, e de outras pessoas que não tem nada a ver com esse descaso público.

    Uma delas é a refrigeração das carcaças ou carnes, a refrigeração é o que impede a multiplicação de bactérias patogênicas. Explico melhor, depois que o couro do animal é retirado, normalmente o ar circundante da sala de abate e as mãos dos operários começam a contaminar a carne antes assépticas(sem contaminação), se não tem refrigeração a multiplicação destas bactérias em contato com a carne é o sangue é problemática.(Tente deixar a carne fora da geladeira por 24 horas para vc ver o que vai acontecer)

    Esse referido matadouro não tem refrigeração, entrega sua carne toda quente, um absurdo que a legislação não permite desde 1962.É coliformes fecais ou se melhor preferir, Escherichia Cole pra todos os lados – E. Cole para os íntimos.

    Se estiver duvidando que existe esse negocio, entra em sites dos Estados Unidos ou pesquisa no google, e veja que por lá, mesmo no EUA, onde as coisas são mais rígidas e funcionam, por ano ficam doentes mais de 73 mil pessoas por ingestão desta cepa desta bactéria patógena, presente em boa quantidade no intestino do boi. Segue http://wwwnc.cdc.gov/eid/article/11/4/04-0739_article.htm , está em inglês, mas é só traduzir para o português pelo tradutor do Google.
    Tem esse link também que fala que 500 americanos morrem por causa da E.Coli por ano. http://www.projectcensored.org/top-stories/articles/25-e-coli-now-a-national-epidemic-kills-500-americans-annually/

    Aqui no Brasil não se procura, daí ninguém morre, não faz mal, acontece nada!

    Não se pesquisa cientificamente nos postos de saúde, por isto faz de conta que é uma virose qualquer, dá um antibiótico, e manda pra casa, ou os indivíduos que não procuram médico, ficam um dia e meio com diarréia, dormindo do lado da privada e tudo passa, estando pronto pra comer a porcaria de novo.

    Tem muita gente passando mal sem saber que é a carne que está prejudicando sua saúde, não mata de uma vez não, (tem uns que até vestem o paletó de madeira, ou partem desta terra aqui, sem saber que foi a mardita da carne, digo mardita, porque foi produzida indevidamente por uns sujeitinhos irresponsáveis).

    Estudos comprovam que muitos dos tumores que estão aparecendo sem explicação, vêm do consumo de alimentos deteriorados, pois, a grosso modo explicando, no processo de deteriorização provoca-se o aparecimento de enzimas que quando consumidas vão sendo depositadas no corpo do individuo, uma hora aparece e explode.

    Não estou aqui falando de nenhuma hipótese que carne bovina, faz mal para saúde, sou um carnívoro desde pequeno, a cada dia a medicina confirma que carne é um excelente alimento, uma fonte de proteínas inigualável , injeção de ferro e vitamina B-12 na veia. O problema todo é como ela é produzida, nos moldes do matadouro de Petrolina, to fora!Como diz os ermanos da Bahia, lá de Salvador, É barril.

    Outra situação que é totalmente deplorável é que este matadouro, mesmo que tenha melhorado seu tratamento de efluentes e subprodutos, se encontra no meio de bairros residenciais e se fosse “um exemplo”, o qual está milhões de anos longe de ser, provoca mal cheiro, e querendo ou não atrai urubus, sofre que reside nas proximidades por causa do cheiro e coloca em risco os passageiros que utilizam o meio aéreo para se locomoverem, pois essa estrutura insalubre está dentro da cidade e próxima ao aeroporto.

    Favorece meia dúzia de valentões irresponsáveis e Poe em risco mais de 100 milhões de consumidores, pois não é todo mundo desta cidade que tem essa coragem toda de brincar com a saúde!

    Já passou da hora de fechar essa pocilga!

  24. mosca na sopa disse:

    Que coisa terrivel!!! Petrolina a terra dos impossíveis!!!

  25. Josil disse:

    Esperamos providências, essa forma de abate é totalmente desumana. Uma vergonha pra nossa cidade . Falta de vergonha!!!!! e de justiça!! Tomara mais tomara mesmo que seja feito algo pois contra as imagens não há argumento.

  26. gleisa de souza disse:

    ainda continua um absurdo.

  27. gleisa de souza disse:

    ALGUEM PODE ME DIZER DESDE QUE ANO FOI FUNDADA O MATADOURO E QUANTOS FUNCIONARIOS TRABALHAM LA? E O NOME DO MEDICO VETERINARIO QUE HOJE ESTA LA???
    ME AJUDEM

  28. Sabrina Knust disse:

    É realmente lamentável essa situação . A poucos dias minha turma do Instituto Federal de Petrolina realizou uma visita técnica no Matadouro e nos decepcionamos muito . As marretadas deixaram os alunos chocados e revoltados, muitos passaram mal com o cheiro terrível e indignados com o tanto de baratas que tinha lá. A desculpa de que a Pistola está quebrada ainda permanece , isso é um absurdo , sinceramente a prefeitura devia tomar providencias e caso não seja resolvido , o matadouro deve ser fechado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários