Passeata de estudantes da FFPP/UPE ganha ruas de Petrolina e engarrafa Ponte Presidente Dutra

por Carlos Britto // 06 de setembro de 2011 às 17:33

Em protesto contra o caos administrativo em que mergulhou a FFPP/UPE Campus Petrolina, sobretudo em relação à falta de professores, centenas de estudantes da instituição tomaram as ruas da cidade, na manhã desta terça-feira (06).

Munidos com várias faixas criticando o que consideram “descaso do governo de Pernambuco” com o ensino superior, os estudantes interromperam o trânsito no cruzamento da Avenida Guararapes, uma das mais movimentadas de Petrolina, próximo à prefeitura.

Já era por volta do meio-dia quando os manifestantes foram em direção à Ponte Presidente Dutra. Como o horário era de pico, o congestionamento nos dois sentidos da ponte foi inevitável.

Segundo as lideranças do movimento, caso o governador Eduardo Campos ou o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, não tomem uma providência, os alunos ameaçam acampar na ponte Presidente Dutra por uma semana, impedindo o trânsito.

Além da falta de professores na universidade, eles criticam a greve dos servidores e docentes e a falta de infraestrutura no campus de Petrolina. (fotos/divulgação)

Passeata de estudantes da FFPP/UPE ganha ruas de Petrolina e engarrafa Ponte Presidente Dutra

  1. maria silva santos disse:

    sou estudante da universidede de pernambuco campus III PETROLINA E NÃO CONCORDO COM ISSO! acho isso uma desonestidade com os motoristas que querem trabalhar e sao impedidos pelos alunos! estou envergonhada.

    1. Law disse:

      Maria silva tenha vergonha de vc mesma, se vc diz que estuda na FFPP então sabe dos problemas que está presente lá, e mesmo assim não tem coragem de ajudar na petição de seus colegas?
      O que eles estão pedindo serve pra vc principalmente e vc ainda fica sujando os esforças deles?
      Tenha vergonha de vc mesma, sua froxa e irresponsável! Se não pode ajudar ao menos fique quieta.

    2. Vanessa Alves disse:

      Maria, não sei que curso você faz na UPE mas se você realmente fosse ALUNA dá UPE estaria se orgulhando disso, não seja apenas uma ouvinte, não passe mais seus dias criticando ao invés de pensando, você tem a oportunidade única de poder estudar em uma escola pública mas se o ensino não é de qualidade ALUNO que é ALUNO tem o direito de reclamar..a faculdade é gratuita mas são seus pais ou você mesma que paga os impostos que a mantêm! Vejo muitas pessoas dizendo que interditar a ponte é demais..não pensam eles que eles são roubados todos os dias já que o dinheiro que dão para impostos não é revertido para pelo menos uma educação de qualidade! Um rapaz aqui nos comentários deu a ideia de irmos pra Recife ao invés de parar a ponte, sinceramente, eu ri, somos estudantes! não um bando de desocupados com dinheiro no bolso, aluga o ônibus da UPE? a UPE nem ônibus tem!!!..Eu vejo que se a minoria da população vai antipatizar com o movimento é a minoria ignorante que não sabe que o mundo é o que é hoje porque muitas revoluções lutam para nos dar voz! Não é preciso ser ALUNO da UPE pra ter orgulho, basta ser HUMANO!

  2. آآضججذ خآؤةئج disse:

    vejo as próximas nóticias, tragédia na ponte presidente dutra, motorista descontrolado mata estudantes atropelados e foge sem prestar socorro tenha medo!!! já teve um doido ai num golf que detonou uns ciclistas acho bom a PRF abrir os olhos para esses irresponsavéis.

    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/motorista-que-atropelou-ciclistas-estava-se-defendendo-diz-advogado.html

    1. Law disse:

      Irresponsável é vc que Não sabe onde fica seus olhos, Se um dia seu filho entrar na UNIVERSIDADE vc saberá oq aqueles alunos estão fazendo se é que um dia seus filhos chegaram à UNIVERSIDADE!!!
      seu Ipócrita sem cultura!

      1. آآضججذ خآؤةئج disse:

        bela interpretação citei os motoristas querido tenha dó vai estudar vai!!!!!!

        1. آآضججذ خآؤةئج disse:

          estava falando da segurança dos estudantes nessas manifestações assim como ocorreu com aquele grupo de ciclistas pode ocorrer com vocês também falo para buscarem apoio de algum orgão mas você deve estar cego de ódio e não conseguiu enxergar

  3. Luana Amorim-estudante FisioterapiaUPE disse:

    Só queremos que se cumpram os nossos direitos!Queremos educação e um mínimo de condições pra estudar.Queremos professores!!!
    Nós da turma de Fisioterapia estamos atrasados 1 mês,nem sabemos o que vão fazer por nós e por todos que estão sem aulas e sem nenhuma expectativa sobre o futuro.
    Cadê o Governador com maior índice de votos do Brasil???
    Por que ele não nos diz algo sobre o que pretende fazer diante desse caos que se encontra a UPE?

  4. Pedro Paulo de Lavor Nunes disse:

    Reinvidicação legítima… o problema não é ATUAL…
    São vários os problemas nesta instituição, deste a ditadura da gestão até o descasso com a qualidade do ensino/pesquisa/extensão… da diretoria atual (que está no poder a mais de 15 anos na ffpp) ao governo (que contraditoriamente foi o mais bem votado, uma piada) excluem as possíveis alternativas de melhora para os futuros professores ou profissionais da saúde que sairão de lá, consequentemente quem acaba prejudicado é a população… e a mesma população não une forças para a melhora da nossa universidade.

  5. Carlinhos disse:

    Essa é a realidade do nosso ensino superior. Um estado que paga o pior salário aos docentes no estado só podia dar nessa lástima mesmo. Me solidarizo com esses estudantes se esse governador ditador não fizer nada acho que eles deviam acampar é na casa do governador aí sim ele ia dar um jeito e resolver a questão.

    1. Tayana disse:

      Como uma pessoa acima citou ter vergonha da ações dos estudantes da UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO , tive que me pronunciar. VERGONHA ela devia ter de não ter coragem de lutar pelos seus direitos, por que na minha concepção essa é a maior VERGONHA que um ser humano pode ter. Ela não deve saber que a “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
      Se não temos o que nos é direito temos que reivindicar SIM.
      E é exatamente por existir pessoas INCAPAZES de lutar pelos seus direitos que o nosso país caminha neste rumo.
      Eu sinto ORGULHO de todos esses alunos!

      1. Law disse:

        Tayana vc falou pouco mais falou lindo, Oq seria do país se não fosse os estudantes? Talves estaria nas mãos de FERNANDO COLLOR DE MELO ainda.
        Precisamos protestar mais e mais pelos nossos direitos e não nos calar diante de tanta corrupção!

  6. priscila disse:

    Temos e devemos lutar por nossos direitos!!se nos calarmos o q será de nós!apoiooooo total essa reinvidação,precisamos sim de melhorias!

    lembrando q essa paralisação foi o primeiro passo para as demais…
    SE O REITOR É CALADO O ALUNO NÃO É; VAMOS FAZER GREVE EU SEI QUE VC QUER..VC,VC,VC,VC

  7. Andreia disse:

    Parabéns aos alunos pela iniciativa. Não podemos mais ficar calados (de Calado já basta o reitor) vendo a situação do jeito que está e fingir que não esta acontecendo nada. Queremos sim, uma universidade com estrutura física adequada e professores EFETIVOS e, não somente contratados. Não reivindicamos nada de anormal, nós queremos o minimo que pode se esperar de um ensino superior: AULAS. E aulas com qualidade.
    E eu tenho vergonha sim, não da manifestação na ponte, na prefeitura, seja lá onde for, mas de ver a Universidade de Pernambuco não oferecer condições minimas para estudarmos. E de ver colegas que ainda não tiveram NENHUMA aula nesse período.

  8. Carlos Eduardo ARAQUAM disse:

    ISSO É UMA VERGONHA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, ONDE SE ENCONTRA O ESTADO EM MAIOR DESENVOLVIMENTO DO BRASIL, O GOVERNADOR QUE TANTO SE DIZ DAR A ALMA PELO POVO PERNAMBUCANO E HOJE OS SEUS PRÓPRIOS CONTERRÂNEOS ESTÃO AI CRITICANDO-O, VERGONHA, ISSO TUDO É PORQUE SEUS PARENTES E FILHOS (NÃO SEI SE TEM) ESTUDAM EM FACULDADE PARTICULAR, ENTÃO MEUS CAROS LEITORES É UMA VERGONHA A POPULAÇÃO DE PETROLINA QUERER ESTUDAR E OS PRÓPRIOS GOVERNANTES NÃO PROPORCIONA A POPULAÇÃO UMA FACULDADE REGULAR, DOU VALOR A CAMPANHA DOS ESTUDANTES E ISSO IRIA MELHORAR SE AS FACULDADES SE UNISSEM EM UM ÚNICO PROPÓSITO OU BEM COMUM, PARAR POR DOIS DIAS TODO FLUXO DE CARROS PRINCIPALMENTE CARRETAS E CAMINHÕES (BAÚ FRIOS E CONTAINERS) PARA O ESCOAMENTO DA SAFRA, NO INSTANTE ESSES GOVERNANTES MAU CARÁTERES TOMARIAM UMA DECISÃO, SOU BAIANO MAS APOIO OS ESTUDANTES PERNAMBUCANOS, E JOVENS VÃO A LUTA PORQUE ESPERAR POR QUALQUER FILHO DA XXXX NÃO VAI DAR EM NADA, APENAS EM PIZZA.
    NO DIA QUE FIZEREM QUE NEM OS ESTUDANTES DE SÃO PAULO QUE TEM ATITUDES DE IR A PREFEITURA E QUEBRAR TUDO AI SIM A MÍDIA CAI EM CIMA E O GOVERNADOR VEM A PETROLINA SOLUCIONAR, NÃO DESCANSEM ATÉ ATINGIREM SEUS OBJETIVOS, SEI QUE PALAVRAS NÃO RESOLVEM E SIM A ATITUDE DA POPULAÇÃO.

  9. Dreda disse:

    Acho o pleito dos estudantes legítimo, e eles têm o direito e dever de protestar. Só acho errado a forma como fizeram, interrompendo o trânsito na ponte e no centro de Petrolina. Isso só atrai a antipatia da população, e posso garantir a todos que o Eduardo Campos nem deu bola para isso. Se querem acampar em algum lugar, peguem ônibus da própria UPE, vão para Recife, e acampem em frente ao palácio do Governador. Usem os meios de comunicação como esse blog para protestar, mas cuidado para não atrair a antipatia de toda população. Foi o que conseguiram com esse tipo de protesto. Estudante universitário deve usar outros meios, não pode se igualar ao MST.

    1. joao antonio disse:

      Que ônibus???
      Acorda pra vida, essa é uma das reivindicações!!!

      1. joao antonio disse:

        não pode se igualar ao MST???
        Vai se informar antes de escrever besteira.

        1. Deise disse:

          Antes de criticar se informe sobre o manifesto…. Entre nossas reivindicações está a falta de ônibus no campus…. A população precisa saber do que estamos passando, e vamos parar quantas vezes for preciso… Se o reitor á Calado, o aluno não é….

    2. Law disse:

      Dreda vc está totalmente enganado(a), Moramos numa cidade onde se tem Deputados proximos e se os estudandes encomodarem por aqui os de lá saberam e faram alguma coisa em favor.
      E nunca compare ESTUDANTES com MST, se for pra baixar o nivel fique calado pra não falar besteira!!!

    3. junior disse:

      o grande mal da universidade de pernambuco e um grande numero de bolas murchas, que enquanto uma pequena quantidade de alunos estar nas ruas lutando pelo direitos deles também só procura a imprensa para nos criticar, faço referencia as duas primeiras colocações “bolas murchas” e para esse cidadão que não lê ônibus é uma das reivindicações do movimento”uma” pois temos varias e vamos acampar na ponte sim saber por que? SE O REITOR É CALADO O ALUNO NÃO É; VAMOS FAZER GREVE EU SEI QUE VC QUER..VC,VC,VC,VC

    4. Cleiton disse:

      Dreda, concordo com quase tudo que vc postou, menos o uso do busão para deslocamento a Recife, Pq a UPE simplismente não tem ônibus.
      Agora acho um absurdo os estudantes usarem da democracia para protestar(tem todo o direito), mas não conseguem ser criticados pela mesma democracia, que ja levantam as pedras para quem não concorde…
      Vamos ser mais criativos no modo de protesto.
      FAÇAM A DIFERENÇA!
      Como quem publicou ai mais pra baixo mais uma frase sem sentido:“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem” POIS BEM, ESSE MOVIMENTO PODERIA SER DIFERENTE. E como bem falou o Dreda “NÃO CAIAM NA ANTIPATIA DA POPULAÇÃO.

  10. Alessandra disse:

    Sou estudante do curso de enfermagem da UPE, participei da passeata e participarei outras veses se for necessário.
    Quem nos critica não sabe o que se passa naquela instituição de ensino. Algumas turmas estão sem nenhum professor.
    É esse o progresso prometido pelo governador??
    Garanto a vocês: ” Não vamos nos adaptar! Vamos lutar, pois: ” Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.”

  11. Diego Rislei disse:

    “Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”

  12. joao antonio disse:

    OBS: ninguém nunca disse que iria acampar na ponte, o que foi proposto foi acampar na faculdade. Essa informação está errada.

    1. Antonio coelho disse:

      Acorda Brasil, em especial Petrolina!

      Sou estudante da UPE, e estamos de parabéns por ter coragem de reivindicarmos nossos “direitos” direitos estes consagrados na Carta Magna e desrespeitado pelo Governador . Somos vítima de um governo que trata a educação com descaso, o estado de Pernambuco é o pior Estado da federação que remunera seus professores (em média 1.100,00 reais por mês).
      Em relação à paralisação feita na Ponte Presidente Dutra, está mais que justa, pois se os motoristas e a comunidade querem trabalhar, fazer negócios, se locomover; os estudantes da UPE querem simplesmente estudarem. Direito sagrado e Universal.
      Estamos mais que unidos e vamos lutar até ser solucionada essa causa: falta de professores efetivos, condições mínimas de estrutura; no Brasil só funciona com base em atos de pressão, os protestos são as ferramentas que temos para reivindicar.

      Nós estudantes e a comunidade só têm a ganhar com tudo isso: lutar por educação de qualidade e primar sempre por seus direitos, aqueles que forem contra isso são os que querem uma Nação desigual, atrasada e subdesenvolvida.

      Desistir nunca, lutar sempre…………….

    2. Larissa Vilarim disse:

      Realmente. Essa informação não confere. Cuidado com o que vocês andam falando estudantes. Se informem antes de darem esse tipo de notícia pra imprensa.

  13. Thamara disse:

    Vergonha????? temos que ter vergonha da falta de professores, da faculdade mal estruturada, vergonha de nao ter agua nos bebedouros… Infelizmente eu não pude ir hj, mais irei para o grito dos excluidos, para a areia branca, se for preciso irei até acampar no palacio do governo em Recife. Quem não usa dos seus direitos sabe o que é cidadão!!!

  14. Zeca, Vice-presidente do C.A de Letras/Português disse:

    Vamos em frente, esse é o começo de uma luta que perdurará até a conquista definitiva de nossos direitos! Muitos vão se sentir ofendidos com nossas ações, muitos vão nos tachar de irresponsáveis, de loucos ou desocupados… mas tudo bem, faz parte de toda essa mecânica nefasta de opressão injetada no pensamento do senso comum. Continuaremos a luta a pesar de qualquer critica forjada na ignorância e na falta de cumplicidade e companheirismo humano. Nossa luta é um fenômeno histórico e não vamos desperdiçar o momento! Aliados serão sempre bem vindos…opositores serão devidamente e educadamente vencidos!

  15. Layanna disse:

    Não estamos querendo nada de mais, apenas os nossos direitos! Ir ao palácio do governador e ainda por cima com o ônibus da UPE soa como piada para nós estudantes! Não temos salas de aula disponiveis para todos os cursos (a não ser as emprestadas), imagine ônibus próprio! Temos mesmo que ir as ruas, mostrar nossas caras e nossa voz para que não só a população fique ciente dos nossos problemas mas também para que as autoridades tomem providências cabíveis e solucionem aquilo que nos é por direito!

  16. Francislene (Geografia) disse:

    Apoio Completamente o protesto que aconteceu hj.
    Somente assim conseguimos chamar a atenção não só da população mais também do Governador.
    Não podemos nos calar diante esse descaso que está acontecendo na Universidade!
    °Sou do Curso de Geografia e o 7° Período não teve nenhuma aula neste semestre, o 8° período só tem um professor e os outros períodos estão totalmente prejudicados também. E esse problema não é exclusivo de Geografia os outros cursos também sofrem.Sem contar outros problemas relacionados a estrutura física da Faculdade,entre outros.

  17. Rafaela Gomes disse:

    sabemos que o pessoal queria almoçar e tal…só que se não ferissimos alguém…nossos protestos não dariam em nada…é preciso ousar para que a sociedade nos enxerguem!!!!

  18. Mayara Estudante da UPE disse:

    O que me chateia, ou melhor, ME DEIXA ENVERGONHADA é que, de mais de 3 mil estudantes na UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA, somente uns 150 vão para as ruas protestar em nome dos 3 mil alunos e ainda são criticados pelos que fazem parte dos 3 mil que se omitiram. ISSO QUE É VERGONHA!

    “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.”

  19. Levi disse:

    Me envergonha uma ruma de gente ignorante vir aqui e escrever besteira, principalmente quando se trata dos próprios estudantes da institição pela qual se está lutando. A UPE está esquecida a anos e nós lutaremos para reerguê-la, vamos até o final, porque de “calado” já basta o reitor.

  20. Danielle Lisboa disse:

    Nossa luta é legitima, nossa intenção não foi atrair de forma alguma a antipatia da população, pelo ao contrario mostrar o que acontece dentro dessa instituição, mas sabemos que para ser ouvido por algumas instâncias do poder politico precisamos Ir as ruas, os estudantes do Piauí conseguiram abaixar a passagem, nas ruas fazendo manifestações. Vamos lutar sim, nada de movimento APENAS pelo blog, sabemos o poder dessa via de comunicação e estamos presente nela, mas vamos as ruas ocupar nossos espaços de luta. Estou orgulhosa por nós estudantes!!!!!
    obs: Não definimos que íamos ocupar a ponte por uma semana em momento algum.

  21. Levi disse:

    E nós não estamos organizando uma ocupação de 1 semana na ponte. Não somos loucos, os rejuízos que isso traria a muitas pessoas em todo o nordeste é incontável. Pretendemos sim, caso o governo não nos traga uma solução concreta, entrar de vez em greve e ocupar o prédio da faculdade, mantendo os protestos nas ruas.

  22. Centro Acadêmico drº Pedro Escudero disse:

    Queridos vamos analisar:
    A ampla defesa e a livre manifestação do pensamento são direitos constitucionais fundamentais (Art. 5º, IV e LV).
    Em visto à nossa realidade que no Brasil muitos se calam, eis o motivo do descaso na UPE.
    Eu creio que atos de mudança são válidos desde que não se inflijam os direitos humanos. Não estamos lutando por futilidade nem perversões, mas por um direito que os RESPONSÁVEIS em garanti-los não tem feito! Estamos pecando em algo? Talvez, pois em meio a cerca de 150 pessoas não podemos responder por todas e o manifesto na ponte teve em vista chamar à atenção da sociedade e a pública que tem feito pouco caso de nós. É realmente muito triste que as próprias pessoas da UPE não entendam que o benefício que queremos à educação ultrapassa “badernagem” e interesses pessoais. Muito bem dito quando falam que a ignorância está por trás da incompreensão do nosso movimento. LUTAMOS PARA QUALIDADE NA UNIVERSIDADE, CONSEQUENTEMENTE QUALIDADE NA SOCIEDADE POIS NÃO EXISTE DESENVOLVIMENTO DE UMA CIVILIZAÇÃO SEM CRESCIMENTO NO CONHECIMENTO. TENTEM ABRIR SUAS MENTES PARA IR ALÉM DE “Pararam o trânsito impedindo as pessoas de irem para suas casas almoçarem e trabalhar “. A propósito, desocupamos a ponte antes de 14h.

  23. priscila disse:

    euuuuuuuuuuuuu heinn..tá de deboche..já pensou acampar na ponte!
    credooo..
    oh povo mal informado…
    helowww nós nnão temos onibus..!
    nem carrroça temos

  24. junior disse:

    é isso ai galera vamos para as ruas, reivindicaremos nossos direitos como estudantes, não vamos nos abater com essas criticas feitas ao movimento pois elas são feitas pela galera que acha que ser critico é estar antena-do na programação da globo, eles são manipulados pelo discurso. SE O REITOR É CALADO O ALUNO NÃO É; VAMOS FAZER GREVE EU SEI QUE VC QUER..VC,VC,VC,VC

  25. Romeu disse:

    Alessandra

    Incrivel como tanta gente burra na faculdade,kkkkk
    Alessandra “veses”
    O BRASIL DIFICIL ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  26. Camila Lopes. disse:

    Muitos acharam que o protesto na ponte foi um absurdo, ABSURDO É TERMOS QUE FAZER ISSO PRA SERMOS NOTADOS!! O descaso com a nossa universidade é uma vergonha!! Quem critica não sabe que falta professores, livros na bibliotaca, laboratorios, cumputadores, e até mesmo ÁGUA E LUZ!! Temos que ter vergonha disso; não de protestar pelo que é nosso de direito!! Foi uma hora de ponte fechada para todos notarem os 20 anos de descaso com a UPE e com a educação!! Queremos professores, laboratorios, estrutura, queremos estudar!!!! A sociedade tem que nos apioar, afinal todos que pagam impostos estão sendo ROUBADOS pois a verba da educação só pode estar sendo desviada. Ninguém vai pra rua gritar, e ficar horas no sol protestando por lazer, todos estão sendo projudicados. Queremos MUDANÇA JA!!

  27. Naja disse:

    Parabéns aos estudantes. Agora vocês precisar fazer isso todo semana até o Governo do Estado abrir o bolso e investir na UPE em Petrolina, quiça consiga que ele prometa a implantação da Universidade Estadual do São Francisco. Eu trabalho em Juazeiro e não tou nem aí, faço questão de deixar meu carro em casa e ir de barquinha para trabalhar do outro lado do rio, pois sei que o protesto de vocês é por uma boa causa.

  28. Patricia disse:

    Para as pessoas que estão reclamando no manifesto…

    Não reclamem por aquilo que vocês não sabem, não afirmem aquilo que vocês não vivem.
    Só os alunos que estão lá dentro podem afirmar sobre tudo o que acontece ali, Eu como aluna, que mesmo aos troncos e barrancos consegui me formar, presto aqui o meu apoio a todos. Pois tive aulas que não foram ministradas, e foram registradas onde todos os alunos foram aprovados com notas maiores que 7,0. Nessa universidade tem professor que pergunta para o aluno se o que o mesmo está explicando está correto, se assim mesmo… Esse é o nível de professores efetivos… Deixando claro que não posso generalizar. Lá não tem Professores, não tem bebedouros, não tem cadeiras pq 80% rasgam as roupas dos alunos, não tem pincéis, não tem… muita coisa!! E esse povo vem reclamar pq chegou mais tarde um dia no almoço? Vão procurar o que fazer!!! Vcs deveriam apoiar o pessoal, afinal é de lá que vão sair os professores dos seus filhos…

  29. Patricia disse:

    profissionais de saúde que um dia vcs podem precisar!!!

  30. Comissão de mobilização disse:

    “Além da falta de professores na universidade, eles criticam a greve dos servidores e docentes …………”
    Essa informação não procede, pois não ha greve de servidores, em nenhum momento houve essa decisão por parte desses trabalhadores, nem houve assembleia desse segmento..
    @s docentes estão apoiando o movimento estudantil, na assembleia não saiu decisão de greve.O movimento esta caminhando de outra forma.
    @s estudantes paralisaram inicialmente por 48h, agora por uma semana, trata-se de paralisação por tempo determinado com reavaliação do movimento na próxima assembleia, até o momento.
    Esclarecer a informação veiculada nesse blog.

    Docente da comissão de mobilização.

  31. galdino disse:

    Sou graduado na FFPP, tenho respeito por aquela instituição e não posso admitir um governo que arrecada absurdos em impostos virar as costas para a educação. Ele quer forçar a privatização da FFPP? Afinal, o que faz o Governo com o ICMS, o IPVA e outros impostos e repasses para o Estado? Só arrecada, arrecada e nada? Será que é preciso que estudantes saiam às ruas, para chamar a atenção, para que o governo dê ouvido aos seus apelos? Lamento aqueles que não concordam com o movimento, são acomodados que adoram deitar em berços esplêndidos do comodismo, talvez os mesmos que vivem reclamando dos problemas do país sem nada fazer para mudá-lo. Se o Brasil não mudar no diálogo, vai ter que mudar na marra. Parabéns aos colegas do movimento.

  32. galdino disse:

    Em 2006 teve um protesto de agricultores na Ponte Presidente Dutra, com tratores posicionados na pista. Não houve críticas por parte da mídia, pois naquele movimento tinham participantes da elite,sócios ou donos, aliados ou amigos dos donos dos meios de comunicação. Inclusive tinha a Polícia Rodoviária organizando o tráfego, orientando os motoristas vindo de fora a procurarem atalho pela Barragem de Sobradinho. Agora quando o movimento parte da ala social, que não desfila nos tapetes vermelhos das cortes palacianas, aparecem um monte de pseudoburgueses,puxa-sacos, alienados, a criticarem o movimento. Ora, é lamentável os atrasos no trânsito, mas mais lamentável ainda é saber que pagamos impostos, os mais crueis do mundo, e não vermos esses impostos revertidos para funções estatais básicas, a exemplo da educação. Eu pago imposto e apoio o movimento. O Brasil merece respeito e imposto não foi feito para se jogar em meias e cuecas de políticos, foi feito para ajudar o Brasil a crescer,na educação, saúde, segurança e na dignidade de seu povo.

  33. Adrielle disse:

    Acampar na ponte por uma semana também não é uma de nossas medidas. Temos consciência dos transtornos que isso causaria a população. Tem-se muitas outras formas de chamar a atenção das autoridades…

    Repetindo o que já foi dito mais acima “Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”

    Vamos a luta!!

  34. Gizelle disse:

    Bom,está sendo divulgado algumas informações erradas sobre nossa mobilização.
    Toda nossa programação está presente em nosso site.
    acessem: atoestudantil.blogspot.com

    lá,contem toda nossa informação corretamente.
    Obrigada.
    E vamos a luta parceiros.

  35. Thaís Guimarães disse:

    Realmente, aqui está mais uma prova de como o EGOÍSMO grita mais alto nas pessoas. O problema do outro se limita só à ele, como se o mundo não desse voltas e este problema viesse a ser seu também! Com certeza, essa ALUNA que está envergonhada pelo manifesto dos alunos em busca de um objetivo que está em descaso na sua própria faculdade, deve está com seu número de professores completo. Vale ressaltar, que sou estudante de Fisioterapia e não estou sem professores, mas fui às ruas reivindicar por um motivo que é de todos. Pois amanhã eu posso está na mesma situação. Portanto, Maria Silva Santos, se você se diz envergonhada, provavelmente não está atualizada nos problemas presentes na universidade. É graças ao seu tipo de pessoa, que esse país anda pra frente hein?
    E segundo ao trânsito que causamos, esse era o tal objetivo. Só mesmo escancarando a indiferença do Governador perante a realidade que os alunos da FFPP/UPE possuem, ele possa talvez, inquietar-se e cumprir o seu devido trabalho.
    Enfim, desse descaso só podem sair futuros profissionais de péssima qualidade. E isso ninguém quer, não é??

  36. Bruna Soares disse:

    Mesmo em meio a tanta crítica e a tanta merda dita por pessoas quem nem sabem o que falam, eu tô muito feliz e orgulhosa do nosso movimento! Fico triste de saber que essa foi uma das poucas maneiras que achamos para sermos vistos. Quem estava naquela ponte reclamando com certeza não parou pra pensar que o filho uma hora chega na faculdade, que os professores dos seus filhos saem dessas faculdades, que os profissionais de saúde que uma hora vão te socorrer, tbm saem dessas faculdades…e o mais importante de tudo…essas pessoas são tão alienadas e manipuladas que não se perguntam para onde vai o dinheiro dos seus impostos, porque tenham certeza, não está indo para a educação!
    E para todos aqueles(inclusive os alunos da própria universidade) que acharam que o nosso movimento não ia acontecer o meu muito obrigada, pq tornou mais forte ainda a nossa vontade de ir a luta com tanta determinação! Aos meus colegas quem nem sabem o que está acontecendo, pois resolveram viajar, ou ficar em casa nesses dias “sem aula” eu lamento, pq as cordas que os prendem não lhes permitem lutar por seus direitos natos.
    Os nossos manifestos continuam, não somos do MST, não vamos acampar na ponte(não sei de onda saiu essa informação), não somos vagabundos, nem arruaceiros. Somos estudantes, e a única coisa que queremos é chegar na faculdade e assistir as nossas aulas.
    Fica aqui o meu agradecimento a toda a parcela da população que apoia a nossa causa, e o meu pedido de reflexão, para aqueles que nos criticam, sem saber e sem sentir na pele o descaso que temos sofrido.

    ” Não vamos nos adaptar! Vamos lutar, pois: ” Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.”

  37. GELZA disse:

    Parabéns para todos os alunos da UPE e os da UNIVASF que nos ajudaram na paralisação da ponte! FOI LINDO, REVOLUÇÃO JÁ! E repito o que falei na 1º assembléia os estudantes de petrolina no geral, colégios e universidades são “moles” e principalmente aqueles covardes que não nos ajudam na luita, seus panacas vcs sáo não pagam mensalidade na UPE porque fomos para as ruas em todo PERNAMBUCO em 2009, uma luta c onquistada!
    PARABÉNS PARA TODOS AQUELES QUE VESTEM A CAMISA DA NAÇÃO!

    E NÃO PODEMSO FRAQUEJAR, A POPULAÇÃO É DESENFORMADA POR SEREM ANALFABETOS FUNCIONAIS E SERES VEGETANTES! NÃO LIGUEM PARA O QUE VEM DEBAIXO, VAMOS RUMO A VITÓRIA!

    É TRISTE MAIS TEMOS MATRICULADOS ALUNOS E ALUNAS COVARDES E ACOMODADOS, UM POVINHO MEDIOCRE E SEM CRITICIDADE!
    SÔOOOO! SOU ESTUDANTE EU SOU, QUEREMOS ESTUDAR GOVERNADOR NÃO QUER DEIXAR VAMOS A LUTA!!!!!!!!

    FOI DEMAIS E QUE VENHAM AS PRÓXIMAS ESTOU TERMINANDO O CURSO DE GEOGRAFIA E ESTOU MUITO ORGULHOSA DOS PROTESTOS, TEREI ORGULHO DE MOSTRAR PARA OS MEUS FILHOS AS FOTOS E VÍDEOS DESSE MOMENTO HISTÓRICO!

    JÁ ESTA NA MINHA BIOGRAFIA DE VIDA!

    LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
    E SE FOR PRECISO INCOMODAR E PARALISAR IREMOS QUANTAS VEZES FOR PRECISO!

    HUHUHUHUHUHUHUH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  38. Mylena Amorim disse:

    È realmente eu tenho vergonha mas sabe de que ? De quando eu entro naquela universidade,que fiquei tão feliz quando entrei,e vejo aquela tristeza de imagem ! Terra lá na frente, um buraco enorme, o lixo de biblioteca ( que é importante todos saberem que lá as carteiras da biblioteca são feitas por MAQUINA DE DATILOGRAFAR ) ,enfim, a pessima infra estrutura, e um laboratório que o pessoal nem sonha em fazer ( o de nutrição) assim como tantas coisas que não estão nem afim de fazer ! Vcs acham falta do que fazer ? Então vai lá pro sol quente se desgastar e ficar gritando e suplicando pra ALGUEM NOS OUVIR! é realmente é muito bom essa humilhação ne ? Todo mundo ta afim de fazer isso pela vida toda vocês não acham ?

  39. Kelly disse:

    Eu fui aluna da UPE, recem formada! E sei como é a situação da UPE, falta professor, falta água, falta estrutura…
    Mas, eu, sinceramente n concordo com a interrupção do trânsito na ponte.
    É uma pena q tenhamos q chegar nesse ponto p conseguir alguma coisa do governo do Estado.

    Sinceramente espero que vcs sejam ouvidos!!

  40. LUANA disse:

    Obrigada Kelly pelo apoio.
    Concordo em parte com voçê, por que a ponte é um dos melhores lugares para fazer esta manifestação, pois não conseguiriamos nosso objetivo se tivessemos apenas em frente ao campus pedindo soluções para o nosso problema, isso seria o mesmo que colocar uma grão de ervilha no sapato de um gigante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…