Mais 151 leitos para tratamento do novo coronavírus entram em funcionamento em Pernambuco

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2020 às 06:28

Foto: Divulgação/PCR

Já estão em funcionamento 151 leitos – sendo 50 de UTI e 101 de enfermaria – das novas vagas anunciadas na última semana pelo Governo de Pernambuco para o atendimento exclusivo de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (Srag), suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus (Covid-19). Para garantir a assistência frente ao aumento do número de casos registrados no Estado e de internações hospitalares, os novos leitos foram inaugurados em cinco unidades e já estão sendo regulados pela Central de Regulação de Pernambuco.

As novas vagas abertas nesta segunda-feira (14) e durante o final de semana atendem a região do Sertão do São Francisco, com 10 leitos de UTI e 30 de enfermaria na UPAE de Petrolina, como este Blog já divulgou ontem (10); o Agreste Central com 10 leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru; o Sertão do Pajeú com 10 vagas de UTI no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada; além da Região Metropolitana do Recife (RMR), com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria no Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque); e 10 vagas de UTI no Hospital Real Português (HRP), no Recife, que mantém convênio com o SUS. Já na sexta-feira (11), outros 51 leitos de enfermaria foram colocados em operação no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na zona norte do Recife.

Ao todo, a rede de saúde pública em todo o Estado conta, atualmente, com 1.773 leitos dedicados, exclusivamente, aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo, portanto, casos suspeitos e confirmados da Covid-19.  Do total, 894 são leitos de terapia intensiva e 879 de enfermaria. Até o final de dezembro, quando somados os leitos abertos ao longo de novembro, o Governo de Pernambuco vai ter colocado em funcionamento 424 leitos, sendo 159 de UTI e 265 de enfermaria.

Quanto à taxa de ocupação, a Secretaria Estadual de Saúde informou que com os novos leitos, a taxa média das Unidades de Terapia Intensiva caiu de 88% na semana passada para 83% nesta segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários