A localidade de Serra do Exu, na zona rural de Manari, no Sertão do Estado, será beneficiada com o abastecimento d’água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Atualmente os moradores do povoado são atendidos por meio de carros-pipas.
A área tem um sistema de abastecimento construído pela prefeitura com recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), mas nunca chegou a funcionar. Em atendimento à solicitação do prefeito de Manari, Gilvan de Albuquerque Araújo, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, levou a demanda ao conhecimento do governador Paulo Câmara, que autorizou a Companhia a viabilizar as ações necessárias para a operação do sistema de abastecimento da localidade.
O gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Denis Mendes, esteve na comunidade junto com a equipe técnica da Compesa, com o intuito de fazer o levantamento dos serviços necessários para ativar o sistema e levar água a quase mil pessoas na localidade. O SAA de Serra de Exu é formado por uma adutora de oito quilômetros de extensão, duas elevatórias para bombear a água e um reservatório elevado com capacidade para armazenar 50 mil litros de água. A Compesa vai investir R$ 150 mil para colocar o sistema em funcionamento. As obras começam dia 17 de setembro. A previsão é que sejam concluídas dentro de 20 dias.


