Massacre em escola no Rio já mexe com rotina de estudantes petrolinenses

por Carlos Britto // 08 de abril de 2011 às 11:35

O massacre de estudantes em uma escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, ocorrido ontem (07), já mexe com a rotina dos estudantes petrolinenses.

Um aluno da escola Professor Simão Durando, localizada no bairro Rio Corrente, zona oeste do município, disse estar apreensivo após essa tragédia. O jovem (que pediu para não ser identificado) revela que a violência na referida escola é grande.

Segundo contou ao Blog, as frequentes brigas entre os estudantes da Professor Simão Durando já trouxeram até a polícia para dentro da escola. E não é só. Ele revelou ainda casos de colegas que não querem estudar e atrapalham os demais, falta de respeito aos professores e práticas de bullying (violência física ou psicológica)

“Realmente a situação aqui na minha escola está terrível. Eu mesmo estou ferrado na 1ª unidade porque não consigo nem copiar direito com a bagunça”, informou. Com a palavra, as autoridades públicas. (foto/Portal Terra)

Massacre em escola no Rio já mexe com rotina de estudantes petrolinenses

  1. galdino neto disse:

    No Brasil não falta dinheiro para aumentos imorais dos altos escalões, como esses últimos. Será que eles já previam os cortes dos 50 bilhões? Corta-se o dinheiro da educação, da segurança, da saúde, para salvar a ganância desmedida do mercado financeiro. Aumenta-se os juros para encher de prazer os banqueiros frios e calculistas. Aumentam-se os impostos para retirar mais a dignidade do brasileiro de poder pagar uma escola de qualidade a seus filhos e livrá-los dessa bagunça que é a escola pública. Com esses cortes, cortam-se vidas. Mais policiais custam caro? Mais professores custam caro? Mais seguranças nas escolas custam caro? E aquelas 12 vidas que se foram, quanto custaram? Esses políticos brasileiros precisam parar de falarem besteiras, de picuinhas, de egoísmo, de sordidez e começarem a pensar mais no povo brasileiro. Imagine se esse jovem entrasse no Congresso e metralhasse alguns deputados… Não desejo isso nunca. Mas eles não fazem nada por quê a segurança pública está concentrada lá. São rodeados de seguranças, policiais treinados. Pra quê se preocupar com o resto da população. Em dia de eleição, sobem os palanques prometendo mundos e fundos. Ao serem eleitos, ficam com o mundo e cortam os fundos. O fundo da educação, da saúde, da segurança. Francamente, nossos representantes. Nós não aguentamos mais tantas tragédias. Basta!!!! Que Deus conforte a dor das famílias das vítimas e que acolha os pequninos no seio de Seu Reino. É só o que nos resta fazer.

    Nossa sociedade está doente. Gravemente doente. Doente de IMORALITE aguda. E nossos representantes saíram de onde? Os presidiários saíram de onde? Brotaram que nem capim? Não. São frutos dessa mesma sociedade. O o povo se mobiliza, ou tudo continuará imobilizado….

    P.S. Muitas crianças hoje ficaram com medo de irem às escolas. Em Petrolina já tivemos dois casos de mortes de menores, fruto da violência: O do Novo Encontro e o daquela escola da Areia Branca que não lembro o nome. Banqueiros, investidores das bolsas, os salafrários estupradores do capital nacional, não tem filhos em escola pública. Fica o meu grito de protesto, que sai das senzalas e espero que ecoe nas Casas-Grandes.

  2. A disse:

    Violencia nas escolas publicas em Petrolina? Serio? Que é isso!

    Quem frequenta as escolas publicas de Petrolina e nunca viu ou ouviu falar sobre violencia nestas escolas só pode ser idiota, cego ou surdo. Já se fala até em gangues.

  3. Raimundo Amorim disse:

    Quero informar que nossa escola, assim como as demais em toda a cidade, em quem sabe no Brasil, tem vulnerabilidade para a violência; mas posso ressaltar que sempre procuramos está atento aos focos de violência dentro e fora dos muros da escola. O bullying acontece sempre, seja dentro ou fora da escola, para tal estamos sempre realizando campanhas contra isso, seja ela importa ou não pela GRE – que é o órgão responsável por conduzir essas campanhas.
    Quanto a policia está presente ou não na escola, posso dizer que quando for necessário, não somente na Simão, quanto em qualquer outra escola deve-se chamar e ser prontamente atendida pela polícia, pois se isso tivesse acontecido antes, os casos que já aconteceram em escolas aqui nessa cidade esse ano poderiam, digo PODERIAM, ter sido evitados.
    Nós como gestores e professores escolares estamos sempre procurando beneficiar a todos com uma boa educação para todos; o problema é conseguir controlar o barulho, quando uma grande maioria não aceita está concentrada nos estudos e explicações do professor, e quando este vai reclamar, os próprios alunos o agridem ou vão reclamar com as autoridades e imprensa (que no final vão dá razão ao aluno) que o professor não está qualificado para tal função.
    Agora lhes pergunto, a qualidade das escolas públicas e do ensino nessas escolas está piorando pela incompetência dos educadores, dos gestores, ou por irresponsabilidade dos alunos e dos órgãos públicos que estão dando mais poderes aos malfeitores e retirando os bons (alunos e pessoas) das salas de aula?
    As brigas existem, mas na escola Simão não está tão generalizada como informou o aluno ao blog.

  4. M.M.S disse:

    Acho que se tem que prevenir-se de tudo vj q era um ex aluno, o correto vj apartir de agora para ñ acontecer mais isso colocar ñ só um vigia como temos em algumas escola, pior que tem escola que ñ tem nenhum, mas os orgãos governamentais poderiam colocar mais de um vigilante durante o periodo de aula onde deveria ser feita uma revista as visitas até mesmo aos pais fazendo uma conscietização, para que podessemos ter mais segurança ñ só como alunos e professores, como tmbm como pais, pois tenho filho em escola públicas isso seriviu de exemplo a todos nós, ñ só nas escolas públicas como tmbm as particulares. Todas correm risco até pq o q este cara fez serviu de exemplos a muitos agora infelizmente.

  5. juninho disse:

    Tá ficando muito serio a violência nessas escolas do governo, eu msm sou Professor de uma, e tenho visto frequentimente a maneira q eles brincam, são bastantes violentos, naõ sabem se dirigir um ao outro com boas maneiras, é só com palavrãos, a gente tem q tá o tempo todo conversando, orientando para q mudem, mas ficam eh zombando da cara da gente, é muito dificil, só qm é professor saber como é passar por isso.

  6. EU QUERO FAZER UMA DEMUNCIA disse:

    EU ESTUDO NA ESCOLA PROFESSOR SIMÃO AMORIM DURANDO, E ME SINTO INSEGURO COM O PORTÃO DE ENTRADA DA ESCOLA.
    a mulher que cuida do portão ja me disse que ja entrou pessoas (trobadinhas) com armas na escola, ela não pode falar nada com medo de ser baleada.

    NA HORA DA ENTRADA DOS ALUNOS A TARDE FICA O MONTE DE CARAS NA FRENTE DA ESCOLA TENTANDO ENTRAR E TEM VEZ QUE ELES ENTRA E FICA TIRANDO OUSADIA COM AS MENINAS DO COLÉGIO.

    SE NÃO TOMAREM AS PROVIDENCIAS ESSE MASSACRE PODE SE REPETIR SO QUE AQUI EM PERNAMBUCO.

    DEUS EU E MEUS AMIGOS DE CLASSE AQUI NO SIMÃO POR QUE A SITUAÇÃO AQUI TA FEIA.

  7. Luíza disse:

    As famílias totalmente desestruturadas, filhos sem pai, sem mãe…
    Crianças e adolescentes sem um ícone para se espelhar e agora pais que pensam que a escola está lá apenas para lhe servir, sem que eles, em contra partida, a respeite e a valorize. Sou professora de uma escola pública e qd um pai é chamado porque seu filho não está seguindo as regras da escola, eles (os pais) ao chegarem, vem logo agredindo a todos. Os pais muitas vezes, dizem q não sabem mais o que fazer com seus filhos, que nós podemos fazer o que quisermos, chamar a polícia, entregar ao juíz, etc. A quem recorrer?

  8. Lenice disse:

    A Escola Simão Amorim Durando, é uma escola formada por Diferentes pessoas, estou la desde a 2 serie e estou atualmente no 3 ano do ensino medio, e nao reconheço esse tipo de violencia. A patrulha Escolar é uma aplicação do policiamento comunitário nas escolas do Governo do Estado, e devem ir as escolas para garantir a segurança, estou todas as tardes na escola e nao vejo brigas… e nem policiamento, alem do que a Patrulha Escolar as veses.
    Para mim a escola simao é muito boa.
    Parabenizo os meus professores pois sao otimos educadores.

  9. Anderson disse:

    Realmente é muito triste que seja necessária uma chacina em um local distante para que os olhos se voltem para a nossa realidade. Realidade de exposição e fragilidade nos valores. Tenho 1 9 anos acabei de sair da escola estadual, faço faculdade e trabalho nesta mesma escola a que se refere o aluno uma bela sugestão ao Blog é não se deter somente neste comentário do aluno mas averiguar o que ocorre nas escola da região. Talvez o resultado da pesquisa faça com que os problemas encontrados aqui na Simão Durando lhe pareçam bobagem caro Carlos Britto. Sou fruto do mesmo sistema educacional do jovem acima mas mesmo assim nunca pus a culpa de minhas falhas em professores, colegas ou mesmo no sistema. Sempre soube das minhas responsabilidades e as cumpri fielmente por que assim meus pais me ensinaram posso dizer que sou fruto de uma EDUCAÇÃO ANTIQUADA mas posso afirmar e sou prova disso: O que falta a maioria dos salunos é apresença de uma autoridade familiar forte. Não adianta tentar moldar o que está consolidado é preciso de cedo impor regras e limites c oisa que a maioria de meus amigos(temos a mesma idade) não têm. QUEM TEM DIREITOS DEMAIS ACABA NÃO TENDO DIREITO ALGUM!

  10. Que coisa! disse:

    Estava tudo bem, depois do ultimo acontecimento todos resolveram achar problemas nas escolas, não que seja para todos ficarem calmos, no entanto pelo que eu conheço da Simão Durando não é bem assim que são as coisas, geralmente os portões sempre estão fechados e esta história que a “mulher estava com medo de ser baleada” esta mal contada.
    Não cheguei a ver esta “SITUAÇÃO FEIA.”
    É muito facio criticar a escola.
    Para mim Simão Durando sempre foi ensino de qualidade, Pois sempre me senti seguro na escola.

  11. Jane (Assist.Adm.Esc.Simão) disse:

    Felizmente, a escola é feita de pessoas. Na Escola Simão Amorim Durando não é diferente.
    A escola nos apresenta alunos de diferentes níveis de aprendizado, diferenças de opiniões, sentimentos e humores.
    Em episódios isolados e que não fazem parte do cotidiano da Escola Simão, se fez necessário o apoio da polícia, que não exerce somente o papel de segurança pública, mas tem também um grande papel de educador social.
    Se a situação na nossa escola estivesse “feia” como alega a denúncia do aluno, não haveria todos os dias em nossa secretaria, pais implorando por uma vaga para seus filhos, vaga que infelizmente temos que negar por falta de espaço físico na nossa escola.
    Portanto, deixo aqui um apelo às famílias.
    A falta de tempo é um dos fatores que afasta as famílias das escolas. Existem pais que só comparecem na escola para fazer a matrícula do filho, depois somem. No entanto a falta de tempo não pode servir de desculpa para a falta de contato. É impossível haver uma aproximação entre pais/professores/equipe gestora, em encontros que são marcados apenas para falar de problemas e mesmo assim poucos pais comparecem.
    Precisamos construir uma relação família/escola de forma duradoura, baseada em respeito, colaboração e apoio mútuo.
    A presença dos pais na escola é uma forma de carinho, amor e cuidado com os filhos. Uma família disponível e consciente de sua responsabilidade na construção da personalidade moral e na formação do caráter dos seus filhos.
    Temos na Escola Simão Amorim Durando uma equipe gestora preparada, comandada por uma professora competente, dinâmica e empreendedora, preocupada com o desenvolvimento pedagógico e com o bem-estar físico dos nossos alunos e funcionários.
    Os nossos professores são de excelente qualidade, comprometidos com os propósitos do ensino de qualidade.
    Alguns dos nossos queridos alunos precisam acordar para a realidade e fazer uma reflexão sobre o seu comportamento em sala de aula, pois eles próprios serão os maiores beneficiados nesse processo.

    É com orgulho que faço parte dessa Escola e acredito que se todos colaborarem tornaremos realidade a excelência desejada no processo educativo, principalmente, buscando o distanciamento das crianças e dos adolescentes, do atual cenário de violência e descaso.

  12. Samuel Alencar disse:

    Eitaah eu estudo no SIMÃO des do ano passado entrei lá na setima serie e to na oitava e nunca vii isso,brigas existem em todas escolas publicas e particulares sinceramente não vejo isso com tanta frequência no SIMÃO .

  13. beatriz disse:

    não gostei o que vocês falam sobre a escola professor simão amorim durando,nunca aconteceu isso na escola,ninguem entrou com arma na escola.pois sempre a patrulha escolar está na escola,sempre gostei do simão amo a minha escola de coração,amo os meus professores tantos os homens como as mulheres são otimos professores não tenho que reclamar deles principalmente da direção está cada vez menho se essa pessoa não gosta da simão por ela ser ruti.a simão é o melhor colegio de todo brasil quando eu tiver os meus filhos se a escola continuar eles vão estudar lá como a mãe deles estuda…………………bjosssssssssssssssssssss

  14. Wagner Andrade disse:

    Sou professor na Escola Simão Amorim Durando e devo dizer que esta matéria é inverídica e caluniosa. Concordo quando o referido jornalista cita a indisciplina e o desrespeito aos professores, mas devo dizer que se tratam de casos esporádicos e isolados ( o que, na verdade, faz parte da realidade da maioria das escolas do país). Com relação à presença da polícia na escola e às brigas, devo informar que não são frequentes, como se afirma na matéria e que tal acusação é descabida e me sinto ofendido com tamanha falácia.

  15. Emanuelly Souza disse:

    Olá, sou aluna da Simão, confesso que fiquei surpresa com a denúncia desse jovem que se diz aluno da escola e pediu para não ser identificado. Nunca cheguei a presencear nenhum desses casos apontados na matéria acima e acredito que estão fazendo uma imagem errada da nossa escola.

  16. felipe souza disse:

    Olá, eu estudo na escola profº Simão Amorim Durando e não vejo esses tipos de coisa não, esse pirralho que falou isso era que deveria acontecer isso com ele pra deixar de ta falando besteira, pra ele que não sabe discussões acontece ate dentro de casa imagina em uma escola com milhares de estudante, ai cabe da coordenação tomar sua providencias. Agora já no “DESFILE” da escola foi uma negação por conta, dos professores estavam com preconceito com uma aluna, so por que ela teve umas discussões na escola, ai não deram a vitoria a essa aluna, deram a outra aluna, fora isso a escola não tem oque reclamar, so o lanche mesmo, [kkkkkkkkk] Brincadeira, mais nao tenho o que reclamar, o ensino esta de nota 10,

  17. julio disse:

    que nada …esse aulo que foi fazer está denúncia no minino ele foi expulso da escola …porque ele não se indentifica….
    a escola é uma das melhores de petrolina,se não a melhor do ensino público de petrolina……….
    o resultado tá ai para todo mundo vê,várias aprovações nos cursos públicos,e federais,aprovações nos vestibulares ..além disso..
    professores super capacitados,uma estrutura exelente…
    eu sou aluno do simão ,e não gostei dessas públicações contra a escola…voce tem que analisar primeiro o que voce vai divulgar…..

  18. Karine Lopes disse:

    Estudo na escola professor Simão Amorim Durando desde da 6 serie e não vejo nada do que falaram
    muito pelo contrario a escola é ótima , os professores nem se falam
    são muito mais que professores são amigo , conselheiro.
    ficam as perguntas:
    Se isso tudo que estão falando da escola fosse verdade , por que esse menino ia se esconder ?
    e se a escola é ruim por que muitas mães vão procurar vaga lá?
    vocês acham que se isso tudo fosse verdade teria alguma mãe procurando vaga no Simão?

    lhe digo de todas as escolas que estudei essa foi a melhor e se esse menino não tem matéria é por que não frequenta a escola por que se frequentasse teria tudo por que aqui todos os professores são responsáveis e fazem de tudo pra que os alunos passem de ano menos aqueles que não querem nada com a vida.

  19. JESSICA SILVA disse:

    A Minha escola e a melhor de todas de petrolina (gorveno).
    eu estudei mais de 7 escola(particula) antes de chega no simão a unica que eu gostei foi mais do simão .
    A DIREÇÃO DA ESCOLA E MUITO BOA A MELHORES DE TODAS NÃO TENHO DO QUE RECLAMA DA ESCOLA SIMÃO AMORIM DURANDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários